Programa de residência seleciona 20 startups em Ribeirão Preto

Cinco hubs do município se uniram de forma inédita para oferecer espaço físico, capacitação, mentorias e networking; são buscadas soluções em serviços financeiros, imóveis, educação, saúde e agronegócio

0
288

Cinco hubs do município se uniram de forma inédita para oferecer espaço físico, capacitação, mentorias e networking; são buscadas soluções em serviços financeiros, imóveis, educação, saúde e agronegócio

O Programa Start Up Ribeirão, iniciativa inédita que reúne cinco ambientes de inovação de Ribeirão Preto, com a participação de diversos agentes do ecossistema local, abriu inscrições para selecionar 20 startups interessadas em usufruir de um período gratuito de três meses de residência. Regulamento e formulário de inscrições podem ser acessados no site: https://www.startupribeirao.com.br/

O Start Up Ribeirão é inédito por ter caráter colaborativo, distribuído e integrado já que além de reunir pela primeira vez os hubs de inovação em um só programa também promoverá uma agenda de atividades conjuntas incluindo capacitação, mentorias e eventos de networking de forma a promover a interação entre os participantes.

Cada iniciativa selecionada poderá utilizar de duas estações de trabalho no hub de inovação para o qual for alocada o que acontecerá conforme sua área de atuação. As startups do ramo imobiliário, as chamadas proptechs, ficarão como residentes na Corp Working; as agritechs serão direcionadas ao Dabi Business Park; fintechs para o Hub de Inovação Credicitrus; educação (edtechs) para a Orgânica Cursos e as healthtechs para o Supera Parque.

Processo seletivo
As inscrições vão até dia 31 de outubro, o anúncio das selecionadas está previsto para 25 de novembro e o período de residência terá início em janeiro de 2025. As candidatas serão avaliadas por uma comissão composta por representantes dos hubs, especialistas em empreendedorismo e inovação convidados e pelas empresas que contribuíram com os desafios. A classificação irá considerar critérios que incluem viabilidade do projeto, inovação, potencial de impacto na região e capacidade da equipe.

Vantagens
Além dos benefícios inerentes à residência nos hubs de inovação, incluindo o espaço físico, as startups participarão de workshops sobre desenvolvimento de negócios, liderança, captação de investimentos, tecnologia e metodologias ágeis. Os empreendedores também terão acesso à mentorias com executivos e especialistas em negócios das empresas residentes nos hubs de inovação e apoiadoras do programa.

Ao final, além de um pitch de apresentação para uma banca especial as startups terão a possibilidade de realizar negócios com as empresas residentes e parcerias do Start Up Ribeirão.

Desafios
Para cada área de atuação das empresas foram propostos desafios que devem ser explorados pelas startups. Foi proposto ainda uma categoria agnóstica para que seja possível contemplar soluções inovadoras que, embora não sejam alinhadas aos desafios específicos, possuem um destacado potencial de inovação e grande impacto positivo na sociedade. Confira abaixo os desafios classificados por área:

Agritechs (Agronegócios):
– Otimização Tecnológica no Cultivo da Cana-de-Açúcar
– Transformação Sustentável do Bagaço
– Inteligência artificial para conexão de dados e tomada de decisão
– Como otimizar a aplicação de insumos em áreas com falhas?
– Como podemos diminuir de forma significativa as impurezas minerais que entram na indústria?

Edtechs (Educação):
– Inteligência Emocional para Jovens
– Alfabetização Digital para Adultos
– Educação Financeira e Empreendedorismo
– Ensino de Idiomas Online
– Educação Continuada para Docentes

Proptechs (Imobiliário):
– Automação e Inteligência Artificial em Gestão de Imóveis
– Soluções Tecnológicas para Moradias de baixo custo
– Digitalização e Blockchain em Transações Imobiliárias
– Integração de Tecnologias IoT em Smart Buildings
– Soluções de Realidade Aumentada e Virtual para Experiência Imobiliária

Healthtech (Saúde)
– Uso de Inteligência Artificial para Diagnóstico de Doenças Raras
– Melhoria da Jornada do Paciente em Unidades de Saúde Pública
– Monitoramento Proativo de Doenças Crônicas para Reduzir Custos
– Solução de Telemedicina para Atenção Primária à Saúde
– Terapias Personalizadas para Tratamento do Câncer

Fintechs (Serviços Financeiros)
– Sustentabilidade e Investimentos Responsáveis
– Uso de Inteligência Artificial nas Cooperativas de Crédito
– Educação e Planejamento Financeiro Digital
– Tokenização de Ativos Rurais e Financiamento Descentralizado
– Gestão de Risco Climático para Seguros Agrícolas

Realizadoras e apoiadoras:
A iniciativa do Startup Ribeirão é dos hubs: Dabi Business Park, Supera Parque, Hub de Inovação Credicitrus, Orgânica Cursos e Corp Working. Entre os realizadores do programa também estão: Bio Energy Hub, Sebrae for Startups, Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento, UpLab Senai, Barão de Mauá, Ribeirão Valley e Zeit. São apoiadores OurWorld, QuikDev e Orbita Branding Studio.

Programa Start Up Ribeirão:
Informações e inscrições: https://startupribeirao.com.br 
E-mail: contato@startupribeirao.com.br 
Final das Inscrições: 31/10/2024
Anúncio das selecionadas: 25/11/2024
Início das atividades: 13/01/2025