InícioSaúdeVacina contra a febre amarela continua disponível nas Unidades de Saúde

Vacina contra a febre amarela continua disponível nas Unidades de Saúde

- continua após a publicidade -

A vacina contra a febre amarela continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Preto para a população que ainda não está protegida. A dose da vacina é a única maneira segura de prevenção da doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópode). Há duas formas de transmissão de febre amarela – silvestre e urbana.

De acordo com a última atualização da cobertura vacinal da Febre Amarela, realizada em 13 de dezembro de 2018, Ribeirão Preto está com 127% da população protegida.  De 1992 até 2018, foram aplicadas 865.729 mil doses.

Segundo Mayra Fernanda de Oliveira, coordenadora do Programa de Imunização, apesar dessa alta cobertura, deve-se considerar que esses dados foram contabilizados desde 1992 e a população do município de Ribeirão Preto mudou bastante nesse período com os movimentos migratórios, além de populações flutuantes.

“Por isso esse percentual não deve corresponder à cobertura real, provavelmente menor 100%, pois ainda temos pessoas sendo vacinadas até o momento. Lembrando também que o risco para Febre Amarela é individual, mesmo que tenhamos uma cobertura elevada, uma pessoa sem a vacina possui risco de adquirir a doença que é transmitida por vetor e possui seu ciclo silvestre. Por isso as pessoas precisam ser incentivadas a continuar procurando as unidades de saúde para verificar se sua vacinação está em dia”, frisa Mayra Fernandes.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Desde maio de 2017, o Ministério da Saúde passou a recomendar uma única dose da vacina para toda a vida.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Cabeça de Ozempic: o remédio pode deixar a cabeça maior? Entenda

O termo "cabeça de Ozempic" viralizou nas redes sociais após diversas celebridades aparecerem mais magras, mas com a cabeça desproporcionalmente maior em relação ao corpo.

Mitos e verdades sobre o consumo de bebidas alcoólicas e o desenvolvimento de câncer

Segundo relatório da American Association for Cancer Research (AACR), o consumo de bebida alcoólica ocupa a terceira posição nas causas de tumores, perdendo apenas para o tabagismo e o excesso de massa corporal.

Brasil pode ter o maior IVA do mundo com apoio de Ricardo Silva e Baleia Rossi

Reforma Tributária aprovada, Imposto sobre Valor Agregado (IVA) torna os impostos o maior do planeta com apoio dos deputados

Franca Shopping promove eventos de lazer gratuitos no fim de semana

Prepare-se para um fim de semana cheio de animação e diversão no Franca Shopping. Nos dias 13 e 14 de julho, o shopping será palco de dois eventos incríveis e gratuitos, especialmente pensados para toda a família.

Para a população aumento de impostos para os partidos politicos anistia de todas as dividas

O sistema político brasileiro tornou-se ainda mais fechado e autossuficiente, com partidos tradicionais e novos movimentos antissistema perpetuando práticas corruptas.
- PUBLICIDADE -