InícioSaúdeSecretaria da Saúde realiza testes rápidos para HIV na Praça XV

Secretaria da Saúde realiza testes rápidos para HIV na Praça XV

- continua após a publicidade -

A equipe do Programa Municipal de DST/Aids/Tuberculose/Hepatites Virais, juntamente com o Dr. Móvel, realizará testes rápidos na Praça XV de Novembro, região central da cidade, neste sábado dia 26, das 9h às 14h. A ação faz parte da Campanha Fique Sabendo 2016, que tem por objetivo ampliar o acesso aos testes de HIV e Sífilis, realizar diagnóstico precoce, levando os exames para perto das pessoas, oferecer à população sexualmente ativa e que nunca realizou teste na vida, acessar e sensibilizar populações mais vulneráveis, tratar os usuários diagnosticados com sífilis e encaminhar para tratamento todos os usuários diagnosticados com HIV.

A campanha teve início na quinta-feira, dia 24 e, até o próximo dia 1º de dezembro as unidades de saúde da rede municipal de Ribeirão Preto intensificarão a realização de testes para detecção do HIV e da sífilis e realizarão atividades educativas e de prevenção para a população, incluindo ações dentro e fora das unidades.

Este ano o teste a ser utilizado nestas atividades será o de Fluído Oral, com comprovada eficácia e que não utiliza o sangue na sua primeira amostra.

Essa campanha é uma importante estratégia no enfrentamento do diagnóstico tardio. No Estado de São Paulo, de cada 100 portadores do HIV acolhidos nos serviços de saúde, 42 chegam com a imunidade já comprometida. Essa situação também se repete em Ribeirão Preto, sendo este um dos fatores causadores do elevado número de óbitos relacionados com a Aids. Quando o diagnóstico é feito precocemente, o tratamento melhora a qualidade de vida do indivíduo, diminuindo consideravelmente a mortalidade.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Já a preocupação com a sífilis se justifica por ser uma das maiores causas de aborto em gestantes e de sequelas no recém-nascido. Além disso, no adulto ela pode causar, a longo prazo, danos severos no sistema neurológico.
Assim, toda a população sexualmente ativa que nunca se testou ou que teve relacionamento sexual desprotegido, deve procurar as Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Preto para a realização dos testes do HIV e sífilis.

A mobilização para o Dia Mundial de Luta contra a Aids conta também com a parceria de empresas, universidades e ONGs que estarão promovendo ações educativas junto aos seus colaboradores.
No dia 1º de dezembro haverá outra ação na Praça XV de Novembro, das 13h30 às 16h, com orientação e distribuição de insumos de prevenção, a partir das 9 horas.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Campeonato Esportivo movimenta mais de mil alunos das escolas municipais

Cirem será realizado até a 2a quinzena de dezembro

Assistência Social realizará “V Caminhada Mulher Maravilha” neste domingo

Evento promovido pelo NAEM acontece em referência aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Projeto Guri está com inscrições abertas

Crianças e adolescentes de seis a 18 anos podem aprender a tocar um instrumento musical, sem a necessidade de conhecimento prévio

Fogos de artifício: veterinário explica como proteger os animais durante as comemorações

Especialista explica as possíveis reações dos pets e o que pode ser feito para amenizar o pânico e transtornos causados pelas explosões

Shopping Iguatemi Ribeirão Preto lança promoção de natal “Compre e Ganhe” com sorteio de vale-compras

Empreendimento apresenta também o seu tradicional filme natalino que reforça valores como empatia e gentileza; campanha é assinada pela DAVID
- PUBLICIDADE -