Início Saúde Secretaria da Saúde alerta para aumento de casos de AIDS em Ribeirão...

Secretaria da Saúde alerta para aumento de casos de AIDS em Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

Dados epidemiológicos da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde apontam um crescente aumento dos casos de infecção pelo HIV entre os jovens e adolescentes de Ribeirão Preto, nos últimos oito anos.

O levantamento aponta que entre 2007 e 2015, a taxa de detecção da infecção pelo HIV na cidade aumentou 220% entre os meninos na faixa etária de 15 a 19 anos, e 570% na faixa entre 20 e 24 anos.

Se considerado apenas o ano de 2016, ocorreram 207 notificações de infecção pelo HIV, sendo que 89 (43%) eram de jovens até 29 anos.

A coordenadora do programa municipal de DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais, Lis Aparecida de Souza Neves, explica que embora entre as meninas não tenha ocorrido aumento significativo, tem se observado também situações de vulnerabilidade em que elas engravidam e descobrem a infecção durante a gravidez, colocando em risco também o bebê.

“Este aumento vem ocorrendo em todo o país”, explica a coordenadora do programa. Ela disse ainda que, além do HIV, o Departamento Nacional de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais alerta para o risco de propagação de outras doenças, como HPV, herpes genital, gonorreia, hepatite B e C e, especialmente, sífilis.

“Os dados preocupam, pois os jovens conhecem as formas de prevenção, mas optam por não utilizá-las. Muitos acreditam que o não uso da camisinha é devido ao sentimento de invencibilidade da juventude e a falta de estímulo familiar, além das questões de romance ainda muito comum principalmente entre as garotas”, ressalta Lis Neves.

A especialista adverte que conversar sobre sexualidade no âmbito familiar ainda é um tabu, dificultando a introdução do hábito desse cuidado com a saúde na vida do jovem.

“É comum os pais temerem que falar sobre o assunto vá despertar a sexualidade dos filhos, mas esquecem que o tema é presença constante na televisão, na música e na internet.”

A coordenadora do programa Municipal de DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais  disse ainda que, da mesma forma, as escolas também receiam abordar o assunto, pois além de temerem a reação dos pais, muitos educadores acreditam que não é tema para ser discutido no contexto escolar. Assim, o jovem fica à mercê das suas próprias buscas, sendo que muitas vezes descobre tardiamente importância da prevenção.

“Acreditamos que todos os espaços de convivência dos jovens devam ser aproveitados para fomentar a participação juvenil, para que os adolescentes e jovens possam atuar como sujeitos transformadores da realidade.”

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Comércio de Ribeirão Preto terá abertura facultativa no feriado municipal de quarta-feira (20)

O SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista e a CDL Ribeirão Preto – Câmara de Dirigentes Lojistas informam que o comércio terá abertura facultativa na próxima quarta-feira (20)

Projeto Guri abre temporada de matrículas e oferece mais de 18 mil vagas para os polos do interior e litoral do Estado de São...

A manifestação de interesse para novos alunos e alunas do Projeto Guri - maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo - será realizada de 25 de janeiro a 26 de fevereiro

Banhos de limpeza energética para começar 2021 com tudo

Terapeuta e benzedeira Jacqueline Naylah ensina como as ervas, sal grosso, pétalas de rosas e até os cristais podem proteger as energias e proporcionar bem-estar a quem realiza

Daerp tem atendimento online e por e-mail

Usuários podem fazer todos os pedidos pelo site ou buscar informações por e-mail, sem ter que ir ao atendimento presencial

Enem 2020: 51,5% dos inscritos no Enem não comparecem ao exame

Do total de 5.523.029 inscritos, 2.842.332 faltaram às provas
- PUBLICIDADE -