InícioTecnologiaBrasil é destaque no exterior e está no rumo do protagonismo de...

Brasil é destaque no exterior e está no rumo do protagonismo de novas tecnologias ligadas ao desenvolvimento sustentável

O Brasil reúne cerca de 15% do potencial global de captura de carbono nas atividades relacionadas ao uso da terra, que pode responder por 50% da oferta de crédito no mercado internacional até 2030,

- continua após a publicidade -

*Por Guilherme Cavalcante

O mês de novembro foi marcado por dois eventos com importância internacional que prometem impactar muito nas ações das empresas e governos para 2023, o Web Summit, maior conferência da Europa em tecnologias, e a COP 27, Conferência do clima da Organização das Nações Unidas.

Mesmo que tratem de temas e sejam voltados para públicos diferentes, ambos os eventos tiveram como coincidência um maior destaque voltado ao nosso país, seja na participação ou nas possibilidades de novos negócios. Foi a maior presença brasileira no Web Summit, por exemplo, com cerca de 300 empresários e a participação de  cerca de 60 startups. Já na COP 27, o Brasil ganhou destaque e importância, graças à sinalização da nova política ambiental, prometida pelo novo governo brasileiro.

Juruena, MT, Brasil: Antônio Bento de Oliveira mostra fruto da castanheira colhido na reserva legal comunitária do assentamento Vale do Amanhecer. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Além disso, um assunto recorrente nesses em toda a programação desses grandes eventos foi a preocupação com novas tecnologias e inovações com bases sustentáveis e que respeitem o meio ambiente. Na Web Summit, por exemplo, foi destaque uma startup Angolana que ganhou 50 mil dólares na premiação “startup The future, da Galp, empresa de energia refencia em mobilidade elétrica de Portugal, pela criação de sistema de energia solar para resfriamento de freezers na África que ajudou a armazenar toneladas e comida perecível e alimentou dezenas de milhares de crianças. E em segundo lugar a Ucorp, única startup brasileira no podium, com sua tecnologia blockchain de tokenizacao de deslocamento em mobilidade elétrica E geração créditos de carbono.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Outro mercado bastante comentado e que, com certeza, terá um grande protagonismo nos próximos anos, é o de crédito de carbono, muito citado na COP 27, e que tem o Brasil como principal foco de grandes países e empresas e deve passar por uma intensa transformação nos próximos meses. Muito por conta da sinalização de que há a intenção de criar no país uma regulamentação e ser autoridade neste assunto até 2025.

O Brasil reúne cerca de 15% do potencial global de captura de carbono nas atividades relacionadas ao uso da terra, que pode responder por 50% da oferta de crédito no mercado internacional até 2030, quando se projeta um mercado voluntário de US$ 50 bilhões, apontou um estudo da McKinsey.

Números assim mostram que nosso país, e, principalmente o setor de mobilidade urbana, junto aos eletrificados, pode ser um dos de maior destaque nos próximos meses, muito por conta da união, que este setor já demonstra, e das inovações que estão sendo apresentadas.

Sendo assim, temos pela frente uma ótima oportunidade de crescer, e de, quem sabe, aumentar o alcance da nova mobilidade que já está presente no nosso país, para levar ainda mais ao público, e desenvolver novos sistemas que sejam sustentáveis e que impactem a sociedade nas metas de descarbonização.

*Guilherme Cavalcante é CEO e fundador do app UCorp. O executivo tornou-se especialista em desenvolver modelos de negócios e produtos digitais com foco em mobilidade. Guilherme é formado em Tecnologia e Mídias Digitais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e possui pós-graduações em Design de Projetos Especiais (BAU-Barcelona) e Inteligência de mercado (Universidade de São Paulo – USP).

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🤠🎶 Ribeirão Rodeo Music começa amanhã com shows e rodeio: saiba tudo sobre o evento 🐎🎵

O Ribeirão Rodeo Music retorna neste sábado (20) com uma programação imperdível de shows e provas de rodeio. O evento acontecerá também nos dias 26, 27 e 30 de abril, no Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto, com a expectativa de atrair um público superior a 160 mil pessoas.

🎓📚 Região de Ribeirão Preto conta com 1.030 vagas para cursos gratuitos no Vestibulinho 📚🎓

Estão abertas as inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) até 9 de maio, com prova marcada para 9 de junho.

📚🎶 9ª Semana Senac de Leitura traz música, literatura e inclusão artística às unidades da região 🎵📚

As atividades incluem feira de troca de livros e gibis, rodas de conversa, palestras e workshops, com destaque para uma atividade especial sobre literatura surda em Ribeirão Preto.

🤠🎶 SEXTOU: Rodeio, Festival de Bandas Cover e Comédia: O que Fazer no Final de Semana na Região de Ribeirão Preto 🎸🤠

Para os amantes de rodeio, música e diversão, o final de semana na região de Ribeirão Preto está repleto de opções.

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.
- PUBLICIDADE -