InícioSaúdeSecretaria da Saúde alerta pessoas que ainda não se vacinaram contra a...

Secretaria da Saúde alerta pessoas que ainda não se vacinaram contra a febre amarela

- continua após a publicidade -

Com a divulgação de casos confirmados de febre amarela em primatas não humanos e em humanos na região da Grande São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto tranquiliza a população e informa que no ano de 2017, foram aplicadas 96.206 doses das vacinas. Em 2017 nenhum caso da doença foi registrado na cidade.

Mesmo sem casos registrados na cidade, a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde tem mantido as atividades de envio de material coletado de macacos para exames para febre amarela.

Foram encaminhados, até dezembro de 2017, 161 amostras para exames e dessas apenas duas amostras se mostraram positivas em janeiro do ano passado. Todos os outros resultados recebidos até o momento (150 resultados) foram negativos para a doença.

Embora a cobertura vacinal tenha atingido quase 100% do público alvo, a Secretaria da Saúde alerta quem ainda não se vacinou a procurar as unidades de saúde.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A diretora do departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento da secretaria, Luzia Márcia Romagnoli Passos, afirma que Ribeirão Preto apresenta elevada cobertura vacinal.

“Desde 1992 nosso município é considerado como área de recomendação para vacinação. Por isso houve muito comprometimento de todos os profissionais envolvidos nas campanhas”, explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

Luzia Márcia relata ainda que o acumulado de doses aplicadas desde então, contabiliza mais de 840.000 doses aplicadas como primeira dose em Ribeirão Preto. A orientação do Ministério da Saúde é de apenas uma dose de vacina para a proteção contra a doença.

“No entanto, por estarmos no período do ano onde ocorre maior circulação viral do vírus da febre amarela entre os primatas não humanos, reiteramos a orientação para todos os munícipes que ainda não se vacinaram, que procurem às salas de vacina das unidades de saúde para receberem a vacina” alerta.

quem encontrar um macaco morto deve telefonar para 3628-2015 e 3626-6596, para o recolhimento e envio para exames.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Camping e Restaurante Vale dos Sonhos

Uma opção para passar os feriados ou então dar aquela fugidinha de final de semana, a uma hora de Ribeirão Preto, o local oferece diversão e descanso para toda família

Agendamento: 1ª DOSE em crianças de 9 a 11 anos aberto nesta segunda-feira (24)

Serão disponibilizadas seis mil vagas e vacinação acontecerá na terça-feira, dia 25 de janeiro

Oportunidades: Comece a semana buscando seus objetivos

Há oportunidades para diversas áreas em Ribeirão Preto, Sertãozinho, Serrana. Veja como se candidatar e boa sorte. Compartilhe com amigos que estão precisando.

Colégio Metodista suspende atividades em Ribeirão Preto

Instituição contava com 122 anos de atuação na cidade encerra atividades por conta da situação financeira da instituição de ensino. A economia vemos depois.

O fundo do posso sem fundo: Fiocruz indica atenção com dengue

Períodos chuvosos atrelados ao calor são favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, que é também transmissor do vírus da zika e chikungunya.
- PUBLICIDADE -