InícioSaúdeRetrospectiva: Meio Ambiente termina 2022 com balanço positivo

Retrospectiva: Meio Ambiente termina 2022 com balanço positivo

Secretaria do Meio Ambiente trabalha com foco na preservação, monitoramento e controle de práticas sustentáveis

- continua após a publicidade -

Meio Ambiente termina 2022 com balanço positivo

Secretaria do Meio Ambiente trabalha com foco na preservação, monitoramento e controle de práticas sustentáveis

As mudanças climáticas e as questões ambientais são preocupações cada vez maiores para toda a sociedade. Com isso, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente intensificou as ações de combate a deterioração da natureza.

Entre as ações está a elaboração de um relatório de Desempenho Ambiental, Social e de Governança chamado Relatório ESG, já disponível no site da Prefeitura de Ribeirão Preto. Ao adotar o ESG, o município pode alavancar títulos verdes para financiar projetos municipais de sustentabilidade, buscando soluções para um melhor planejamento urbano.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Além do ESG, a pasta trabalhou na Revisão do Código do Meio Ambiente e a na finalização do Inventário Amostral Arbóreo.

A Secretaria promoveu a assinatura do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, documento que reforça o empenho, compromisso e tratamento relativo às mudanças do clima, e a assinatura do Termo com SBAU (Sociedade Brasileira de Arborização), que estabelece assistência mútua entre Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Sociedade Brasileira de Arborização Urbana.

Com o objetivo de aumentar a cobertura arbórea da cidade, a pasta incentivou os plantios voluntários, realizando o plantio de mais de 22 mil mudas. De acordo com a secretária da SMMA, Catherine D’Andrea, o trabalho consiste em doar as mudas e orientar a forma correta e o local onde plantar. “Para isso criamos a Cartilha de Plantio Voluntário e disponibilizamos no site da prefeitura, para que os voluntários sigam as orientações recomendadas”, ressaltou.

Em 2022 a SMMA também intermediou a assinatura do Prefeito no protocolo de intenções de cooperação mútua com a fundação florestal e associações de bairro no plano de prevenção e combate a incêndios florestais.

Durante a Semana do Meio Ambiente a equipe da pasta realizou mais de 40 atividades, entre elas a Feira de orgânicos; doação de mudas, entrega de cartilhas de plantio voluntário; visitas ao zoológico e feira das abelhas, em diferentes pontos da cidade.

A Secretaria também participou da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, com atividades de doação de mudas, moda sustentável, oficina de reciclagem de papel, feira das abelhas, palestra sobre poda adequada, oficina de compostagem, entre outras atividades.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Cabeça de Ozempic: o remédio pode deixar a cabeça maior? Entenda

O termo "cabeça de Ozempic" viralizou nas redes sociais após diversas celebridades aparecerem mais magras, mas com a cabeça desproporcionalmente maior em relação ao corpo.

Mitos e verdades sobre o consumo de bebidas alcoólicas e o desenvolvimento de câncer

Segundo relatório da American Association for Cancer Research (AACR), o consumo de bebida alcoólica ocupa a terceira posição nas causas de tumores, perdendo apenas para o tabagismo e o excesso de massa corporal.

Brasil pode ter o maior IVA do mundo com apoio de Ricardo Silva e Baleia Rossi

Reforma Tributária aprovada, Imposto sobre Valor Agregado (IVA) torna os impostos o maior do planeta com apoio dos deputados

Franca Shopping promove eventos de lazer gratuitos no fim de semana

Prepare-se para um fim de semana cheio de animação e diversão no Franca Shopping. Nos dias 13 e 14 de julho, o shopping será palco de dois eventos incríveis e gratuitos, especialmente pensados para toda a família.

Para a população aumento de impostos para os partidos politicos anistia de todas as dividas

O sistema político brasileiro tornou-se ainda mais fechado e autossuficiente, com partidos tradicionais e novos movimentos antissistema perpetuando práticas corruptas.
- PUBLICIDADE -