InícioSaúdeSamu opera com número de ambulâncias acima do preconizado pelo Ministério da...

Samu opera com número de ambulâncias acima do preconizado pelo Ministério da Saúde

- continua após a publicidade -

Ribeirão Preto opera com praticamente o dobro de ambulâncias que o número preconizado pelo Ministério da Saúde, por meio da portaria nº 1.864.

De acordo com a portaria, cada município deve ter uma Unidade de Suporte Básico (USB) para cada grupo de 100 mil a 150 mil habitantes. Considerando-se o grupo de 100 mil, o município precisaria contar com 6,6 ambulâncias, quando tem 11 em circulação.

São duas USBs em cada unidade Básica Distrital de Saúde (UBDSs) – incluindo da do Castelo Branco, uma na Unidade Básica de Saúde de Bonfim Paulista e duas Unidades de Suporte Avançado (USAs) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da avenida 13 de maio.

A Secretaria Municipal da Saúde mantém também duas ambulâncias que fazem o transporte de pacientes entre unidades de saúde. Tem ainda uma USA na reserva técnica que chegou à cidade em janeiro deste ano aguarda a contratação de seguro.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

No caso da USA, a portaria prevê que cada unidade deve atender de 400 mil a 450 mil habitantes. Assim, a capacidade do município é para 900 mil habitantes, já que opera com duas unidades, quando a população é de pouco mais de 666 mil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Mesmo com as 10 unidades de suporte básico fora de operação, por estarem em manutenção, as 15 ambulâncias operam acima da proporção exigida pela Portaria do Ministério da Saúde”, explica Jane Aparecida Cristina, da Secretaria de Saúde.

As 10 ambulâncias que estão em manutenção, em oficina mecânica, são USBs. As unidades de reserva estão suprindo as unidades que estão em manutenção. Esta logística já é prevista pela coordenação do Samu para atender sem prejuízo a população.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Fábrica clandestina de cigarros é fechada

O espaço era grande e tinha total estrutura para produção irregular dos cigarros e até mesmo para venda com "Caixas, maquinários, embalagens, uma estrutura completa.

Ipem-SP detecta fraude em veículo-tanque em Ribeirão Preto

A Polícia Militar foi acionada após a constatação da fraude

SÃO TOMÉ DAS LETRAS: O QUE FAZER NA CIDADE MÍSTICA DE MINAS GERAIS

Dica de turismo para você fugir da cidade e passar um final de semana ou se programar para o próximo feriado.

Museu Casa de Portinari promove Música no Coreto, neste sábado (18)

Realizada na praça Martim Moreira, a apresentação contará com repertório de música popular; gratuita e respeitando todos os protocolos de segurança

ShoppingSantaÚrsula recebe a exposição “Arte que Fala”

Com curadoria da artista plástica e educadora Cristiane Cordeiro, mostra reúne cinco latas ilustrativas, com uma mensagem e link para palestras que fizeram parte da Feira Internacional do Livro 2021
- PUBLICIDADE -