InícioSaúdeSecretaria da Saúde promove atividades educativas contra a hanseníase

Secretaria da Saúde promove atividades educativas contra a hanseníase

- continua após a publicidade -

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Programa Municipal de Prevenção e Controle da Hanseníase promoverá, durante o mês de janeiro, em todas as unidades de saúde de Ribeirão Preto diversas atividades de conscientização sobre a doença.

Haverá distribuição de material educativo como folders e cartazes em todas as unidades da rede básica de saúde.

A meta, segundo a médica Josely Pintyá, responsável pelo programa é alertar e preparar os profissionais da saúde a orientar a população sobre a forma de transmissão, o diagnóstico, o tratamento e ainda, formas de reduzir o preconceito que os portadores da doença sofrem.

“A campanha visa, principalmente, a disseminação dessas informações e orientações aos usuários dos serviços de saúde para diagnóstico e tratamento precoce da doença visando o controle e a redução das sequelas”, explica Josely Pintyá.

No dia 28, último domingo do mês de janeiro, a equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância e Saúde estará concentrada na praça José Rossi, Vila Virgínia, durante as comemorações dos 26 anos do Encontro Nacional de Folia de Reis.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Este trabalho é realizado em parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, o Movimento de Reintegração do Paciente Vivendo com a Hanseníase, Liga de Combate à Hanseníase da Escola de Enfermagem (USP), Liga de Combate à Hanseníase da Faculdade de Medicina (USP) de Ribeirão Preto e Sociedade Brasileira de Hansenologia.

A Doença

A hanseníase é uma doença com característica crônica e infecciosa que atinge principalmente a pele e os nervos e é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, descoberta em 1873.

Os sintomas podem ser notados por meio de alterações na pele como manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, além de nódulos. A doença provoca perda de sensibilidade uma vez que atinge os nervos condutores das sensações como sentir a diferença entre frio e quente. O tratamento dos pacientes com hanseníase é realizado por meio de combinações de antibióticos específicos, padronizados para o tratamento da doença, disponibilizado pela rede pública de saúde.

O Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase é celebrado anualmente no dia 31 de janeiro.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Dia de São Cristóvão: conheça a origem e a história do santo padroeiro dos motoristas 🌟

São Cristóvão é venerado como protetor dos motoristas e viajantes, com uma história que remonta ao século XIII.

Tomate retorna ao RP Folia com show especial após arrastar foliões em 2023

Cantor baiano se prepara para nova apresentação que promete agitar o público. Micareta será realizada no dia 14 de setembro, no Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto

Jornada do Patrimônio chega a 40 municípios em todo o Estado

Recuperando a memória sobre as ferrovias de São Paulo, evento abre as comemorações do Dia do Patrimônio Histórico

🌡️ Brasil inabitável em 50 anos? A verdade por trás do estudo da Nasa ☀️

Um estudo citado pela Nasa e liderado pelo cientista Colin Raymond prevê que, até 2070, áreas do Brasil podem se tornar inabitáveis devido ao calor extremo causado pelas mudanças climáticas.

✈️ Aposentados poderão comprar passagem aérea por até R$ 200 cada trecho 🚀

A fase inicial disponibiliza 3 milhões de passagens, com cada aposentado tendo direito a dois bilhetes por ano.
- PUBLICIDADE -