Início Variedades Comdepir e Prefeitura organizam calendário de eventos do Dia da Consciência Negra

Comdepir e Prefeitura organizam calendário de eventos do Dia da Consciência Negra

- continua após a publicidade -

A direção do Conselho Municipal do Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial (Comdepir) e a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, estão organizando o calendário de atividades do Dia da Consciência Negra, que é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares.

Na programação especial consta, primeiramente, na próxima quinta-feira, dia 16, a apresentação de “Samba de Roda”, às 10h, na Casa da Cultura, localizada no Morro do São Bento.

Samba de roda é uma variante musical mais tradicional do samba, originário da Bahia, surgindo, provavelmente, no século XIX. O estilo musical normalmente é o afro-brasileiro, que é associado a uma dança, que por sua vez está ligada à capoeira. É tocado por um conjunto de pandeiroatabaqueberimbauviola e chocalho, acompanhado principalmente por canções e palmas.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Luís Aparecido Adelino, membro do Comdepir, destaca que o 20 de Novembro deve ser lembrado pela luta, resistência e morte de Zumbi, o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares. “Essa data é uma conquista do movimento negro do Brasil. E essas desigualdades raciais e sociais devem estar em pauta sempre”, defende Adelino.

“Pensamos nestas ações para discutir as questões do nosso dia a dia, porque esse sentimento escravocrata ainda é muito presente na nossa sociedade. Vivenciamos 350 anos de escravidão e essa história está muito presente. Até porque, começou com uma grande parcela dessa população vivendo de maneira marginalizada”, acrescenta a educadora, Silvia Helena Seixas, presidente do Comdepir.

Isabella Pessoti, secretária da Cultura de Ribeirão Preto avalia ainda que todo evento que proporcione a discussão sobre o racismo é de fundamental importância, tendo em vista as severas consequências que ele causa na sociedade. “Todo espaço de discussão que aborde o combate ao racismo, protagonizado pelas pessoas que o vivenciam diariamente, é de suma importância. Lembrando ainda que o racismo deve ser combatido todos os dias e não apenas na semana de 20 de novembro. Existem leis que garantem a preservação da história e da cultura de matriz africana, é nossa obrigação fazê-las cumprir”, diz a secretária.

História: Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data é feriado em mais de mil cidades brasileiras.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Covid-19: governo anuncia resultado de ensaio clínico com nitazoxanida

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) concluiu o estudo clínico com o uso do medicamento nitazoxanida em pacientes na fase precoce da covid-19

#Fiqueemcasa: 42% dos brasileiros estão com menos dinheiro no bolso

E a narrativa voltara logo após as eleições, enquanto políticos, funcionários públicos tem o salário garantido, mesmo sem trabalhar.

Não falta quase nada para 2020. Fãs fazem episódio com final para ‘Caverna do Dragão’

2020 não é um ano qualquer, até isso rolou. Fãs do desenho animado adaptaram um final para trama e agora o mundo passa a ter um sentido.

Novo: “Quem não tomar vacina não deve frequentar espaços públicos”

João Amoedo, fundador do partido NOVO, defende obrigatoriedade de vacina ou impedimento de frequentar hospitais, ruas. NOVO só no nome.

O disco rígido de Hunter Biden revelou ‘Obsessões por menores’ e drogas

Grave: No Brasil muitos políticos estão presos aos chineses que através destes governam estados e cidades. Esta semana o mundo estremecera com informações vindo dos EU