InícioVariedadesComdepir e Prefeitura organizam calendário de eventos do Dia da Consciência Negra

Comdepir e Prefeitura organizam calendário de eventos do Dia da Consciência Negra

- continua após a publicidade -

A direção do Conselho Municipal do Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial (Comdepir) e a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, estão organizando o calendário de atividades do Dia da Consciência Negra, que é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares.

Na programação especial consta, primeiramente, na próxima quinta-feira, dia 16, a apresentação de “Samba de Roda”, às 10h, na Casa da Cultura, localizada no Morro do São Bento.

Samba de roda é uma variante musical mais tradicional do samba, originário da Bahia, surgindo, provavelmente, no século XIX. O estilo musical normalmente é o afro-brasileiro, que é associado a uma dança, que por sua vez está ligada à capoeira. É tocado por um conjunto de pandeiroatabaqueberimbauviola e chocalho, acompanhado principalmente por canções e palmas.

Luís Aparecido Adelino, membro do Comdepir, destaca que o 20 de Novembro deve ser lembrado pela luta, resistência e morte de Zumbi, o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares. “Essa data é uma conquista do movimento negro do Brasil. E essas desigualdades raciais e sociais devem estar em pauta sempre”, defende Adelino.

“Pensamos nestas ações para discutir as questões do nosso dia a dia, porque esse sentimento escravocrata ainda é muito presente na nossa sociedade. Vivenciamos 350 anos de escravidão e essa história está muito presente. Até porque, começou com uma grande parcela dessa população vivendo de maneira marginalizada”, acrescenta a educadora, Silvia Helena Seixas, presidente do Comdepir.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Isabella Pessoti, secretária da Cultura de Ribeirão Preto avalia ainda que todo evento que proporcione a discussão sobre o racismo é de fundamental importância, tendo em vista as severas consequências que ele causa na sociedade. “Todo espaço de discussão que aborde o combate ao racismo, protagonizado pelas pessoas que o vivenciam diariamente, é de suma importância. Lembrando ainda que o racismo deve ser combatido todos os dias e não apenas na semana de 20 de novembro. Existem leis que garantem a preservação da história e da cultura de matriz africana, é nossa obrigação fazê-las cumprir”, diz a secretária.

História: Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data é feriado em mais de mil cidades brasileiras.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19

Dados são Vigilância Epidemiológica, que conclama a população a procurar os postos de vacinação e manter o controle da doença

“Concertos Internacionais” apresenta homenagem a Astor Piazzolla

Concerto será transmitido no dia 23 de outubro, às 19h, como parte das comemorações de 91 anos do Theatro Pedro II

Nogueira quer que você receba agua do Rio Pardo nas torneiras

Hoje a agua do DAERP é do aquífero guarani, uma agua mineral será substituída por aguas do Rio Pardo. Você aprova esta mudança?

Atenção: Alerta para tentativa de golpe contra aposentados

Instituto de Previdência orienta beneficiários a não informar dados pessoais ou bancários

Ditador Moraes manda prender e extraditar Allan dos Santos

Se não estamos vivendo em uma ditadura do judiciário, o que se compara com atitudes destes loucos? Maduro, Chaves, Alexandre de Moraes...
- PUBLICIDADE -