Início Saúde Ribeirão Preto recebe 7ª edição do Mutirão do Diabetes

Ribeirão Preto recebe 7ª edição do Mutirão do Diabetes

Evento gratuito acontece no sábado, dia 9 de novembro, na esplanada do Theatro Pedro II

- continua após a publicidade -

Levar orientação sobre Retinopatia Diabética (RD) e realizar procedimentos médicos especializados gratuitamente é um dos principais objetivos da 7ª edição do Mutirão do Diabetes, que acontece no sábado, dia 9 de novembro, na esplanada do Theatro Pedro II na Rua Álvares Cabral, n° 370.

A campanha é destinada, principalmente, para pessoas com diagnóstico de diabetes, especialmente as mais carentes, com o objetivo de prevenir as complicações causadas pelo diabetes (cegueira, amputação, insuficiência renal, entre outras). Além da conscientização, serão realizados procedimentos médicos especializados, como avaliação do fundo do olho, exame do pé diabético, avaliação renal e da pressão arterial e cuidados paliativos. Este ano, além do diabetes, o mutirão também terá atendimentos focados em nefrologia, endocrinologia, vascular e saúde da mulher.

Os casos graves que necessitam de laser ou cirurgia serão encaminhados diretamente para a rede pública de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde estará presente no evento fazendo o encaminhamento e agendamento desses casos diretamente.

“É um serviço gratuito de educação e orientação para o diagnóstico de diabetes e suas possíveis complicações. Esse ano nossa previsão é atender cerca de 2.000 pessoas”, afirma a coordenadora do evento, doutora Francyne Veiga Reis Cyrino.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Ao fim da triagem, todos as pessoas que passarem pelo Mutirão do Olho Diabético e do Diabetes vão receber uma cartilha com orientações sobre retinopatia diabética, cuidados gerais da diabetes e orientações de seguimento. “As senhas para atendimento serão distribuídas das 8 às 12 horas. E uma novidade é que teremos outras especialidades como cardiovascular e endócrino”, conta.

O Senador Jorge Kajuru, que estará presente no evento, faz um convite à população.

“Eu amo Ribeirão Preto desde os 10 anos de idade. Eu estarei presente no mutirão e venho fazer um convite para que todos participem deste evento, que é um evento para o bem e do bem. É um evento coordenado de forma voluntária e sem fins lucrativos pela Dra Francyne Veiga Reis que é especialista em retina, retina. Eu por exemplo, tive deslocamento da retina do olho direito e o perdi totalmente devido ao diabetes. É um trabalho que visa atender a população de forma totalmente gratuita e convido todos a aproveitar essa oportunidade de se examinarem para prevenir as complicações causadas pelo diabetes”.

O mutirão foi criado em 2012 e já atendeu mais de 3 mil pessoas de toda região metropolitana de Ribeirão. Com a presença de 20 médicos especialistas e, aproximadamente, 50 estudantes de medicina e enfermagem, a meta é atender 2 mil pessoas esse ano para fazer a triagem de retinopatia diabética. No ano passado, 1.330 pessoas realizaram testes de glicemia e pressão e 330 diabéticas passaram pelo Circuito com consultas, exames e orientações.

arquivo

Quais exames posso fazer no Mutirão?

– Exame de pré-diabetes (triagem)

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

– Teste de glicemia

– Aferir a pressão arterial

– Exame de fundo de olho

– Exame de pé diabético

– Avaliações em nefrologia e nutrição

– Orientações farmacêuticas, físicas e de cuidados paliativos

– Saúde da mulher

Todos os resultados dos exames realizados no mutirão serão entregues na hora pelos especialistas. Mais informações sobre o mutirão podem ser obtidas através da página: https://www.facebook.com/mutiraododiabetesrp/.

Serviço

Mutirão do Diabetes

Quando: No dia 9 de novembro (sábado), das 8h às 12 horas

Onde: Esplanada do Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, n° 370

Atendimento gratuito

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Covid-19: governo anuncia resultado de ensaio clínico com nitazoxanida

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) concluiu o estudo clínico com o uso do medicamento nitazoxanida em pacientes na fase precoce da covid-19

#Fiqueemcasa: 42% dos brasileiros estão com menos dinheiro no bolso

E a narrativa voltara logo após as eleições, enquanto políticos, funcionários públicos tem o salário garantido, mesmo sem trabalhar.

Não falta quase nada para 2020. Fãs fazem episódio com final para ‘Caverna do Dragão’

2020 não é um ano qualquer, até isso rolou. Fãs do desenho animado adaptaram um final para trama e agora o mundo passa a ter um sentido.

Novo: “Quem não tomar vacina não deve frequentar espaços públicos”

João Amoedo, fundador do partido NOVO, defende obrigatoriedade de vacina ou impedimento de frequentar hospitais, ruas. NOVO só no nome.

O disco rígido de Hunter Biden revelou ‘Obsessões por menores’ e drogas

Grave: No Brasil muitos políticos estão presos aos chineses que através destes governam estados e cidades. Esta semana o mundo estremecera com informações vindo dos EU