InícioSaúdeVeterinária lista alimentos prejudiciais para a saúde de cães e gatos

Veterinária lista alimentos prejudiciais para a saúde de cães e gatos

Alguns alimentos podem causar mal-estar, diarreia e vômito

- continua após a publicidade -

Uma alimentação balanceada é muito importante para que cães e gatos cresçam de forma saudável. Evitar alguns alimentos é fundamental para garantir qualidade de vida e longevidade dos pets. A veterinária Bianca Jacob Shimizu, da Clinica Franciscão, listou alguns alimentos que não podem ser oferecidos aos animais:

  • Chocolate: Contêm uma substância derivada do cacau, chamada teobromina, que pode causar vômito, diarreia, agitação e irregularidade nos batimentos cardíacos.
  • Leites e derivados: A composição do leite de vaca é diferente do leite de cadelas e gatas. Seu consumo pode causar transtornos gastrointestinais.
  • Pães, bolos e massas: Apesar dos cães adorarem pedir um pedacinho de pão ou bolo no café da manhã, o consumo diário desses alimentos pode causar obesidade e até diabetes.
  • Sal e temperos: Ao preparar alimentação natural para seu animal, lembre-se que ela deve ser balanceada para as necessidades dele, ou seja, sob a orientação de um veterinário. Use quantidades mínimas de sal e nunca use alho, cebola e outros temperos.
  • Ossos: Apesar de associarem frequentemente os ossos com os cachorros, eles devem ser proibidos. Se ingeridos, o seu animal pode acabar ferindo o trato digestivo.
  • Frutas: Forneça frutas como banana, pera e melão em pequenas quantidades. Uvas podem ser tóxicas aos animais! Cuidado com frutas inteiras com grandes caroços, como as mangas.
  • Legumes e verduras: Alguns animais se interessam por legumes e verduras. Podem ser oferecidos como petisco em pequenas porções. Muitos adoram chuchu!

Em caso de algum desses sintomas, é preciso procurar um veterinário com urgência. 

Foto divulgação

“Somente um veterinário está capacitado para definir o que é melhor para cada bichinho. Fórmulas e receitas da internet, sem embasamento profissional, podem fazer causar graves disfunções digestivas”, informa a veterinária Bianca Jacob Shimizu.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

No Dia do Publicitário, APP Ribeirão lança calendário de atividades de 2023

Com novas datas de atividades e eventos, a Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto reúne diretoria no Chopp Time

Saúde prorroga inscrições de concurso público para bolsistas do Programa de Aprimoramento

Inscrições vão até 17 de fevereiro; bolsas são para as áreas de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional

Lula promete nova regulação para trabalhadores de aplicativos

Brasil tem 1,5 milhão de trabalhadores por aplicativos que podem deixar de trabalhar e ter uma renda, caso seja levado adiante

‘lambança’ é como Haddad chama aredução de ICMS

Durante a campanha lula e Haddad já avisavam que eram contra redução de impostos, bem como a bancada do PT foi contra durante a votação da lei criada por Bolsonaro

A brilhante ideia: Correios podem substituir Uber

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que não está preocupado com a possibilidade de o Uber deixar o Brasil, se a regulamentação de aplicativos...
- PUBLICIDADE -