InícioTecnologiaAustrália finaliza projeto que obriga Facebook e Google a pagarem por exibição...

Austrália finaliza projeto que obriga Facebook e Google a pagarem por exibição de notícias

Gigantes terão que negociar valores com editoras e emissoras locais

- continua após a publicidade -

SYDNEY — A Austrália finalizou nesta terça-feira projeto de lei para fazer Facebook e Google pagarem por conteúdo noticioso, um movimento mundial que tem enfrentado forte oposição de gigantes da internet e visa a proteger o jornalismo independente.

O projeto será apresentado ao Parlamento amanhã. Segundo as novas regras, as gigantes de tecnologia devem negociar os pagamentos pelo conteúdo que aparece em suas plataformas com editoras e emissoras locais. Se não conseguirem chegar a um acordo, um árbitro nomeado pelo governo decidirá por eles.

Segundo a AFP, a proposta não contempla as plataformas YouTube, do Google, e Instagram, do Facebook, como previsto na versão original.

foto arquivo

— Esta é uma grande reforma, é a primeira do mundo, e o mundo está observando o que acontece aqui na Austrália — disse o secretário do Tesouro, Josh Frydenberg a repórteres. — Nossa legislação ajudará a garantir que as regras do mundo digital sejam um reflexo das regras do mundo físico … e, em última instância, sustentem nosso setor de mídia.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O Google, assim como o Facebook, enfrenta pressão crescente da parte de executivos do setor de mídia e de reguladores em todo o mundo, que demandam que as plataformas paguem pelos direitos de exibir as notícias. Os editores argumentam que o conteúdo atrai leitura, mas a maior parte da receita gerada fica com as companhias de tecnologia.

O projeto de lei australiano é uma resposta a essa realidade. Foram três anos de investigação e consulta, que resultaram em uma disputa pública no país em agosto. Na ocasião, quando o projeto ainda estava em discussão, as empresas americanas advertiram o governo de que poderiam deixar de prestar seus serviços na Austrália.

De acordo com Frydenberg, Google e Facebook ficam com mais de quatro quintos dos gastos australianos com publicidade on-line, o que mostra a força dessas duas corporações.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Fábrica clandestina de cigarros é fechada

O espaço era grande e tinha total estrutura para produção irregular dos cigarros e até mesmo para venda com "Caixas, maquinários, embalagens, uma estrutura completa.

Ipem-SP detecta fraude em veículo-tanque em Ribeirão Preto

A Polícia Militar foi acionada após a constatação da fraude

SÃO TOMÉ DAS LETRAS: O QUE FAZER NA CIDADE MÍSTICA DE MINAS GERAIS

Dica de turismo para você fugir da cidade e passar um final de semana ou se programar para o próximo feriado.

Museu Casa de Portinari promove Música no Coreto, neste sábado (18)

Realizada na praça Martim Moreira, a apresentação contará com repertório de música popular; gratuita e respeitando todos os protocolos de segurança

ShoppingSantaÚrsula recebe a exposição “Arte que Fala”

Com curadoria da artista plástica e educadora Cristiane Cordeiro, mostra reúne cinco latas ilustrativas, com uma mensagem e link para palestras que fizeram parte da Feira Internacional do Livro 2021
- PUBLICIDADE -