InícioSaúdeSecretaria da Saúde e Santa Casa fazem mutirão de colonoscopia

Secretaria da Saúde e Santa Casa fazem mutirão de colonoscopia

- continua após a publicidade -

Dentro da 3ª etapa da campanha “De Olho no Câncer de Intestino”, que aconteceu em julho e entrevistou mais de mil pessoas, a Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, rastreou pacientes de risco com suspeita de neoplasia do intestino grosso e até agora, um mutirão realizou 120 colonoscopias para tratar a doença.

O secretário Municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, disse que há pacientes aguardando seis meses pelo exame. “A campanha teve dois objetivos: atender a demanda reprimida e diagnosticar casos e rapidamente tratá-los. Quando a doença é descoberta no início, o tratamento é muito mais eficaz e a chance de cura é muito maior”.

A Campanha

A campanha “De Olho no Câncer de Intestino”, aconteceu no Ribeirão Shopping, nos dias 1º e 2 de julho. Oito equipes com 12 profissionais entre médicos e acadêmicos de medicina, entrevistaram mais de mil pacientes sobre os hábitos de vida, calcularam o IMC (Índice de Massa Corpórea) e investigaram pessoas com fatores de risco para doenças no intestino.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Na segunda etapa, pacientes de risco ou com suspeita de neoplasia do intestino grosso, recrutados durante a campanha, foram encaminhados à Santa Casa e avaliados por médicos, exame físico e posteriormente exames complementares, como hemograma e pesquisa de sangue oculto, glicemia, creatinina, coagulograma, avaliação anestésica e colonoscopia.

Os demais pacientes que apresentaram anemia, mas não foram encontrados neste rastreamento causa intestinal, foram encaminhados para Hematologia da Santa Casa, que continuará a investigação até concluir o diagnóstico.

Direcionado à orientação e prevenção da doença, a campanha contou com um protótipo de intestino gigante, aberto à visitação pública. As visitas orientaram e explicaram aos visitantes as principais patologias intestinais e seus sinais, sintomas, diagnóstico, exames e orientação de medidas preventivas contra a doença.

A campanha “De Olho no Câncer de Intestino” é promovida pela Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, com o apoio das secretarias municipais da Saúde e Educação de Ribeirão Preto.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Valor bloqueado de manifestantes sobe para R$ 18,5 milhões

A Justiça Federal autorizou hoje (21) novos bloqueios de bens de suspeitos de financiar os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes...

José Dirceu propõe reestruturar papel dos militares no Brasil

Militares precisam voltar para os quartéis e sair de órgãos do governo, sugere. José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil de Lula,...

Lula quer endurecer penas para crimes ‘contra a democracia’

O Ministério da Justiça e Segurança Pública trabalha em uma proposta para endurecer as punições para crimes “contra a democracia”. O projeto, ainda a...

Lula nomeia novo comandante do Exército; Saiba quem é o General Tomás

O governo federal anunciou na tarde deste sábado (21) que o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva é novo comandante do Exército. O ex-comandante Militar...

General demitido por Lula reúne Alto Comando do Exército

Objetivo é anunciar a decisão do presidente de demiti-lo
- PUBLICIDADE -