InícioSaúdeSecretaria da Saúde promove atividades educativas contra a hanseníase

Secretaria da Saúde promove atividades educativas contra a hanseníase

- continua após a publicidade -

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Programa Municipal de Prevenção e Controle da Hanseníase promoverá, durante o mês de janeiro, em todas as unidades de saúde de Ribeirão Preto diversas atividades de conscientização sobre a doença.

Haverá distribuição de material educativo como folders e cartazes em todas as unidades da rede básica de saúde.

A meta, segundo a médica Josely Pintyá, responsável pelo programa é alertar e preparar os profissionais da saúde a orientar a população sobre a forma de transmissão, o diagnóstico, o tratamento e ainda, formas de reduzir o preconceito que os portadores da doença sofrem.

“A campanha visa, principalmente, a disseminação dessas informações e orientações aos usuários dos serviços de saúde para diagnóstico e tratamento precoce da doença visando o controle e a redução das sequelas”, explica Josely Pintyá.

No dia 28, último domingo do mês de janeiro, a equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância e Saúde estará concentrada na praça José Rossi, Vila Virgínia, durante as comemorações dos 26 anos do Encontro Nacional de Folia de Reis.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Este trabalho é realizado em parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, o Movimento de Reintegração do Paciente Vivendo com a Hanseníase, Liga de Combate à Hanseníase da Escola de Enfermagem (USP), Liga de Combate à Hanseníase da Faculdade de Medicina (USP) de Ribeirão Preto e Sociedade Brasileira de Hansenologia.

A Doença

A hanseníase é uma doença com característica crônica e infecciosa que atinge principalmente a pele e os nervos e é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, descoberta em 1873.

Os sintomas podem ser notados por meio de alterações na pele como manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, além de nódulos. A doença provoca perda de sensibilidade uma vez que atinge os nervos condutores das sensações como sentir a diferença entre frio e quente. O tratamento dos pacientes com hanseníase é realizado por meio de combinações de antibióticos específicos, padronizados para o tratamento da doença, disponibilizado pela rede pública de saúde.

O Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase é celebrado anualmente no dia 31 de janeiro.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Bolsonaro na ONU: discurso sóbrio e responsável

‘Estávamos à beira do socialismo’, diz Bolsonaro em discurso na ONU Na abertura da Assembleia-Geral da entidade, presidente criticou lockdown e defendeu tratamento precoce contra a covid-19 O...

Corrente de Amor fomenta doações em prol do Hospital de Amor de Barretos

Facilidade de doação através de aplicativo e em pontos espalhados pelo Brasil, faz com que a campanha seja uma importante fonte de arrecadação para a instituição que operou com déficit mensal de mais de R$ 36 milhões em 2020

Primavera 2021: previsão geral para o Brasil

Primavera começa nesta quarta-feira (22). Crise hídrica e novo La Niña à vista. Quais as expectativas do clima para primavera 2021?

Bolsonaro faz abertura da assembleia geral da ONU logo mais por volta de 10 h

Na abertura da 76ª Assembleia Geral, expectativa é de que Bolsonaro use o púlpito para passar aos demais dirigentes mundiais um panorama do Brasil diferente do que os globalistas e velha mídia fazem.

Amazonas: governador se torna réu por desvio de recursos na pandemia

Se decidirem prender todos verdadeiros GE N0 C1 DAS, faltará cadeia. STJ aceitou hoje denúncia contra Wilson Lima e mais 13 pessoas
- PUBLICIDADE -