Início Tecnologia Saiba como descartar corretamente sua TV de sinal analógico

Saiba como descartar corretamente sua TV de sinal analógico

- continua após a publicidade -

Encontrar um destino adequado para os eletrônicos quebrados é um dos principais desafios da atualidade. Muitos desses produtos não podem ser descartados no lixo comum, pois possuem metais tóxicos que contaminam o meio ambiente.

Com o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá na região em uma nova data, 31 de janeiro, muitas pessoas podem aproveitar para descartar televisores quebrados ou trocar aquele televisor antigo, o que não é necessário, uma vez que, com o conversor instalado e antena adequada, qualquer televisor pode transmitir a programação de TV aberta por meio do sinal digital.

Pensando nisso, a Seja Digital, entidade responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil, em parceria com a Giral, consultoria que atua na área de inteligência de recursos, governança intersetorial e negócios de impacto e Prefeituras Municipais, disponibiliza pontos de coleta em Ribeirão Preto. A ação tem como objetivo estimular o descarte correto e responsável de televisores e outros equipamentos eletrônicos. O projeto acontece até a data do desligamento em 31 de janeiro de 2018 e os pontos funcionam de segunda a sexta-feira.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Além da coleta, a Seja Digital, que tem como missão informar e orientar a população sobre essa mudança, disponibiliza um espaço para o tema no site www.sejadigital.com.br/recicle. Ali, é possível saber mais informações sobre o descarte adequado e encontrar o ponto de coleta mais próximo de cada residência, por meio do CEP.

Mudança do sinal de TV

O sinal analógico de TV será desligado em Ribeirão Preto e em outros 19 municípios da região no dia 31 de janeiro. Após essa data só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital. As famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal têm direito a um kit gratuito, com antena digital e conversor com controle remoto.

Para saber se tem direito e agendar a retirada do kit em um dos pontos disponibilizados pela entidade, basta ligar para 147 ou acessar o site sejadigital.com.br/kit, com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para ter acesso à programação da TV digital, que já está disponível na região, é necessário instalar os equipamentos. O processo é simples e o mais indicado é instalar sua antena no telhado de casa. Depois, conecte o conversor à sua TV e faça a sintonia dos canais. Se ainda tiver dúvidas, ligue gratuitamente para o 147.

Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Serviço

Pontos de coleta para o descarte correto de televisores e outros equipamentos eletrônicos (horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h):

Administração Regional de Bonfim Paulista
Rua Barão de Ataliba, nº 226 – Bonfim Paulista

Base da Guarda Municipal da Vila Tecnológica
Av. Jornalista Antônio Carlos Pinho Sant’Anna, nº 602 – Jardim Alexandre Balbo

Base da Patrulha Ambiental
Rua Nélio Guimarães, nº 1238 – Alto da Boa Vista

Canil da Guarda Municipal
Av. Pio XII, nº 995 – Vila Virginia

Cava do Bosque
Rua Camilo de Matos, nº 627 – Campos Elíseos

CEU das Artes
Rua Benedicto Jacinto de Souza, nº 330 – Jardim Florestan Fernandes

Cooperativa Mãos Dadas
Rua Jorge Teixeira de Andrade, nº 200 – Jardim Branca Sales

Escola de Educação Especial Egydio Pedreschi
Rua Adolfo Zeo, nº 287 – Ribeirânia

Guarda Civil Municipal
Rua Lafaiete, nº 1675 – Vila Seixas

Projeto Catasonho
Av. Antônio Gomes da Silva Junior, nº 630 – Lagoinha

Secretaria de Meio Ambiente
Rua Cerqueira César, nº 1988 – Jardim Sumaré

Secretaria Municipal de Administração
Praça Alto do São Bento, s/nº – Campos Elíseos

Usina de Reciclagem de Entulho da Construção Civil
Avenida General Euclides Figueiredo, nº 120 – Simioni

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Após auxilio emergencial Bolsonaro cria renda cidadã para 2021

Bolsonaro confirma programa que vai substituir o Bolsa Família

Dia Mundial do Coração conscientiza população sobre problemas cardiovasculares

Em 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. Criada pela Federação Mundial do Coração com objetivo de conscientizar a população

Suicídio e depressão: questões individuais ou coletivas?

No entanto, quando a Organização Mundial da Saúde declara a depressão como o mal do século e as taxas de suicídio se elevam consideravelmente em épocas de crise e especialmente agora

Mesmo sem isolamento estado de SP completa 10 semanas queda de internações por coronavírus

Indicadores de saúde também apontam que os óbitos voltaram a diminuir, com queda de 16% em relação à semana anterior

Oficina educativa encerra programação mensal do Museu Casa de Portinari

Lúdicas, instrutivas e divertidas, as oficinas são ótimas ferramentas para ensinar conceitos básicos educacionais e sociais às crianças.