InícioSaúdeSecretaria da Saúde abre inscrições para curso de formação para educadores físicos

Secretaria da Saúde abre inscrições para curso de formação para educadores físicos

- continua após a publicidade -

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do programa de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas não Transmissíveis, abriu inscrições para o Ciclo de Formação Continuada em Saúde para Educadores Físicos.

O objetivo é fortalecer o conhecimento acadêmico dos profissionais em educação física sobre doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), com enfoque em Síndrome Metabólica: Definição, Complicações e a Influência do Exercício Físico na Prevenção e Tratamento de Comorbidades Associadas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.

Serão aceitas doações de sabonete e xampu infantil, fraldas e roupas usadas e/ou novas de crianças.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O curso será realizado no dia 1º de setembro, das 14 às 17h, na Universidade Paulista (Unip), com emissão de certificado aos participantes.

As doenças crônicas não transmissíveis constituem o maior problema global de saúde e têm gerado elevado número de mortes prematuras, perda de qualidade de vida e incapacidades. As DCNT são de etiologia multifatorial e compartilham vários fatores de riscos, dentre eles tabagismo, inatividade física, alimentação inadequada, obesidade, dislipidemia e consumo de álcool.

A coordenadora do Programa de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas não Transmissíveis, Rute Casas Garcia, explica que o melhor entendimento dos mecanismos de algumas doenças requer atenção especial e que o profissional de educação física deve se aprofundar em alguns conceitos para que desenvolva com competência suas funções.

“A avaliação e prescrição de exercícios por educadores físicos compreendem situações diversas e reforçam que o educador incorpore, em suas práticas, ações de enfrentamento para avaliar e prevenir os agravos em situações onde os alunos apresentam doenças que requerem atenção especial, como no caso da hipertensão e do diabetes”, disse.

Os principais temas focarão a influência do estilo de vida ativo no contexto das DCNT, a fisiologia e prescrição do exercício físico na prevenção e controle da hipertensão arterial, a atividade física e diabetes, síndrome metabólica: definição, complicações e a influência do exercício físico na prevenção e tratamento de comorbidades associadas.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19

Dados são Vigilância Epidemiológica, que conclama a população a procurar os postos de vacinação e manter o controle da doença

“Concertos Internacionais” apresenta homenagem a Astor Piazzolla

Concerto será transmitido no dia 23 de outubro, às 19h, como parte das comemorações de 91 anos do Theatro Pedro II

Nogueira quer que você receba agua do Rio Pardo nas torneiras

Hoje a agua do DAERP é do aquífero guarani, uma agua mineral será substituída por aguas do Rio Pardo. Você aprova esta mudança?

Atenção: Alerta para tentativa de golpe contra aposentados

Instituto de Previdência orienta beneficiários a não informar dados pessoais ou bancários

Ditador Moraes manda prender e extraditar Allan dos Santos

Se não estamos vivendo em uma ditadura do judiciário, o que se compara com atitudes destes loucos? Maduro, Chaves, Alexandre de Moraes...
- PUBLICIDADE -