Início Saúde UTIs:Ribeirão Preto tem 72% livres

UTIs:Ribeirão Preto tem 72% livres

Nas enfermarias no momento a taxa de leitos livres é de 82%, mas em alguns dias ultrapassa os 90% de leitos disponíveis.

- continua após a publicidade -

A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto divulgação nesta sexta-feira (30), o número de leitos disponível, tanto na rede pública, como na rede particular na cidade.

Segundo o levantamento do Sistem Covid19, Ribeirão Preto possuía, na última quinta-feira (29), 108 leitos CTI para pacientes com Covid, sendo que, destes 82% estavam vazios.

Os leitos para enfermaria 166 no total, sendo que, daqueles, 83% estavam livres.

divulgação

O fato apresentado oficialmente, apenas confirma o que todos já sabiam. Ribeirão Preto tem pequena ocupação, e o centro COVID, na 13 de maio esta sempre vazio.
Ótimo para todo que circulam por Ribeirão Preto.

Mas porque então manter a cidade parada?

Muitos poderão entender que o pequeno numero de casos, deve-se ao isolamento social.
Mas o mesmo isolamento esta ocorrendo na capital e não tem os mesmos resultados.

foto divulgaçao

Outro assunto a se discutir, é que isolamento?

  • O vírus já circulava por aqui antes do carnaval, e presenciamos vários eventos com milhares de pessoas em pequenos espaço, pré e pós carnaval.
  • Mesmo no período do carnaval, milhares de pessoas viajaram para toda parte do Brasil e mesmo para o exterior.
  • Até decidirem pelo isolamento, os bares continuavam lotados.
  • Os supermercados continuam movimentados.
  • Os bancos formam filas diariamente.
  • Quantas pessoas ainda utilizam o transporte publico diariamente, circulando o vírus.
arquivo
- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Não estamos aqui, negando a existência do vírus; existem casos no mundo todo, mas a duvida é porque tratar pacientes com sintomas diferentes com a mesma dosagem?
É o que o prefeito de Ribeirão Preto, e o governo de São Paulo estão fazendo, aplicando a dose aqui que é aplicada na capital.
Existem muitas cidades sem um caso de Coronavírus, mas são obrigadas a manter o comercio e serviços fechados.

Sensacionalismo e informações irresponsáveis podem gerar um estado de temor exagerado que é, na verdade, um desserviço para a tomada de atitudes adequadas em relação à infecção pelo Covid-19

O estado de temor da população diante do problema, a tal ponto que os indivíduos entram em uma condição de pânico epidêmico e, quando isso ocorre, é comum esperar violências de todos os tipos.

O especialista pontua que o pânico é uma disposição mental que contagia não somente quem está próximo, mas também quem está conectado a redes sociais, canais de televisão e qualquer outra forma de comunicação tecnológica.

foto arquivo

“O ser humano, por ser uma espécie que vive em grupo, tem maior facilidade em contagiar e se contagiar por fortes emoções. Hoje, a ciência já descobriu que, quanto maior o vínculo entre as pessoas, maior é o contágio psíquico entre elas. Por isso um indivíduo ri quando outro ri, chora quando o outro chora, sente fome, ânsias, por exemplo”, diz.

Nessa perspectiva, acrescenta o professor, o sensacionalismo que parte de certos canais da grande mídia acaba cumprindo o papel de trazer esse estado de pânico para as pessoas ininterruptamente, o que pode contagiar outros indivíduos, gerando o efeito epidêmico de pânico

foto arquivo

“As pessoas se sentem ameaçadas. Podemos traçar um paralelo sobre o que aconteceu no atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos. As pessoas ficaram com medo dos estrangeiros, que representavam uma ameaça, o que gerou inclusive a xenofobia”

E, diante desse cenário, o que fazer?

“Obter informações consistentes e reais, nos portais e canais comprometidos com a verdade, e consultar profissionais de saúde, a fim de se prevenir.

O pânico gerado por leigos, neste caso, serve somente para atrapalhar uma situação que já é complexa”, pondera Leonardo Torres.

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Bolsonaro manda prender Datena sem provas

É óbvio que este titulo é falso, mas tem como objetivo fazer você pensar no que esta acontecendo com jornalista conservador preso sem provas pelo STF.

Entrevias socorreu 2,6 mil motoristas por pane seca em 2020

Além de infração de trânsito, tanque vazio pode causar transtornos ao viajante

Como ficam as regras do Plano São Paulo para Ribeirão Preto nas fases laranja e vermelha.

Governo de São Paulo acredita que fechar estabelecimentos comerciais e demitir funcionários podem reduzir o avanço do vírus.

Câmara começará a mostrar ao que veio. Não espere coisas boas

Não estranhe se tivermos banheiros uni-sex nas escolas municipais e a proibição de uniformes masculinos e femininos.

Jovem é assassinado durante festa clandestina

Desde Março de 2020, é de conhecimento geral que estes eventos ocorrem em Ribeirão Preto e toda região, chegando mesmo a ter como DJ o filho do prefeito Duarte Nogueira
- PUBLICIDADE -