Início Saúde Secretaria da Saúde e Santa Casa fazem mutirão de colonoscopia

Secretaria da Saúde e Santa Casa fazem mutirão de colonoscopia

- continua após a publicidade -

Dentro da 3ª etapa da campanha “De Olho no Câncer de Intestino”, que aconteceu em julho e entrevistou mais de mil pessoas, a Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, rastreou pacientes de risco com suspeita de neoplasia do intestino grosso e até agora, um mutirão realizou 120 colonoscopias para tratar a doença.

O secretário Municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, disse que há pacientes aguardando seis meses pelo exame. “A campanha teve dois objetivos: atender a demanda reprimida e diagnosticar casos e rapidamente tratá-los. Quando a doença é descoberta no início, o tratamento é muito mais eficaz e a chance de cura é muito maior”.

A Campanha

A campanha “De Olho no Câncer de Intestino”, aconteceu no Ribeirão Shopping, nos dias 1º e 2 de julho. Oito equipes com 12 profissionais entre médicos e acadêmicos de medicina, entrevistaram mais de mil pacientes sobre os hábitos de vida, calcularam o IMC (Índice de Massa Corpórea) e investigaram pessoas com fatores de risco para doenças no intestino.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Na segunda etapa, pacientes de risco ou com suspeita de neoplasia do intestino grosso, recrutados durante a campanha, foram encaminhados à Santa Casa e avaliados por médicos, exame físico e posteriormente exames complementares, como hemograma e pesquisa de sangue oculto, glicemia, creatinina, coagulograma, avaliação anestésica e colonoscopia.

Os demais pacientes que apresentaram anemia, mas não foram encontrados neste rastreamento causa intestinal, foram encaminhados para Hematologia da Santa Casa, que continuará a investigação até concluir o diagnóstico.

Direcionado à orientação e prevenção da doença, a campanha contou com um protótipo de intestino gigante, aberto à visitação pública. As visitas orientaram e explicaram aos visitantes as principais patologias intestinais e seus sinais, sintomas, diagnóstico, exames e orientação de medidas preventivas contra a doença.

A campanha “De Olho no Câncer de Intestino” é promovida pela Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, com o apoio das secretarias municipais da Saúde e Educação de Ribeirão Preto.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Ribeirão Preto inicia teste de ônibus 100% elétrico

População poderá testar veículo que possui ar condicionado e estará à disposição até agosto na cidade

Concurso de grafites mobiliza presos da Fundação Casa em Ribeirão Preto

Deveriam aprender a pintar paredes e quem sabe ajudar em reformas de escolas e praças publicas.

Vacina: Saiba quais documentos para comprovar comorbidades

A relação da documentação comprobatória está disponível no link e pode ser conferida

Daerp tem novo telefone de atendimento

O novo atendimento aos usuários do Daerp é gratuito e passa a funcionar 24 horas

Agenda maio/2021 Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

Sob regência do maestro Reginaldo Nascimento, os projetos Série Concertos Internacionais, Juventude tem Concerto e Ensaio Aberto serão exibidos em live
- PUBLICIDADE -