InícioSaúdeSecretaria da Saúde abre inscrições para curso de formação para educadores físicos

Secretaria da Saúde abre inscrições para curso de formação para educadores físicos

- continua após a publicidade -

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do programa de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas não Transmissíveis, abriu inscrições para o Ciclo de Formação Continuada em Saúde para Educadores Físicos.

O objetivo é fortalecer o conhecimento acadêmico dos profissionais em educação física sobre doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), com enfoque em Síndrome Metabólica: Definição, Complicações e a Influência do Exercício Físico na Prevenção e Tratamento de Comorbidades Associadas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.

Serão aceitas doações de sabonete e xampu infantil, fraldas e roupas usadas e/ou novas de crianças.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O curso será realizado no dia 1º de setembro, das 14 às 17h, na Universidade Paulista (Unip), com emissão de certificado aos participantes.

As doenças crônicas não transmissíveis constituem o maior problema global de saúde e têm gerado elevado número de mortes prematuras, perda de qualidade de vida e incapacidades. As DCNT são de etiologia multifatorial e compartilham vários fatores de riscos, dentre eles tabagismo, inatividade física, alimentação inadequada, obesidade, dislipidemia e consumo de álcool.

A coordenadora do Programa de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas não Transmissíveis, Rute Casas Garcia, explica que o melhor entendimento dos mecanismos de algumas doenças requer atenção especial e que o profissional de educação física deve se aprofundar em alguns conceitos para que desenvolva com competência suas funções.

“A avaliação e prescrição de exercícios por educadores físicos compreendem situações diversas e reforçam que o educador incorpore, em suas práticas, ações de enfrentamento para avaliar e prevenir os agravos em situações onde os alunos apresentam doenças que requerem atenção especial, como no caso da hipertensão e do diabetes”, disse.

Os principais temas focarão a influência do estilo de vida ativo no contexto das DCNT, a fisiologia e prescrição do exercício físico na prevenção e controle da hipertensão arterial, a atividade física e diabetes, síndrome metabólica: definição, complicações e a influência do exercício físico na prevenção e tratamento de comorbidades associadas.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Valor bloqueado de manifestantes sobe para R$ 18,5 milhões

A Justiça Federal autorizou hoje (21) novos bloqueios de bens de suspeitos de financiar os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes...

José Dirceu propõe reestruturar papel dos militares no Brasil

Militares precisam voltar para os quartéis e sair de órgãos do governo, sugere. José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil de Lula,...

Lula quer endurecer penas para crimes ‘contra a democracia’

O Ministério da Justiça e Segurança Pública trabalha em uma proposta para endurecer as punições para crimes “contra a democracia”. O projeto, ainda a...

Lula nomeia novo comandante do Exército; Saiba quem é o General Tomás

O governo federal anunciou na tarde deste sábado (21) que o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva é novo comandante do Exército. O ex-comandante Militar...

General demitido por Lula reúne Alto Comando do Exército

Objetivo é anunciar a decisão do presidente de demiti-lo
- PUBLICIDADE -