Início Saúde Veterinária lista alimentos prejudiciais para a saúde de cães e gatos

Veterinária lista alimentos prejudiciais para a saúde de cães e gatos

Alguns alimentos podem causar mal-estar, diarreia e vômito

- continua após a publicidade -

Uma alimentação balanceada é muito importante para que cães e gatos cresçam de forma saudável. Evitar alguns alimentos é fundamental para garantir qualidade de vida e longevidade dos pets. A veterinária Bianca Jacob Shimizu, da Clinica Franciscão, listou alguns alimentos que não podem ser oferecidos aos animais:

  • Chocolate: Contêm uma substância derivada do cacau, chamada teobromina, que pode causar vômito, diarreia, agitação e irregularidade nos batimentos cardíacos.
  • Leites e derivados: A composição do leite de vaca é diferente do leite de cadelas e gatas. Seu consumo pode causar transtornos gastrointestinais.
  • Pães, bolos e massas: Apesar dos cães adorarem pedir um pedacinho de pão ou bolo no café da manhã, o consumo diário desses alimentos pode causar obesidade e até diabetes.
  • Sal e temperos: Ao preparar alimentação natural para seu animal, lembre-se que ela deve ser balanceada para as necessidades dele, ou seja, sob a orientação de um veterinário. Use quantidades mínimas de sal e nunca use alho, cebola e outros temperos.
  • Ossos: Apesar de associarem frequentemente os ossos com os cachorros, eles devem ser proibidos. Se ingeridos, o seu animal pode acabar ferindo o trato digestivo.
  • Frutas: Forneça frutas como banana, pera e melão em pequenas quantidades. Uvas podem ser tóxicas aos animais! Cuidado com frutas inteiras com grandes caroços, como as mangas.
  • Legumes e verduras: Alguns animais se interessam por legumes e verduras. Podem ser oferecidos como petisco em pequenas porções. Muitos adoram chuchu!

Em caso de algum desses sintomas, é preciso procurar um veterinário com urgência. 

Foto divulgação

“Somente um veterinário está capacitado para definir o que é melhor para cada bichinho. Fórmulas e receitas da internet, sem embasamento profissional, podem fazer causar graves disfunções digestivas”, informa a veterinária Bianca Jacob Shimizu.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Iguatemi anuncia 1ª edição do projeto Iguatemi Kids por O Pequeno Colecionador

A iniciativa tem o objetivo de conectar as famílias por meio da cultura e do fazer artístico.

Ribeirão Rodeo Music anuncia data da edição 2021 e programação com grandes nomes do universo sertanejo

O evento, que acontecerá entre os dias 17 e 24 de abril, terá Marília Mendonça, Zé Neto & Cristiano, Gusttavo Lima entre outras atrações de destaque

Pelé representou “o talento absoluto do futebol brasileiro”

Aniversário do Pelé: rei do futebol completa 80 anos neste dia 23 de outubro

Apoiado pelo Papa Francisco, Cartórios de São Paulo registraram quase 24 mil uniões civis homoafetivas

Os números divulgados pelo IBGE mostram que os casamentos homoafetivos vem aumentando ano a ano desde sua regulamentação, com crescimento ainda mais considerável nos últimos anos

Vanderley Caixe (PC do B) tem candidatura cancelada

Essa foi a terceira impugnação imposta pela Justiça Eleitoral.