Início Saúde Samu opera com número de ambulâncias acima do preconizado pelo Ministério da...

Samu opera com número de ambulâncias acima do preconizado pelo Ministério da Saúde

- continua após a publicidade -

Ribeirão Preto opera com praticamente o dobro de ambulâncias que o número preconizado pelo Ministério da Saúde, por meio da portaria nº 1.864.

De acordo com a portaria, cada município deve ter uma Unidade de Suporte Básico (USB) para cada grupo de 100 mil a 150 mil habitantes. Considerando-se o grupo de 100 mil, o município precisaria contar com 6,6 ambulâncias, quando tem 11 em circulação.

São duas USBs em cada unidade Básica Distrital de Saúde (UBDSs) – incluindo da do Castelo Branco, uma na Unidade Básica de Saúde de Bonfim Paulista e duas Unidades de Suporte Avançado (USAs) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da avenida 13 de maio.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A Secretaria Municipal da Saúde mantém também duas ambulâncias que fazem o transporte de pacientes entre unidades de saúde. Tem ainda uma USA na reserva técnica que chegou à cidade em janeiro deste ano aguarda a contratação de seguro.

No caso da USA, a portaria prevê que cada unidade deve atender de 400 mil a 450 mil habitantes. Assim, a capacidade do município é para 900 mil habitantes, já que opera com duas unidades, quando a população é de pouco mais de 666 mil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Mesmo com as 10 unidades de suporte básico fora de operação, por estarem em manutenção, as 15 ambulâncias operam acima da proporção exigida pela Portaria do Ministério da Saúde”, explica Jane Aparecida Cristina, da Secretaria de Saúde.

As 10 ambulâncias que estão em manutenção, em oficina mecânica, são USBs. As unidades de reserva estão suprindo as unidades que estão em manutenção. Esta logística já é prevista pela coordenação do Samu para atender sem prejuízo a população.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Justiça bloqueia R$ 29 milhões em bens de Doria em ação por improbidade

PSDB e sua fake: Doria gastou com propaganda pessoal o equivalente a 21% do total empregado nas obras de asfalto.

Padaria Pet abre unidade em Ribeirão Preto

Loja é a 9ª franquia da rede, que terá tratamento de aromaterapia, espaço para aniversário pet, petiscaria gourmet para cães e gatos como, pipoca, bolo de caneca, cerveja e café

TEL abre 300 vagas de emprego em São Paulo

Home Office: Processo seletivo oferece oportunidades em telemarketing para vendas; empresa já emprega 15 mil profissionais no Brasil

68% dos lojistas apontam aumento nas vendas, após seis meses de quarentena

Setor de eletrônicos foi o mais beneficiado, segundo FCDLESP; apenas 15% das micro e pequenas empresas conseguiram o PRONAMPE

AGU confirma impedimento de cultivo doméstico de Cannabis sativa

Morador acionou a Justiça para obter autorização para cultivar planta em casa, o que é vedado pela legislação