InícioSaúdeVacina contra a febre amarela continua disponível nas Unidades de Saúde

Vacina contra a febre amarela continua disponível nas Unidades de Saúde

- continua após a publicidade -

A vacina contra a febre amarela continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Preto para a população que ainda não está protegida. A dose da vacina é a única maneira segura de prevenção da doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópode). Há duas formas de transmissão de febre amarela – silvestre e urbana.

De acordo com a última atualização da cobertura vacinal da Febre Amarela, realizada em 13 de dezembro de 2018, Ribeirão Preto está com 127% da população protegida.  De 1992 até 2018, foram aplicadas 865.729 mil doses.

Segundo Mayra Fernanda de Oliveira, coordenadora do Programa de Imunização, apesar dessa alta cobertura, deve-se considerar que esses dados foram contabilizados desde 1992 e a população do município de Ribeirão Preto mudou bastante nesse período com os movimentos migratórios, além de populações flutuantes.

“Por isso esse percentual não deve corresponder à cobertura real, provavelmente menor 100%, pois ainda temos pessoas sendo vacinadas até o momento. Lembrando também que o risco para Febre Amarela é individual, mesmo que tenhamos uma cobertura elevada, uma pessoa sem a vacina possui risco de adquirir a doença que é transmitida por vetor e possui seu ciclo silvestre. Por isso as pessoas precisam ser incentivadas a continuar procurando as unidades de saúde para verificar se sua vacinação está em dia”, frisa Mayra Fernandes.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Desde maio de 2017, o Ministério da Saúde passou a recomendar uma única dose da vacina para toda a vida.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Bolsonaro na ONU: discurso sóbrio e responsável

‘Estávamos à beira do socialismo’, diz Bolsonaro em discurso na ONU Na abertura da Assembleia-Geral da entidade, presidente criticou lockdown e defendeu tratamento precoce contra a covid-19 O...

Corrente de Amor fomenta doações em prol do Hospital de Amor de Barretos

Facilidade de doação através de aplicativo e em pontos espalhados pelo Brasil, faz com que a campanha seja uma importante fonte de arrecadação para a instituição que operou com déficit mensal de mais de R$ 36 milhões em 2020

Primavera 2021: previsão geral para o Brasil

Primavera começa nesta quarta-feira (22). Crise hídrica e novo La Niña à vista. Quais as expectativas do clima para primavera 2021?

Bolsonaro faz abertura da assembleia geral da ONU logo mais por volta de 10 h

Na abertura da 76ª Assembleia Geral, expectativa é de que Bolsonaro use o púlpito para passar aos demais dirigentes mundiais um panorama do Brasil diferente do que os globalistas e velha mídia fazem.

Amazonas: governador se torna réu por desvio de recursos na pandemia

Se decidirem prender todos verdadeiros GE N0 C1 DAS, faltará cadeia. STJ aceitou hoje denúncia contra Wilson Lima e mais 13 pessoas
- PUBLICIDADE -