Início Saúde Secretaria da Saúde promove atividades educativas contra a hanseníase

Secretaria da Saúde promove atividades educativas contra a hanseníase

- continua após a publicidade -

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Programa Municipal de Prevenção e Controle da Hanseníase promoverá, durante o mês de janeiro, em todas as unidades de saúde de Ribeirão Preto diversas atividades de conscientização sobre a doença.

Haverá distribuição de material educativo como folders e cartazes em todas as unidades da rede básica de saúde.

A meta, segundo a médica Josely Pintyá, responsável pelo programa é alertar e preparar os profissionais da saúde a orientar a população sobre a forma de transmissão, o diagnóstico, o tratamento e ainda, formas de reduzir o preconceito que os portadores da doença sofrem.

“A campanha visa, principalmente, a disseminação dessas informações e orientações aos usuários dos serviços de saúde para diagnóstico e tratamento precoce da doença visando o controle e a redução das sequelas”, explica Josely Pintyá.

No dia 28, último domingo do mês de janeiro, a equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância e Saúde estará concentrada na praça José Rossi, Vila Virgínia, durante as comemorações dos 26 anos do Encontro Nacional de Folia de Reis.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Este trabalho é realizado em parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, o Movimento de Reintegração do Paciente Vivendo com a Hanseníase, Liga de Combate à Hanseníase da Escola de Enfermagem (USP), Liga de Combate à Hanseníase da Faculdade de Medicina (USP) de Ribeirão Preto e Sociedade Brasileira de Hansenologia.

A Doença

A hanseníase é uma doença com característica crônica e infecciosa que atinge principalmente a pele e os nervos e é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, descoberta em 1873.

Os sintomas podem ser notados por meio de alterações na pele como manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, além de nódulos. A doença provoca perda de sensibilidade uma vez que atinge os nervos condutores das sensações como sentir a diferença entre frio e quente. O tratamento dos pacientes com hanseníase é realizado por meio de combinações de antibióticos específicos, padronizados para o tratamento da doença, disponibilizado pela rede pública de saúde.

O Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase é celebrado anualmente no dia 31 de janeiro.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Startup de Ribeirão Preto tem apoio da ANVISA para avançar estudo de vacina contra COVID-19.

Empresa de Ribeirão Preto recebe o apoio da ANVISA para submeter os estudos no desenvolvimento de uma vacina contra o Coronavírus.

Mega-Sena pode pagar R$ 22 milhões neste sábado (23)

sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

Na brincadeira Ad aeternum Ribeirão deve voltar ao lockdown

Nova atualização acontece nesta sexta-feira (22) no palácio do imperador João Tranca rua, e salve-se quem puder.

Prefeitura inicia vacinação dos funcionários da saúde

A auxiliar de enfermagem Maria Aparecida recebeu a primeira dose da vacina nesta quinta-feira, dia 21 e representou os profissionais da saúde que se dedicaram ao enfrentamento da pandemia em Ribeirão Preto

Grood.me é selecionada para o Shark Tank Brasil

Escolhida entre mais de 2 mil empresas nacionais, Grood.me é a 1ª startuptecnológica de Ribeirão Preto a participar do programa
- PUBLICIDADE -