InícioSaúdeRibeirão Preto é escolhida entre as primeiras dez cidades que receberão clínica...

Ribeirão Preto é escolhida entre as primeiras dez cidades que receberão clínica veterinária do programa Meu Pet

As unidades são voltadas à defesa e saúde dos animais domésticos

- continua após a publicidade -

Em evento no Palácio dos Bandeirantes na manhã desta segunda-feira, 2 de agosto, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, anunciou a construção de uma clínica veterinária do programa estadual Meu Pet na cidade.

Ao lado do governador de São Paulo, João Doria, o chefe do Executivo lembrou que, segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 28,8 milhões de domicílios com pelo menos um cachorro, e mais 11,5 milhões com algum gato.

Já o Ministério da Saúde estima que a população de cães e felinos pode variar entre 10% e 20% em relação à população humana do município. Dentro dessa estimativa, Ribeirão Preto possui entre 71 mil e 142 mil cachorros e gatos.

arquivo

“Esta iniciativa é um sinal de amadurecimento da nossa sociedade paulista. Incluir o poder público nesta responsabilidade, em cuidar dos animais, é um passo importante, um gesto humanitário”, disse Nogueira.

Além de Ribeirão Preto, também foi anunciada a instalação do programa Meu Pet em Barueri, Sorocaba, Santos, Registro, Santa Bárbara d’Oeste, Jundiaí e São José do Rio Preto.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A previsão de início das obras é para este ano, e a conclusão para 2022.

A rede Meu Pet integra também as duas primeiras clínicas do programa já em construção em Araçatuba e Votuporanga, anunciadas em maio e com conclusão prevista para dezembro de 2021.

O investimento total estimado será de R$ 50 milhões, sendo cerca de R$ 5 milhões por clínica para construção e aquisição de equipamentos. As unidades serão construídas em espaços cedidos por cada prefeitura, com estrutura de 480 m², e terão salas cirúrgicas, de medicação, internação e equipamentos para ofertar atendimento regionalizado aos animais domésticos.

Serão oferecidos serviços gratuitos para cães e gatos como consultas clínicas, cirurgias, exames de ultrassom, Raio-X e endoscopia, laboratório de análise clínicas, setor de urgência e emergência, além dos serviços de vacinação, castração e adoção responsável.

Os municípios foram selecionados de acordo com a capacidade de realizar assistência regional e com infraestrutura adequada para comportar este tipo de serviço. Eles também serão os responsáveis pela contratação de profissionais e custeio das atividades assistenciais quando as unidades estiverem finalizadas.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Colégio Metodista suspende atividades em Ribeirão Preto

Instituição contava com 122 anos de atuação na cidade encerra atividades por conta da situação financeira da instituição de ensino. A economia vemos depois.

O fundo do posso sem fundo: Fiocruz indica atenção com dengue

Períodos chuvosos atrelados ao calor são favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, que é também transmissor do vírus da zika e chikungunya.

Mãe do presidente Jair Bolsonaro morre aos 94 anos

De Uma família humilde do interior de São Paulo, dona Olinda, partiu mas pode ver os feitos do filho. Nossos sentimentos ao @jairmessias.bolsonaro

Coronavac é liberada e SP confirma dose para crianças em até 3 semanas

Eles garantem que o medicamento é seguro, e casos de mortes não são relacionados com a picada salvadora. Se ele garante nós acreditamos na ciência.

Criança de 10 anos infartou depois da picada mas o motivo não foi a vacina

Prefeitura diz que criança teve parada cardíaca após vacina, mas estado rapidamente concluiu que criança tinha doença rara no coração que os pais não sabiam. E nós acreditamos no trancarua
- PUBLICIDADE -