Início Saúde Ribeirão Preto tem instituto referência em terapia ABA para pessoas com Transtorno...

Ribeirão Preto tem instituto referência em terapia ABA para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Organização oferece apoio para pacientes com atrasos no desenvolvimento intelectual, de linguagem, e também capacitação e consultoria para as pessoas envolvidas com esse público

- continua após a publicidade -

Referência no desenvolvimento de pesquisa e no atendimento de pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista – o Instituo Abacare, nasceu em 2018 em Ribeirão Preto e oferece apoio intensivo para os pacientes que possuem deficiência intelectual e de linguagem

No instituto, que já atendeu mais de 1000 alunos desde sua fundação, são realizadas intervenções comportamentais, ensino, estágios, pesquisas, consultorias e capacitações, visando atender serviços em nível Municipal, Estadual e Federal. O Instituto recebe supervisão geral do Instituto Lahmiei – Autismo, da Universidade Federal de São Carlos, com a coordenação do Prof. Celso Goyos, que possui mais de 40 anos de experiência na área.

A frente da organização, estão as diretoras Profa. Dra. Giovana Escobal e a Psicóloga Dafne Fidelis. Ambas possuem sólida formação conceitual em pesquisa, atendimento e supervisão na área de Análise de Comportamento.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Uma das frentes da Abacare é acompanhamento de 40 horas semanais, onde a criança permanece por quase 8 horas diárias em tratamento na clínica. A metodologia utilizada é baseada na terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada), linha de tratamento que já foi cientificamente comprovada como a que apresenta mais eficácia e resultados positivos.

De acordo com as diretoras, a hipótese principal da ABA é que as crianças com autismo apresentam “bloqueios” que os impedem de desenvolver as habilidades diárias. Por isso, o papel do terapeuta é compreender e intervir no comportamento da criança, aplicando os princípios da análise do comportamento.

“O objetivo é ajudar as crianças a desenvolver habilidades linguísticas, cognitivas, sociais e de autoajuda. Para isso, repetição e reforço são usados para incentivar o comportamento desejado e desencorajar comportamentos inadequados. A terapia envolve os pais, família, escola, mediadores, terapeutas e geralmente é feito em ambientes do dia a dia da criança”, explicam.

Ainda de acordo com as especialistas, com ABA, as crianças autistas conseguem aprender habilidades que os programas educacionais tradicionais não ensinam. Por meio de instruções simples e claras, e tentativas repetidas feitas com ajuda de alguns materiais, é possível desenvolver a fala, a leitura, a escrita, a matemática e até o auto cuidado em portadores do autismo. A longo prazo, essas pessoas podem se tornar indivíduos independentes e prontos para o mercado de trabalho.

A Profa. Dra. Giovana Escobal e a Psicóloga Dafne Fidelis, também ministram cursos para quem deseja desenvolver as técnicas do ABA, as aulas são ministradas da Universidade Federal de São Carlos – Ufscar.

Ambas também realizam consultorias para clínicas que atendem, ou desejam atender o público autista.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Com localização privilegiada o Instituto está instalado na Av. Carlos Consoni, 791, no bairro Jardim Canada em Ribeirão Preto.

Mais informações sobre acompanhamentos, cursos e consultorias podem ser encontradas por meio do site http://www.abacare.com.br/, ou através do Facebook e Instagram @institutoabacare.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Professor da Cava do Bosque é preso por pedofilia em Ribeirão Preto

O homem foi preso em flagrante e prestou depoimento. Logo depois, foi encaminhado à cadeia de Serra Azul.

Prefeitura recorre de decisão judicial contra maior flexibilização em Ribeirão Preto

Mas até o julgamento do recurso, a cidade se mantém na fase amarela. Eles fazem que nos enganam e nós fazemos que acreditamos

Filho de Kátia Abreu, senador é acusado de estupro em SP

Seu Irajá é filho da Kátia Abreu. E agora militância lacradora, o que vão vão fazer com esta atitude "errática" ?

PT não vai apoiar candidatos no 2° turno em Ribeirão Preto

Antônio Alberto Machado, candidato do PT nas eleições, foi o sexto mais votado no pleito

Banco de Sangue de Ribeirão Preto celebra Dia Nacional do Doador de Sangue

Campanha "Vem doar" homenageia os Doadores de Sangue e chama a atenção da sociedade para a importância do gesto solidário que salva vidas