InícioSaúdeRibeirão Preto é escolhida entre as primeiras dez cidades que receberão clínica...

Ribeirão Preto é escolhida entre as primeiras dez cidades que receberão clínica veterinária do programa Meu Pet

As unidades são voltadas à defesa e saúde dos animais domésticos

- continua após a publicidade -

Em evento no Palácio dos Bandeirantes na manhã desta segunda-feira, 2 de agosto, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, anunciou a construção de uma clínica veterinária do programa estadual Meu Pet na cidade.

Ao lado do governador de São Paulo, João Doria, o chefe do Executivo lembrou que, segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 28,8 milhões de domicílios com pelo menos um cachorro, e mais 11,5 milhões com algum gato.

Já o Ministério da Saúde estima que a população de cães e felinos pode variar entre 10% e 20% em relação à população humana do município. Dentro dessa estimativa, Ribeirão Preto possui entre 71 mil e 142 mil cachorros e gatos.

arquivo

“Esta iniciativa é um sinal de amadurecimento da nossa sociedade paulista. Incluir o poder público nesta responsabilidade, em cuidar dos animais, é um passo importante, um gesto humanitário”, disse Nogueira.

Além de Ribeirão Preto, também foi anunciada a instalação do programa Meu Pet em Barueri, Sorocaba, Santos, Registro, Santa Bárbara d’Oeste, Jundiaí e São José do Rio Preto.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A previsão de início das obras é para este ano, e a conclusão para 2022.

A rede Meu Pet integra também as duas primeiras clínicas do programa já em construção em Araçatuba e Votuporanga, anunciadas em maio e com conclusão prevista para dezembro de 2021.

O investimento total estimado será de R$ 50 milhões, sendo cerca de R$ 5 milhões por clínica para construção e aquisição de equipamentos. As unidades serão construídas em espaços cedidos por cada prefeitura, com estrutura de 480 m², e terão salas cirúrgicas, de medicação, internação e equipamentos para ofertar atendimento regionalizado aos animais domésticos.

Serão oferecidos serviços gratuitos para cães e gatos como consultas clínicas, cirurgias, exames de ultrassom, Raio-X e endoscopia, laboratório de análise clínicas, setor de urgência e emergência, além dos serviços de vacinação, castração e adoção responsável.

Os municípios foram selecionados de acordo com a capacidade de realizar assistência regional e com infraestrutura adequada para comportar este tipo de serviço. Eles também serão os responsáveis pela contratação de profissionais e custeio das atividades assistenciais quando as unidades estiverem finalizadas.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Vacinados representam a maioria das mortes por covid nos EUA

Números de agosto mostram que mais pessoas vacinadas morreram do que as não vacinadas

Maior vulcão ativo do mundo entra em erupção

É a primeira vez que isso acontece em 40 anos no Havaí, nos EUA

Ri Happy tem mais de 1.800 vagas disponíveis para candidatura gratuita na Catho

Oportunidades são destinadas para diversos níveis e áreas

Alto Comando divulga Carta Aberta: ‘retorno ao estado de direito e à observância de preceitos constitucionais’

O General do Exército Marco Antonio Freire e oficiais da reserva das Forças Armadas subscreveram uma Carta Aberta onde reforçam o comprometimento com a...

Lula faz chantagem com evangélicos: “Ou apoiam as vacinas ou serão responsabilizados”

Em reunião com o grupo da saúde do governo de transição nessa quinta (24), afirmou que é preciso trabalhar para cobrar o apoio de...
- PUBLICIDADE -