Início Tecnologia Em Ribeirão Preto, especialistas em tecnologia abordam inclusão digital para terceira idade

Em Ribeirão Preto, especialistas em tecnologia abordam inclusão digital para terceira idade

Iniciativa faz parte da Rede Amigo do Idoso e encontros serão realizados em 30 cidades do estado de São Paulo

- continua após a publicidade -

São Paulo recebe no dia 18 de novembro duas palestras voltadas para a inclusão digital do público 60+. A ação faz parte da Rede Amigo do Idoso, criada este ano pela Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (FAPETEC). O objetivo da iniciativa é impactar este público sobre a importância das ferramentas digitais tanto para a inclusão digital segura como para a reintegração no mercado de trabalho.

Dois temas farão parte do encontro. O primeiro será “Comunicação e Longevidade”, abordado pelo estudioso dos impactos da ciência e da tecnologia na longevidade e influenciador 50+, Ricardo Mucci. Já a segunda palestra terá como tema “Uma rede para todos – compartilhar para somar”, ministrada pelo profissional de Tecnologia da Informação José Geraldo Magalhães, que falará sobre a importância das redes sociais como instrumento de inclusão e socialização.  O evento ocorrerá na Câmara Municipal de São Paulo.

O objetivo da Rede Amigo do Idoso é integrar, por meio dos conselhos municipais dos idosos do Estado de São Paulo, um conjunto de ações públicas e privadas, voltadas para a valorização e promoção da qualidade de vida do público 60+. A ação envolve a realização de 30 palestras gratuitas, programadas para acontecerem em novembro e dezembro de 2019 e maio de 2020, em 15 cidades-polo de São Paulo.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Além de São Paulo, a programação envolve os seguintes municípios: Araçatuba, Araraquara, Barretos, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Marília, Presidente Prudente, Bauru, São José dos Campos, Santos, Sorocaba e Santos. A meta é a de impactar 132 cidades paulistas que têm população acima de 50 mil habitantes

O projeto, que é certificado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, foi concebido com a colaboração do jornalista e influenciador 50+ na temática da maturidade moderna, Ricardo Mucci, que ressalta a importância de atividades integradas para este segmento da população. 

“São Paulo tem mais de 7 milhões de pessoas com 60 anos ou mais e, especialmente a população que vive fora dos centros urbanos, carece de informações e conhecimentos sobre o que o futuro lhes reserva.  A Rede Amigo do Idoso de São Paulo quer contribuir para a inclusão digital deste público, primeiro passo para sua inserção social e, consequentemente, para que governos, empresas e a sociedade tenham uma percepção mais fiel sobre a realidade da população idosa do estado”, afirma Mucci.

Além da rodada de palestras, a FAPETEC criou o portal www.raisp.org.br, espaço para promover a inclusão digital do público 60+. O portal também conecta os usuários aos Conselhos Municipais do Estado e traz notícias com dicas de saúde, serviços, finanças e políticas públicas. Há ainda uma versão do Estatuto do Idoso para baixar em formato PDF. 

A presidente do Conselho Estadual do Idoso, Vera Luzia do Nascimento Fritz, afirma que a Rede reforçará as ações dos Conselhos. “Na medida em que os conselhos tiverem acesso ágil às informações que permeiam o envelhecer, o trabalho terá melhor qualidade e atingirá objetivos gerais que é a melhoria na política pública municipal, estadual e nacional.”

Sobre Ricardo Mucci

Jornalista formado pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista, com tese sobre Comunicação e Longevidade. Trabalhou na Folha de São Paulo, na TV Cultura, na Rede Globo e na Rede Bandeirantes. Foi assessor do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e da Secretaria de Inovação da Prefeitura de São Paulo. É CEO da Umana Media House (umana.com.br), produtora de séries de TV e documentários.  Vencedor do prêmio Prix Jeunesse Iberoamericano de 2017, com a série “Trabalhar pra quem?”. É responsável pelo Centro de Estudos da Longevidade da FAPETEC (fapetec.org), criador do portal ViverAgora (http://viveragora.com.br) e diretor geral da Rede Amigo do Idoso de São Paulo (https://raisp.org.br )É comunicador e influenciador sênior junto ao público 50+.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Sobre José Geraldo Magalhães

É jornalista, diretor de vídeo e programador web. Trabalhou como repórter cinematográfico e diretor de programas de televisão na Rede Manchete e realizou diversos vídeos corporativos e programas de televisão entre 1986 e 1996.Desde 1996 tem se dedicado ao estudo, desenvolvimento e implantação de sistemas de internet em várias agências de publicidade e empresas próprias. São mais de 200 sites, intranets, extranets, sistemas de compra e transmissão de vídeo e áudio via internet realizados para diversas agências, marcas e clientes no Brasil e no exterior. Desde 2009 é sócio da Toborino Software e atende a clientes no Brasil, América do Sul, Europa, África e Índia.

Palestra: Rede Amigo do Idoso em São Paulo

Data: 18 de novembro às14h

Local: Câmara Municipal de São Paulo – Auditório Prestes Maia – 1º andar

Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista, São Paulo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Dória dobra o ICMS para diversos setores no Estado de São Paulo para 2021

Serão centenas de setores impactados com esse aumento do ICMS que chega a até 207% (veículos usados).

Retomada do emprego: mais de 270 vagas em diferentes setores

São 272 oportunidades, algumas para atuar no modelo home office e outras presencialmente, conforme flexibilização do isolamento

Criação de empregos em setembro atinge melhor nível em dez anos

Caged diz que 249,3 mil postos de trabalho foram abertos no mês

Ribeirão Preto: Neste feriado, doe sangue e salve vidas!

Que tal aproveitar o feriado desta segunda-feira, 2 de novembro, para doar sangue e salvar vidas?

Tratamento com hidroxicloroquina reduz em 7 vezes internações por covid

Estudo publicado no ‘International Journal of Antimicrobial Agents’ registra que combinação do medicamento com azitromicina e zinco também reduz a mortalidade de pacientes