InícioEducaçãoCentro de Qualificação oferecerá 1,5 mil vagas para diversos cursos

Centro de Qualificação oferecerá 1,5 mil vagas para diversos cursos

- continua após a publicidade -

A Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio do Centro de Qualificação Social e Profissional, ofertará 1,5 mil vagas para vários cursos gratuitos. As inscrições estarão disponíveis entre os dias 8 e 10 de maio, na avenida Dom Pedro I, nº 45, no Ipiranga.

Nos dias 8 e 9, o horário para inscrições vai das 8h30 às 18h30; no dia 10, das 8h30 às 12h.

Os cursos oferecidos são de corte e costura, gastronomia (culinária básica, panificação e conservas), informática, beleza (depilação, corte de cabelo e penteado, manicure e pedicure, estética facial e corporal, design de sobrancelhas), cuidador de idosos, hotelaria, jardinagem e paisagismo, bordado, artesanato e crochê.

Segundo Carlos César Gomes Sturari, responsável pelo Centro de Qualificação Social e Profissional, os cursos de corte e costura e de beleza são o carro-chefe do programa. “Normalmente, no primeiro dia já se esgotam as 80 vagas oferecidas para o curso de corte e costura. O curso tem três módulos, cada um com 10 semanas de duração. Em três meses a pessoa já sai com o certificado na mão”, explica.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O curso de beleza (depilação, corte de cabelo e penteado, manicure e pedicure, estética facial e corporal e design de sobrancelhas) também está entre os mais procurados pela população. No total, serão 430 vagas disponíveis.

O curso de cuidador de idosos, que tem 50 vagas disponíveis, também está em alta. O profissional pode trabalhar em clínicas e residências particulares, desde que tenha o certificado para o exercício da função.

Todos os cursos oferecidos pelo Centro de Qualificação Social e Profissional têm muita procura. “Ano passado, apenas no primeiro dia, foram preenchidas 1.300 vagas”, ressalta Sturari.

Os interessados devem ter idade acima de 17 anos, comparecer ao local das inscrições com documento com foto e comprovante de residência. As vagas são apenas para moradores de Ribeirão Preto.

Os cursos serão oferecidos nos períodos da manhã, tarde e noite e o participante receberá um certificado de conclusão. Mais informações pelos telefones (16) 3630-0401 e 3630-2994.

foto – arquivo pessoal

Locais

Os locais de realização dos cursos são o Centro de Qualificação Social e Profissional; Centro Comunitário Valentina Figueiredo; Centro Cultural Campos Elíseos; CEU das Artes, no Ribeirão Verde; CRAS 5, no Jardim Marchesi (curso de panificação), e Vila Tecnológica, no Jardim Alexandre Balbo.

Este ano, para melhor receber os alunos do curso de Artesanato, as aulas serão na Vila Tecnológica. “A Semas cedeu um espaço naquele local. Inicialmente eram ofertadas oito vagas por turno no Centro de Qualificação. Com a adequação será possível acomodar melhor a turma, que terá 15 vagas disponíveis”, finaliza Sturari.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Bem-vindo a Ribeirão Preto: A Cidade que Sediará a 52ª Edição do Congresso Nacional de Saneamento Básico 🌇

Ribeirão Preto, uma cidade no interior de São Paulo, é conhecida por seu acolhimento caloroso e infraestrutura excepcional. Em 2022, a cidade recebeu a categoria A no Mapa do Turismo do Brasil, destacando-se como um polo tecnológico, educacional e de saneamento básico.

2o Festafro – Festival de Cultura e Gastronomia Afro é destaque no bairro Tanquinho

Evento voltado para a cultura afro-brasileira acontece nos próximos sábados, 4 e 11 de maio, no Centro Cultural Orùnmilá

Atletas da Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto conquistam 3º lugar na “Dança de Salão” nos Jogos da Melhor Idade

Competição em Bebedouro reúne atletas acima de 60 anos em uma celebração esportiva e cultural

Sábado é dia de “Cultura em Todo Lugar” no bairro Ipiranga

Evento com atividades gratuitas acontece entre 9h e 12h na Praça Teresinha de Souza Moresca

🏥 Dia Mundial do Câncer de Ovário: Oncologista Alerta sobre Prevenção da Doença 🚨

No Dia Mundial do Câncer de Ovário, celebrado em 8 de maio, o oncologista Diocésio Andrade alerta para a importância da prevenção do câncer de ovário, que é o terceiro tumor ginecológico mais comum no Brasil.
- PUBLICIDADE -