Início Turismo Muitos vijam para fora do Brasil para conhecer Castelos, mas você sabia...

Muitos vijam para fora do Brasil para conhecer Castelos, mas você sabia que temos vários por aqui?

Brasileiros costumam cruzar o Atlântico para visitar castelos imponentes, separamos uma lista com dicas nacionais. Confira os vídeos com apresentação de cada castelo da matéria.

- continua após a publicidade -

O que muito não sabem é que o também o território nacional está repleto dessas construções, de norte a sul. Os estilos e as histórias dessas variam muito. Há castelos que remontam à colonização, outros da época do império e aqueles que são fruto dos desejos de grandeza dos seus proprietários abastados. 

Abaixo listamos alguns dos castelos mais impressionantes do Brasil. Antes de visitá-los é importante planejar bem a viagem, para não perder os melhores preços de passagens aéreas. O Instagram da MaxMilhas é um ótimo lugar para acompanhar dicas conseguir bons descontos para quem gosta de turismo.

Castelo Zé dos Montes, Sítio Novo (RN)

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Cartão postal do município potiguar de Sítio Novo, o Castelo Zé dos Montes leva o nome pelo qual é conhecido seu idealizador e construtor.

Trata-se de uma impressionante construção de pedra e cal, contrastando com o verde da Serra da Tapuia. Zé dos Montes afirma ter recebido instruções de Nossa Senhora para erguer o prédio, que tem em seu interior um altar para a santa, além de imagens de outros santos.

O grande destaque é um labirinto de terra que representa a Via Crucis. Este é um dos castelos brasileiros que mais tempo demorou para ficar pronto, mais de duas décadas.

Castelo São João, Recife (PE)

Em estilo gótico, foi erguido em meio a uma reserva de mais de 70 mil metros quadrados de Mata Atlântica, no bairro da Várzea.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

É parte do Instituto Ricardo Brennand, colecionador pernambucano que acumulou uma das mais importantes coleções de armas brancas. São mais de 3 mil espadas, adagas, canivetes, além de armaduras de diversas partes do mundo.

O museu e castelo também exibe impressionante tapeçaria dos anos da ocupação holandesa no nordeste, além de obras da coleção privada do pintor holandês Frans Post.

Castelo do Batel, Curitiba (PR)

Inspirado nos castelos franceses da região do rio Loire, o Batel é um palacete urbano que marca a arquitetura de um dos bairros mais luxuosos de Curitiba.

O palácio foi idealizado nos anos 40 pelo cafeicultor e cônsul honorário da Holanda Luís Guimarães.

Mais tarde, tornou-se residência oficial do governador do Paraná, recebendo hóspedes ilustres como Juscelino Kubitschek e Nelson Rockfeller. Hoje, é um centro de eventos, que costuma receber festas de casamento. A entrada é gratuita.

Castelo da Ilha Fiscal, Rio de Janeiro (RJ)

Em plena Baía de Guanabara, este castelo sediou nada menos que o último baile do império, marcando o fim da monarquia no Brasil.

O palácio, que tem mais de sete mil metros quadrados, foi erguido sob ordens do próprio D. Pedro II. Em estilo neogótico, foi inspirado nos castelos da região francesa de Provença.

O torreão central, com um relógio de quatro faces, é o grande destaque. Também chamam a atenção o piso em mosaico e a Ala Cerimonial. No século XIX, o castelo era usado para atividades alfandegárias, dai o nome. Atualmente, abriga o Espaço Cultural da Marinha e o Museu Naval.

Castelo Garcia D’Ávila, Mata de São João (BA)

Além de ser uma das praias mais procuradas e encantadoras do litoral baiano, a Praia do Forte é também sede do único castelo do Brasil no sentido tradicional da palavra: residência fortificada de um nobre.

Foi erguido em 1551 por Garcia D’Ávila, filho do primeiro governador geral do Brasil, Tomé de Souza. A propriedade alcançava um território imenso, que ia até o Maranhão e compreendia cerca de um décimo do território brasileiro à época.

O castelo foi construído em estilo manuelino, em pedra e cal. Ainda hoje é propriedade privada, mas recebe visitantes. Conta também com uma exposição de objetos encontrados em escavações arqueológicas nas redondezas.

Castelo de Itaipava, Petrópolis (RJ)

Idealizado nos anos 1920 pelo barão português Rodolfo Smith de Vasconcellos, este castelo ostenta todo o luxo que a nobreza almeja.

Construído em estilo neorenascentista, tem vitrais austríacos, portas e janelas em madeira de jacarandá e muito mármore italiano Carrara em seu interior. Atualmente, funciona como hotel, restaurante e centro de eventos.

Por cerca de R$ 500 a diária, turistas podem se hospedar em um dos seus suntuosos quartos. Os mais abastados também podem alugar o castelo para festas de casamento. Mais recentemente, o lugar ganhou destaque por ter sido cenário da novela Guerra dos Sexos, da TV Globo.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Sertãozinho: Acontece hoje última ação de vacinação noturna

Neste mês de outubro, acontecem três campanhas simultaneamente

HORÓSCOPO: Como os signos se comportam durante a Lua Cheia em Touro?

Segundo a cigana Sara Zaad, viveremos uma semana desafiadora, pois haverá uma resistência a mudanças.

Governo vai socorrer demitidos na pandemia

Ministério da Economia propõe parcela extra do seguro-desemprego a quem deixou o trabalho por causa do vírus chinês

Sertãozinho: Confira o funcionamento dos cemitérios municipais no Dia de Finados

Nesta segunda-feira, 02 de novembro, é o dia de Finados, um feriado religioso que costuma levar aos cemitérios milhares de pessoas que desejam render homenagens aos familiares já falecidos.

Novembro Azul alerta para diagnóstico e tratamento do câncer durante a pandemia

Ações on-line vão chamar a atenção dos homens para a saúde, já que 50 mil brasileiros deixaram de receber o diagnóstico de câncer na pandemia