InícioSaúdeRibeirão Preto registra aumento de casos de dengue em dezembro

Ribeirão Preto registra aumento de casos de dengue em dezembro

Foram confirmados 80 casos no mês; mutirões de limpeza já recolheram mais de 50 toneladas de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti

- continua após a publicidade -

O Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (6) pelo Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, mostra que em dezembro de 2019 foram confirmados 80 casos de dengue em Ribeirão Preto. A comparação com o mesmo período de 2018, quando foram registrados 38 casos da doença, aponta aumento de 52,5%.

Já o número de casos em 2019 é de 14.189 pessoas infectadas pela doença. O número é 5.135,79% maior que o registrado no mesmo período de 2018, quando ocorreram 271 registros de dengue.

 Arrastões nos finais de semana

Os mutirões de limpeza, empreendidos semanalmente pela cidade ao longo do ano passado, já recolheram mais de 50 toneladas de entulhos que acumulam água parada, potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, afirma que o trabalho de combate e prevenção à doença na cidade está sendo feito sem trégua, além dos arrastões de limpeza que irão continuar. São ações diárias, com equipes de Agentes de Combate a Endemias nas ruas em campanhas de conscientização, treinamentos de equipes e nebulização frequente, sendo que o número confirmado está dentro dos parâmetros aceitáveis, se comparado às demais cidades do Estado.

“80% dos casos estão nas casas das pessoas e a conscientização da população é fundamental. Cada morador deve cuidar do seu quintal, eliminando focos de água parada para que o mosquito não se desenvolva. Portanto, além das nossas atividades, precisamos muito da participação da população limpando sua própria casa” alerta o chefe da pasta.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Marcia Romanholi Passos, ressalta que são encontrados e recolhidos muitos criadouros do mosquito nas regiões mais preocupantes da cidade durante o trabalho de campo, que prevê, além do recolhimento do material, orientação às pessoas.

“A conscientização e ajuda da população são fundamentais para o controle da doença. Portanto, solicitamos aos moradores da cidade que limpem suas casas, seus quintais semanalmente e não deixem acumular água parada, ambiente ideal para o mosquito crescer. Somente assim conseguiremos vencer essa batalha na cidade”, alerta da diretora.
 
Três óbitos na cidade

Em 2019, foram registrados três óbitos em Ribeirão Preto por causa da dengue. Os pacientes são um homem de 73 anos, hospitalizado durante 16 dias com diagnóstico de dengue confirmado, portador de doenças associadas, que evoluiu com pneumonia e faleceu no dia 22 de abril, e uma mulher de 44 anos, também portadora de doenças associadas. Em julho, uma mulher de 53, sem comorbidades, faleceu por causa da doença.

 Chikungunya, zika vírus, microcefalia e febre amarela e gripe H1N1

Em relação à chikungunya, nenhum caso de doença foi registrado no último mês de dezembro, assim como ocorreu no mesmo período de 2018.

Em dezembro de 2019, foram notificados e investigados três casos de zika vírus em Ribeirão Preto, mas nenhum confirmado. Casos de microcefalia ou outras alterações neurológicas possivelmente relacionadas à infecção pelo zika vírus também não foram registrados.

De acordo com o Boletim Epidemiológico, não houve registro de febre amarela em dezembro de 2019 na cidade.  O último caso confirmado ocorreu em 2016.

Com relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave (gripe causada pelo vírus Influenza), foram confirmados 62 casos da doença em 2019 na cidade e 13 óbitos.

Sarampo

Em dezembro, não foi confirmado nenhum caso de sarampo em Ribeirão Preto e dois estão sob investigação. Em 2019, 77 pessoas foram acometidas pela doença.

O Boletim Epidemiológico está disponível na página da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉🚗 Rede de Postos de Combustíveis de Ribeirão Preto Celebra 33 Anos e Planeja Expansão pela Região 🚗🎉

Neste mês de abril, a Rede Sewal, fundada em Ribeirão Preto, comemora 33 anos de história e anuncia um ambicioso projeto de expansão, visando alcançar a marca de 50 unidades até o final de 2024 @redesewal

🎬🧩 Iguatemi Ribeirão Preto promove ações em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 🧩🎬

Em celebração ao Blue Day, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Iguatemi Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a inclusão e promove iniciativas em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Bloqueio de WhatsApp e Telegram

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, está atualmente avaliando um caso que poderia resultar na suspensão de aplicativos de mensagens populares, incluindo WhatsApp e Telegram, no país.

🏎️🔥 Treino de Classificação do GP da China de F1 2024: Horários e Onde Assistir 🔥🏎️

Após uma ausência de cinco anos, o Circuito de Xangai recebe neste fim de semana o tão aguardado Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Confira abaixo os horários e onde assistir a essa emocionante etapa!

🌟 Oração para Santo Expedito: como rezar para o santo das causas urgentes 🌟

Expedito era conhecido por ser muito disciplinado e tinha a sua vida rodeada de luxúrias e prazeres como todos os romanos de altos cargos daquele período.
- PUBLICIDADE -