InícioSaúdeSaúde Mental: alimentação de qualidade previne e auxilia o tratamento de distúrbios

Saúde Mental: alimentação de qualidade previne e auxilia o tratamento de distúrbios

Nutricionista da Cuida Bem alerta sobre importância e benefícios de consumo correto de nutrientes para mente

- continua após a publicidade -

Em 10 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental e a alimentação é fator importante para manter o equilíbrio nesse campo, porém, em algumas situações, ainda é negligenciada ou pouco relacionada ao tema no dia a dia. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), órgão vinculado à Organização Mundial da Saúde, as condições da sanidade mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idade entre 10 e 19 anos. As consequências de não abordar a qualidade da saúde psicológica dos adolescentes se estendem à idade adulta, os prejudicando, inclusive, fisicamente.

Bruna Pavão, nutricionista da Cuida Bem, marca de produtos saudáveis, explica que os distúrbios alimentares estão entre as enfermidades que mais afetam os jovens, começando, muitas vezes, na infância. “Estudos indicam que crianças acostumadas a comer demais estão mais predispostas a desenvolverem obesidade e compulsão alimentar na adolescência e na fase adulta. Da mesma forma, crianças que se alimentam mal têm maior risco para desenvolver anorexia”, explica.

Segundo a especialista, a falta de conhecimento sobre a influência da alimentação na saúde mental é, ainda, um fator de risco para o aumento de casos. Ela conta que alguns nutrientes, vitaminas e minerais são fundamentais para que todos os processos químicos que acontecem no cérebro sejam adequados, e a deficiência deles podem, sim, ser atreladas ao surgimento dos distúrbios.

Por isso, é recomendado inserir na dieta nutrientes variados e gorduras boas como o Ômega 3, que está associado à regulação do bom funcionamento das células cerebrais, o que significa prevenir contra a falta de memória, melhorar a concentração e o desempenho cerebral. Também é indicado o consumo de vitaminas B12 e B9, essenciais para a produção de neurotransmissores, células responsáveis pelo envio de mensagens para o cérebro e que regulam todo o organismo.

“Consumir opções de mix de nuts, com amendoim, castanhas e amêndoas, é muito indicado porque os produtos contêm um pouco de tudo do que é preciso para regular o funcionamento do organismo e do sistema mental. A praticidade, efetividade e sabor agradável também são pontos favoráveis para quem tem uma rotina corrida e não sabe por onde começar a cuidar da alimentação”, orienta Bruna.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Além dos distúrbios alimentares, como anorexia, bulimia e obesidade, a nutricionista alerta que a má alimentação aumenta as chances de aparecimento de outras doenças de origem psicológicas, como ansiedade, depressão e transtornos de humor, por estarem relacionadas à possível deficiência de nutrientes que liberam serotonina, o hormônio da felicidade e do prazer.

“Alguns exemplos de produtos que ajudam nessa liberação hormonal é a banana, o chocolate e, novamente, o amendoim, as castanhas e as amêndoas. Para variar esse consumo, barrinhas de nuts podem ser uma segunda alternativa, pois há opções que contêm todos esses produtos juntos”, esclarece Bruna. Outros grandes aliados são os alimentos com vitamina D e fibras, como espinafre, brócolis, frutos do mar, semente de chia e linhaça.

A atenção com o que comemos deve estar em todos os momentos.  Para quem já vivenciou alguma dessas doenças, o que está no cardápio diário também ajuda na reabilitação das enfermidades. Nesses casos, frutas, legumes e verduras diminuem o estresse oxidativo e os processos inflamatórios presentes no organismo de pacientes com problemas neurológicos.

“Não podemos esquecer também que quando falamos em alimentação o recomendado é que ela esteja associada a atividades físicas, pois a junção dos esforços proporciona a redução dos níveis de hormônios estressantes, como adrenalina, noradrenalina e o cortisol. A nossa mente precisa ser tratada como uma extensão do corpo”, reforça a especialista da Cuida Bem.

Sobre a Santa Helena

Uma das mais importantes indústrias de amendoim da América Latina, a Santa Helena é reconhecida pela tradição, qualidade e procedência de seus produtos. A empresa possui um vasto portfólio, com itens de referência nacional, como Paçoquita e Mendorato (amendoim japonês), campeões em vendas, entre tantas outras diferentes categorias, como a linha Troféu e as marcas de alimentação saudável Cuida Bem e First.

A Santa Helena leva o melhor do amendoim para todo o território nacional há mais de 75 anos e, desde 1997, exporta para os mercados mais exigentes do mundo, como Europa, América Latina e Ásia. A empresa caminha ao lado da inovação para atender às expectativas de seus consumidores, dessa forma, investe constantemente em tecnologia, melhoria de processos, na qualificação de seus colaboradores e em rigorosos métodos de controle de qualidade da matéria-prima. Com aproximadamente 1.300 colaboradores, o complexo industrial da Santa Helena está localizado em Ribeirão Preto, no interior paulista. Mais informações em www.santahelena.com

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Grupo Teatral de Ribeirão Preto Apresenta Espetáculo Selecionado para Festival no Chile

O grupo Gitirana Produções apresenta neste sábado, 27 de abril, às 19 horas, no Teatro Santarosa, o espetáculo "Lesados". Esta peça foi selecionada para o 17º FINTDAZ (Festival Internacional de Teatro y Danza) em Iquique

Ser Gentil no Dia a Dia Favorece a Saúde Mental

Um abraço caloroso, um sorriso sincero ou um simples "bom dia" têm o poder de transformar o dia de alguém.

Agrishow vem com tecnologia e novos equipamentos

As mais novas tecnologias serão apresentadas na Agrishow 2024, progame-se

Motorola Edge 50 Pro é Lançado no Brasil com Oferta Especial para o Dia das Mães

O Motorola Edge 50 Pro, conhecido pelo design premium, funcionalidades de primeira linha e recursos avançados de IA, já está disponível para compra no Brasil na Loja Online da Motorola

Agrishow 2024: Informações sobre Mudanças no Anel Viário

Durante a 29ª edição da Agrishow, que acontece entre 29 de abril e 3 de maio, o trânsito no Anel Viário de Ribeirão Preto sofrerá alterações significativas devido ao aumento do fluxo de veículos.
- PUBLICIDADE -