Início Turismo Vai pegar a estrada no feriado? PRF dá dicas para fazer uma...

Vai pegar a estrada no feriado? PRF dá dicas para fazer uma viagem segura

- continua após a publicidade -

Muitos brasileiros decidiram viajar de carro neste feriado da Páscoa. Por isso, a Polícia Rodoviária Federal elaborou algumas dicas importantes para quem vai pegar a estrada. A primeira delas é que o motorista faça um planejamento e se informe sobre as distâncias que vai percorrer, as condições do tempo, os pontos de parada, a existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada.

Além disso, é muito importante que o motorista faça uma revisão preventiva, e faça a checagem do automóvel mesmo para pequenas viagens. Verifique se os faróis estão em perfeito estado, para ver e ser visto, se os pneus estão calibrados e em bom estado, se o motor está revisado, com óleo e nível da água do radiador em dia.

Outro ponto importante é verificar a presença e o estado dos equipamentos de porte obrigatório, principalmente o estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de para-brisa e luzes do veículo.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Depois de fazer o check-up no carro, é preciso lembrar que o motorista deve fazer pausas para descanso. O ideal é que o condutor programe paradas a cada 3 horas, pois quem se expõe a muitas horas dirigindo fica sujeito ao fenômeno da “hipnose rodoviária”, na qual se mantém de olhos abertos, mas sem percepção da realidade à sua volta. O condutor pode ter também sonolência, perda de reflexos e de força motora. Por isso, é importante dormir bem antes de qualquer viagem de carro.

Outra dica é procurar se informar sobre as condições do tempo nos lugares por onde vai passar. O Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, disponibiliza gratuitamente informações sobre o clima no endereço inmet.gov.br.

Quando estiver na estrada, fique atento às placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem. Se você passar por algum trecho que esteja em obras, a orientação é reduzir a velocidade e obedecer a sinalização local.

Vale lembrar também que o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo e preserva vidas. Caso você tenha alguma emergência, ligue 191.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Iguatemi anuncia 1ª edição do projeto Iguatemi Kids por O Pequeno Colecionador

A iniciativa tem o objetivo de conectar as famílias por meio da cultura e do fazer artístico.

Ribeirão Rodeo Music anuncia data da edição 2021 e programação com grandes nomes do universo sertanejo

O evento, que acontecerá entre os dias 17 e 24 de abril, terá Marília Mendonça, Zé Neto & Cristiano, Gusttavo Lima entre outras atrações de destaque

Pelé representou “o talento absoluto do futebol brasileiro”

Aniversário do Pelé: rei do futebol completa 80 anos neste dia 23 de outubro

Apoiado pelo Papa Francisco, Cartórios de São Paulo registraram quase 24 mil uniões civis homoafetivas

Os números divulgados pelo IBGE mostram que os casamentos homoafetivos vem aumentando ano a ano desde sua regulamentação, com crescimento ainda mais considerável nos últimos anos

Vanderley Caixe (PC do B) tem candidatura cancelada

Essa foi a terceira impugnação imposta pela Justiça Eleitoral.