InícioSaúdeSecretaria da Saúde alerta pessoas que ainda não se vacinaram contra a...

Secretaria da Saúde alerta pessoas que ainda não se vacinaram contra a febre amarela

- continua após a publicidade -

Com a divulgação de casos confirmados de febre amarela em primatas não humanos e em humanos na região da Grande São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto tranquiliza a população e informa que no ano de 2017, foram aplicadas 96.206 doses das vacinas. Em 2017 nenhum caso da doença foi registrado na cidade.

Mesmo sem casos registrados na cidade, a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde tem mantido as atividades de envio de material coletado de macacos para exames para febre amarela.

Foram encaminhados, até dezembro de 2017, 161 amostras para exames e dessas apenas duas amostras se mostraram positivas em janeiro do ano passado. Todos os outros resultados recebidos até o momento (150 resultados) foram negativos para a doença.

Embora a cobertura vacinal tenha atingido quase 100% do público alvo, a Secretaria da Saúde alerta quem ainda não se vacinou a procurar as unidades de saúde.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A diretora do departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento da secretaria, Luzia Márcia Romagnoli Passos, afirma que Ribeirão Preto apresenta elevada cobertura vacinal.

“Desde 1992 nosso município é considerado como área de recomendação para vacinação. Por isso houve muito comprometimento de todos os profissionais envolvidos nas campanhas”, explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

Luzia Márcia relata ainda que o acumulado de doses aplicadas desde então, contabiliza mais de 840.000 doses aplicadas como primeira dose em Ribeirão Preto. A orientação do Ministério da Saúde é de apenas uma dose de vacina para a proteção contra a doença.

“No entanto, por estarmos no período do ano onde ocorre maior circulação viral do vírus da febre amarela entre os primatas não humanos, reiteramos a orientação para todos os munícipes que ainda não se vacinaram, que procurem às salas de vacina das unidades de saúde para receberem a vacina” alerta.

quem encontrar um macaco morto deve telefonar para 3628-2015 e 3626-6596, para o recolhimento e envio para exames.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Governo Lula Suspende ou Encerra Mais de 57 mil Benefícios do INSS

Essas ações de monitoramento resultaram em um impacto financeiro de R$ 750,85 milhões, referentes a pagamentos. Isso inclui bloqueio de crédito, suspensão ou cessação de benefícios.

BC Aperfeiçoa Segurança do Pix e Define Data para Pix Automático

Para pagadores, o Pix Automático oferece uma forma de pagamento recorrente sem necessidade de autenticação a cada transação, mediante autorização prévia.

Educação de SP divulga datas do Provão Paulista Seriado 2024

Para a 3ª série do Ensino Médio, a prova que dá acesso direto ao ensino superior será aplicada em 30 e 31 de outubro; Saresp para Ensino Fundamental também tem datas definidas

Após 12 Anos, BNDES Abre Concurso para Nível Superior com Cotas para Pessoas Negras e PcD

Este concurso oferece 150 vagas imediatas e outras 750 para formação de cadastro de reserva. O edital foi publicado nesta segunda-feira, 22 de julho, no Diário Oficial da União e está

Nipah: Causas e Sintomas do Vírus Sem Cura com Potencial Pandêmico

Não há tratamentos específicos ou vacinas para o vírus Nipah. O protocolo atual para os infectados é controlar os sintomas, como convulsões e pneumonia.
- PUBLICIDADE -