Início Saúde Ribeirão Preto recebe 7ª edição do Mutirão do Diabetes

Ribeirão Preto recebe 7ª edição do Mutirão do Diabetes

Evento gratuito acontece no sábado, dia 9 de novembro, na esplanada do Theatro Pedro II

- continua após a publicidade -

Levar orientação sobre Retinopatia Diabética (RD) e realizar procedimentos médicos especializados gratuitamente é um dos principais objetivos da 7ª edição do Mutirão do Diabetes, que acontece no sábado, dia 9 de novembro, na esplanada do Theatro Pedro II na Rua Álvares Cabral, n° 370.

A campanha é destinada, principalmente, para pessoas com diagnóstico de diabetes, especialmente as mais carentes, com o objetivo de prevenir as complicações causadas pelo diabetes (cegueira, amputação, insuficiência renal, entre outras). Além da conscientização, serão realizados procedimentos médicos especializados, como avaliação do fundo do olho, exame do pé diabético, avaliação renal e da pressão arterial e cuidados paliativos. Este ano, além do diabetes, o mutirão também terá atendimentos focados em nefrologia, endocrinologia, vascular e saúde da mulher.

Os casos graves que necessitam de laser ou cirurgia serão encaminhados diretamente para a rede pública de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde estará presente no evento fazendo o encaminhamento e agendamento desses casos diretamente.

“É um serviço gratuito de educação e orientação para o diagnóstico de diabetes e suas possíveis complicações. Esse ano nossa previsão é atender cerca de 2.000 pessoas”, afirma a coordenadora do evento, doutora Francyne Veiga Reis Cyrino.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Ao fim da triagem, todos as pessoas que passarem pelo Mutirão do Olho Diabético e do Diabetes vão receber uma cartilha com orientações sobre retinopatia diabética, cuidados gerais da diabetes e orientações de seguimento. “As senhas para atendimento serão distribuídas das 8 às 12 horas. E uma novidade é que teremos outras especialidades como cardiovascular e endócrino”, conta.

O Senador Jorge Kajuru, que estará presente no evento, faz um convite à população.

“Eu amo Ribeirão Preto desde os 10 anos de idade. Eu estarei presente no mutirão e venho fazer um convite para que todos participem deste evento, que é um evento para o bem e do bem. É um evento coordenado de forma voluntária e sem fins lucrativos pela Dra Francyne Veiga Reis que é especialista em retina, retina. Eu por exemplo, tive deslocamento da retina do olho direito e o perdi totalmente devido ao diabetes. É um trabalho que visa atender a população de forma totalmente gratuita e convido todos a aproveitar essa oportunidade de se examinarem para prevenir as complicações causadas pelo diabetes”.

O mutirão foi criado em 2012 e já atendeu mais de 3 mil pessoas de toda região metropolitana de Ribeirão. Com a presença de 20 médicos especialistas e, aproximadamente, 50 estudantes de medicina e enfermagem, a meta é atender 2 mil pessoas esse ano para fazer a triagem de retinopatia diabética. No ano passado, 1.330 pessoas realizaram testes de glicemia e pressão e 330 diabéticas passaram pelo Circuito com consultas, exames e orientações.

arquivo

Quais exames posso fazer no Mutirão?

– Exame de pré-diabetes (triagem)

– Teste de glicemia

– Aferir a pressão arterial

– Exame de fundo de olho

– Exame de pé diabético

– Avaliações em nefrologia e nutrição

– Orientações farmacêuticas, físicas e de cuidados paliativos

– Saúde da mulher

Todos os resultados dos exames realizados no mutirão serão entregues na hora pelos especialistas. Mais informações sobre o mutirão podem ser obtidas através da página: https://www.facebook.com/mutiraododiabetesrp/.

Serviço

Mutirão do Diabetes

Quando: No dia 9 de novembro (sábado), das 8h às 12 horas

Onde: Esplanada do Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, n° 370

Atendimento gratuito

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Aplicativo “Saúde Digital” cresce e registra mais de 200 mil acessos

Mais de 11 mil ribeirão-pretanos já instalaram o aplicativo em seus smartphones; informações trazem rapidez e praticidade aos pacientes

Expo Consciência Negra chega ao Novo Shopping

Mostra é aberta ao público hoje, dia 20, e traz imagens de oito fotógrafos do Cine Foto Clube Ribeirão Preto

“Circuito Saúde em Dia” acontece sábado do Calçadão e promove exames de saúde gratuitos

Ação Social da MedicMais Ribeirão Preto será das 9h às 12h e contará com teste de glicemia, aferição de pressão e "tira-dúvidas"; Novembro Azul também será destaque no evento

Shopping Iguatemi inaugura loja do Savegnago Supermercados

Nova unidade da rede traz inovações que vão proporcionar melhor experiência para os clientes, como câmara de dry aged, sushis feitos na hora, venda de conservas a granel, entre outras

“Tà” bom, mas “tà” ruim: Perde pontos em casa e só empata fora. Botafogo...

Agora, o Pantera volta a campo no próximo sábado (23), às 17h, quando enfrenta o Cuiabá, no estádio Santa Cruz.

Nos Jogos Abertos, Tênis de Campo Masculino é Campeão com excelente participação

Os Jogos Abertos do Interior foram criados em 1936, com o nome de Campeonato Aberto do Interior, tendo como idealizador Horácio “Baby” Barioni, um dos mais antigos cronistas esportivos paulistas.

Bolsonaro recebe Putin no Palácio do Planalto

O encontro bilateral ocorreu após a realização da 11ª Reunião de Cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Kiss: Seis shows são confirmados no Brasil para maio de 2020, um deles será...

O Kiss confirmou, oficialmente, 6 shows no Brasil para maio de 2020. As apresentações vão acontecer em Porto Alegre, Curitiba, São...

Dicas sobre revisão e manutenção preventiva para quem irá viajar no feriado prolongado

Tomar as devidas providências evita dificuldades ao longo do trajeto, como panes no veículo, paradas forçadas e multas de trânsito

Segunda etapa da campanha de vacinação contra sarampo começa na segunda-feira

Nesta fase, serão imunizadas adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos
- PUBLICIDADE -