InícioSaúdeSecretaria da Saúde e Santa Casa fazem mutirão de colonoscopia

Secretaria da Saúde e Santa Casa fazem mutirão de colonoscopia

- continua após a publicidade -

Dentro da 3ª etapa da campanha “De Olho no Câncer de Intestino”, que aconteceu em julho e entrevistou mais de mil pessoas, a Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, rastreou pacientes de risco com suspeita de neoplasia do intestino grosso e até agora, um mutirão realizou 120 colonoscopias para tratar a doença.

O secretário Municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, disse que há pacientes aguardando seis meses pelo exame. “A campanha teve dois objetivos: atender a demanda reprimida e diagnosticar casos e rapidamente tratá-los. Quando a doença é descoberta no início, o tratamento é muito mais eficaz e a chance de cura é muito maior”.

A Campanha

A campanha “De Olho no Câncer de Intestino”, aconteceu no Ribeirão Shopping, nos dias 1º e 2 de julho. Oito equipes com 12 profissionais entre médicos e acadêmicos de medicina, entrevistaram mais de mil pacientes sobre os hábitos de vida, calcularam o IMC (Índice de Massa Corpórea) e investigaram pessoas com fatores de risco para doenças no intestino.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Na segunda etapa, pacientes de risco ou com suspeita de neoplasia do intestino grosso, recrutados durante a campanha, foram encaminhados à Santa Casa e avaliados por médicos, exame físico e posteriormente exames complementares, como hemograma e pesquisa de sangue oculto, glicemia, creatinina, coagulograma, avaliação anestésica e colonoscopia.

Os demais pacientes que apresentaram anemia, mas não foram encontrados neste rastreamento causa intestinal, foram encaminhados para Hematologia da Santa Casa, que continuará a investigação até concluir o diagnóstico.

Direcionado à orientação e prevenção da doença, a campanha contou com um protótipo de intestino gigante, aberto à visitação pública. As visitas orientaram e explicaram aos visitantes as principais patologias intestinais e seus sinais, sintomas, diagnóstico, exames e orientação de medidas preventivas contra a doença.

A campanha “De Olho no Câncer de Intestino” é promovida pela Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, com o apoio das secretarias municipais da Saúde e Educação de Ribeirão Preto.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.
- PUBLICIDADE -