InícioSaúdeSaúde alerta para necessidade de vacinação contra febre amarela a quem vai...

Saúde alerta para necessidade de vacinação contra febre amarela a quem vai para o litoral

- continua após a publicidade -

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, alerta a população de Ribeirão Preto que pretende viajar para o litoral ou Baixada Santista no feriado de 15 de novembro para a vacinação contra febre amarela, pelo menos dez dias antes da viagem. Esse é o tempo que a vacina leva para fazer efeito e proteger contra a doença.

A recomendação é necessária, segundo o Departamento, por causa da morte de um homem de 26 anos, registrada pelo Instituto Adof Lutz na última segunda-feira, na região rural de Caraguatatuba, litoral norte do Estado de São Paulo.

A coordenadora do Programa de Imunização da pasta, Mayra Fernanda de Oliveira, explica que, além dessa região onde foi constatado o óbito pela doença, a vacina está indicada para todos os municípios do Estado e alerta para as pessoas se vacinarem.

“A orientação é para as pessoas que irão viajar para essa região, para as pessoas que permanecerão na cidade, precisam tomar uma dose da vacina, mas ficar atento quem irá viajar para o litoral, a vacina leva em torno de dez dias para fazer efeito de proteção contra a doença”, alerta.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A coordenadora lembra, ainda, que uma única dose da vacina imuniza a pessoa para a vida inteira.

“Antes a recomendação era a vacinação de dez em dez anos, mas isso mudou. Quem tomou uma dose está protegido pelo resto da vida. Para quem não tem certeza se tomou ou não, pode procurar se informar em uma das 36 salas de vacinas de Ribeirão, no site da Prefeitura ou pelo aplicativo ‘Saúde Digital’”, orienta Mayra Fernanda.

A contraindicação da vacina contra febre amarela é para gestantes, pessoas com alergia aos componentes da vacina e acometidas por problemas no sistema imunológico, como portadores de câncer em tratamento, aids, entre outros. Essas pessoas devem buscar orientação com seus médicos.

Ribeirão Preto não registra caso de febre amarela desde 2016.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.

🏫💼 Investimentos em Educação: 29 Obras em Escolas Estaduais para Ribeirão Preto e Região

Nos últimos 15 meses, o Governo de São Paulo realizou um feito notável na área da educação, entregando uma média de duas obras por dia em escolas estaduais.

🏛️🤝 Ribeirão Preto recebe a 86ª Reunião Geral da FNP

Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, teve início a 86ª reunião geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em Ribeirão Preto.

🏝️🍽️ 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia começa hoje em Ilhabela com os melhores restaurantes da região!

Hoje (18 de abril) marca o início do 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia - Edição Ilhabela, que reúne os principais restaurantes e quiosques do arquipélago. @saboresdapraiabr

Agrishow: Melhorias na Fluidez do Tráfego na Região da Feira!

Com foco na fluidez do tráfego, segurança dos usuários e agilidade operacional, a Entrevias Concessionária de Rodovias estará atuando de forma preventiva e ostensiva durante os cinco dias da 29ª Agrishow
- PUBLICIDADE -