InícioSaúdeSecretaria da Saúde inicia Campanha Fique Sabendo 2016

Secretaria da Saúde inicia Campanha Fique Sabendo 2016

- continua após a publicidade -

Começa nesta quinta-feira, dia 24, a Campanha “Fique Sabendo” 2016, que ter por objetivo ampliar o acesso aos testes de HIV e Sífilis, realizar diagnóstico precoce, levando os testes para perto das pessoas, testar a população sexualmente ativa que nunca realizou teste na vida, acessar e sensibilizar populações mais vulneráveis, tratar todos os usuários diagnosticados com sífilis e encaminhar para tratamento todos os usuários diagnosticados com HIV.

Por isso, até o dia 1o de dezembro, as unidades de saúde da rede municipal de Ribeirão Preto intensificarão a realização de testes para detecção do HIV e da Sífilis e realizarão atividades educativas e de prevenção para a população, incluindo ações dentro e fora das unidades.

A equipe do Programa Municipal de DST/Aids/Tuberculose/Hepatites Virais, juntamente com o Dr. Móvel, realizará testes rápidos na Praça XV de Novembro, região central da cidade, nos dias 26 de novembro (das 9h às 14h) e 1º de dezembro (das 13h30 às 16h), além de orientação e distribuição de insumos de prevenção, a partir das 9 horas.

Este ano o teste a ser utilizado nestas atividades será o de Fluído Oral, com comprovada eficácia e que não utiliza o sangue na sua primeira amostra.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Essa campanha é uma importante estratégia no enfrentamento do diagnóstico tardio. No Estado de São Paulo, de cada 100 portadores do HIV acolhidos nos serviços de saúde, 42 chegam com a saúde e a imunidade já comprometidos. Essa situação também se repete em Ribeirão Preto, sendo este um dos fatores causadores do elevado número de óbitos relacionados com a Aids. Quando o diagnóstico é feito precocemente, o tratamento melhora a qualidade de vida do indivíduo, diminuindo consideravelmente a mortalidade.

Já a preocupação com a sífilis se justifica por ser uma das maiores causas de aborto em gestantes e de sequelas no recém-nascido. Além disso, no adulto ela pode causar danos severos no sistema neurológico em longo prazo.
Assim, toda a população sexualmente ativa que nunca se testou ou que teve relacionamento sexual desprotegido deve procurar
as Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Preto para a realização dos testes do HIV e sífilis.

A mobilização para o Dia Mundial de Luta contra a Aids conta também com a parceria de empresas, universidades e ONGs que estarão promovendo ações educativas junto aos seus colaboradores.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.
- PUBLICIDADE -