Início Saúde Secretaria da Saúde e Santa Casa fazem mutirão de colonoscopia

Secretaria da Saúde e Santa Casa fazem mutirão de colonoscopia

- continua após a publicidade -

Dentro da 3ª etapa da campanha “De Olho no Câncer de Intestino”, que aconteceu em julho e entrevistou mais de mil pessoas, a Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, rastreou pacientes de risco com suspeita de neoplasia do intestino grosso e até agora, um mutirão realizou 120 colonoscopias para tratar a doença.

O secretário Municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, disse que há pacientes aguardando seis meses pelo exame. “A campanha teve dois objetivos: atender a demanda reprimida e diagnosticar casos e rapidamente tratá-los. Quando a doença é descoberta no início, o tratamento é muito mais eficaz e a chance de cura é muito maior”.

A Campanha

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A campanha “De Olho no Câncer de Intestino”, aconteceu no Ribeirão Shopping, nos dias 1º e 2 de julho. Oito equipes com 12 profissionais entre médicos e acadêmicos de medicina, entrevistaram mais de mil pacientes sobre os hábitos de vida, calcularam o IMC (Índice de Massa Corpórea) e investigaram pessoas com fatores de risco para doenças no intestino.

Na segunda etapa, pacientes de risco ou com suspeita de neoplasia do intestino grosso, recrutados durante a campanha, foram encaminhados à Santa Casa e avaliados por médicos, exame físico e posteriormente exames complementares, como hemograma e pesquisa de sangue oculto, glicemia, creatinina, coagulograma, avaliação anestésica e colonoscopia.

Os demais pacientes que apresentaram anemia, mas não foram encontrados neste rastreamento causa intestinal, foram encaminhados para Hematologia da Santa Casa, que continuará a investigação até concluir o diagnóstico.

Direcionado à orientação e prevenção da doença, a campanha contou com um protótipo de intestino gigante, aberto à visitação pública. As visitas orientaram e explicaram aos visitantes as principais patologias intestinais e seus sinais, sintomas, diagnóstico, exames e orientação de medidas preventivas contra a doença.

A campanha “De Olho no Câncer de Intestino” é promovida pela Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, com o apoio das secretarias municipais da Saúde e Educação de Ribeirão Preto.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Novembro Azul alerta para diagnóstico e tratamento do câncer durante a pandemia

Ações on-line vão chamar a atenção dos homens para a saúde, já que 50 mil brasileiros deixaram de receber o diagnóstico de câncer na pandemia

Caso Marcius Melhem: De humorista sem graça a assédiador sexual

Estranho é ver os lacradores, que falam em respeito, mas não conseguem o mínimo do que vomitam pelos quatro cantos

Semana ‘Lixo Zero’ em Ribeirão Preto acontece até o dia 1º de novembro

Evento nacional traz atrações gratuitas e inteiramente virtuais

240 mil vagas em cursos gratuitos no primeiro Mutirão de Qualificação profissional de São Paulo

São mais de 30 opções de cursos em áreas como varejo, gestão, tecnologia e economia criativa; oportunidades são voltadas para a qualificação profissional para o mercado de trabalho, a jovens e a quem quer empreender

A magia está no ar! Halloween com Lua Cheia

A segunda Lua Cheia que acontece no Dia das Bruxas será no signo de Touro onde o planeta Urano também se encontra e como é um planeta revolucionário e ligado a inovação social e tecnologia