Início Turismo Vai pegar a estrada no feriado? PRF dá dicas para fazer uma...

Vai pegar a estrada no feriado? PRF dá dicas para fazer uma viagem segura

- continua após a publicidade -

Muitos brasileiros decidiram viajar de carro neste feriado da Páscoa. Por isso, a Polícia Rodoviária Federal elaborou algumas dicas importantes para quem vai pegar a estrada. A primeira delas é que o motorista faça um planejamento e se informe sobre as distâncias que vai percorrer, as condições do tempo, os pontos de parada, a existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada.

Além disso, é muito importante que o motorista faça uma revisão preventiva, e faça a checagem do automóvel mesmo para pequenas viagens. Verifique se os faróis estão em perfeito estado, para ver e ser visto, se os pneus estão calibrados e em bom estado, se o motor está revisado, com óleo e nível da água do radiador em dia.

Outro ponto importante é verificar a presença e o estado dos equipamentos de porte obrigatório, principalmente o estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de para-brisa e luzes do veículo.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Depois de fazer o check-up no carro, é preciso lembrar que o motorista deve fazer pausas para descanso. O ideal é que o condutor programe paradas a cada 3 horas, pois quem se expõe a muitas horas dirigindo fica sujeito ao fenômeno da “hipnose rodoviária”, na qual se mantém de olhos abertos, mas sem percepção da realidade à sua volta. O condutor pode ter também sonolência, perda de reflexos e de força motora. Por isso, é importante dormir bem antes de qualquer viagem de carro.

Outra dica é procurar se informar sobre as condições do tempo nos lugares por onde vai passar. O Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, disponibiliza gratuitamente informações sobre o clima no endereço inmet.gov.br.

Quando estiver na estrada, fique atento às placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem. Se você passar por algum trecho que esteja em obras, a orientação é reduzir a velocidade e obedecer a sinalização local.

Vale lembrar também que o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo e preserva vidas. Caso você tenha alguma emergência, ligue 191.

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Governo vai desbloquear mais R$ 8,3 bilhões contingenciados

O governo decidiu descontingenciar mais R$ 8,3 bilhões do Orçamento para distribuição entre ministérios.

Cúpula de Época deixa a revista, após polêmica e pedido de desculpas

O motivo foi a armação do grupo Globo na reportagem sobre Heloísa Bolsonaro, esposa de Eduardo Bolsonaro.

Colégio de Ribeirão Preto conquista oito medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Jovens maristas ganharam quatro medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze

Exposição Nacional de Orquídeas de Ribeirão Preto será realizada nos dias 27, 28 e...

O início da primavera será marcado pela realização da 8ª edição da Exposição Nacional de Orquídeas de Ribeirão Preto, que acontece de 27 a...

Andarilhos e pedestres receberão kits com colete refletivo e lanterna para evitar atropelamentos

Iniciativa da Arteris ViaPaulista integra calendário de ações do mês da segurança no trânsito nas regiões de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Araraquara, Jaú e Itaporanga

Ribeirão Preto Rugby fica em segundo lugar na fase de classificação

No último sábado (14), o Mogi, de Mogi das Cruzes, não foi ao jogo contra a equipe ribeirão-pretana, que conquistou cinco pontos e foi a 31; semifinal será contra o Wally's, dia 28

CineMaterna traz sessão especial com animação infantil no Shopping Iguatemi

A animação britânica "Corgi: Top Dog" é o filme do mês do projeto CineMaterna no Shopping Iguatemi Ribeirao Preto. A exibição acontece na quarta-feira, 18...

Museu Casa de Portinari participa da 13ª Primavera dos Museus

A agenda é gratuita, aberta ao público e terá como tema central: Museus por Dentro, por Dentro dos Museus.

1 em cada 2 brasileiros já pensou em se suicidar

Pesquisa revela também que 72% das pessoas no Brasil conhecem alguém que já tentou ou cometeu suicídio
- PUBLICIDADE -