Início Saúde Secretaria da Saúde alerta pessoas que ainda não se vacinaram contra a...

Secretaria da Saúde alerta pessoas que ainda não se vacinaram contra a febre amarela

Com a divulgação de casos confirmados de febre amarela em primatas não humanos e em humanos na região da Grande São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto tranquiliza a população e informa que no ano de 2017, foram aplicadas 96.206 doses das vacinas. Em 2017 nenhum caso da doença foi registrado na cidade.

Mesmo sem casos registrados na cidade, a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde tem mantido as atividades de envio de material coletado de macacos para exames para febre amarela.

Foram encaminhados, até dezembro de 2017, 161 amostras para exames e dessas apenas duas amostras se mostraram positivas em janeiro do ano passado. Todos os outros resultados recebidos até o momento (150 resultados) foram negativos para a doença.

Embora a cobertura vacinal tenha atingido quase 100% do público alvo, a Secretaria da Saúde alerta quem ainda não se vacinou a procurar as unidades de saúde.

A diretora do departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento da secretaria, Luzia Márcia Romagnoli Passos, afirma que Ribeirão Preto apresenta elevada cobertura vacinal.

“Desde 1992 nosso município é considerado como área de recomendação para vacinação. Por isso houve muito comprometimento de todos os profissionais envolvidos nas campanhas”, explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

Luzia Márcia relata ainda que o acumulado de doses aplicadas desde então, contabiliza mais de 840.000 doses aplicadas como primeira dose em Ribeirão Preto. A orientação do Ministério da Saúde é de apenas uma dose de vacina para a proteção contra a doença.

“No entanto, por estarmos no período do ano onde ocorre maior circulação viral do vírus da febre amarela entre os primatas não humanos, reiteramos a orientação para todos os munícipes que ainda não se vacinaram, que procurem às salas de vacina das unidades de saúde para receberem a vacina” alerta.

quem encontrar um macaco morto deve telefonar para 3628-2015 e 3626-6596, para o recolhimento e envio para exames.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

.

Comércio de Ribeirão Preto terá abertura facultativa no feriado municipal de quarta-feira (20)

O SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista e a CDL Ribeirão Preto – Câmara de Dirigentes Lojistas informam que o comércio terá abertura facultativa na próxima quarta-feira (20)

Projeto Guri abre temporada de matrículas e oferece mais de 18 mil vagas para os polos do interior e litoral do Estado de São...

A manifestação de interesse para novos alunos e alunas do Projeto Guri - maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo - será realizada de 25 de janeiro a 26 de fevereiro

Banhos de limpeza energética para começar 2021 com tudo

Terapeuta e benzedeira Jacqueline Naylah ensina como as ervas, sal grosso, pétalas de rosas e até os cristais podem proteger as energias e proporcionar bem-estar a quem realiza

Daerp tem atendimento online e por e-mail

Usuários podem fazer todos os pedidos pelo site ou buscar informações por e-mail, sem ter que ir ao atendimento presencial

Enem 2020: 51,5% dos inscritos no Enem não comparecem ao exame

Do total de 5.523.029 inscritos, 2.842.332 faltaram às provas