InícioSaúdeRetrospectiva: Meio Ambiente termina 2022 com balanço positivo

Retrospectiva: Meio Ambiente termina 2022 com balanço positivo

Secretaria do Meio Ambiente trabalha com foco na preservação, monitoramento e controle de práticas sustentáveis

- continua após a publicidade -

Meio Ambiente termina 2022 com balanço positivo

Secretaria do Meio Ambiente trabalha com foco na preservação, monitoramento e controle de práticas sustentáveis

As mudanças climáticas e as questões ambientais são preocupações cada vez maiores para toda a sociedade. Com isso, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente intensificou as ações de combate a deterioração da natureza.

Entre as ações está a elaboração de um relatório de Desempenho Ambiental, Social e de Governança chamado Relatório ESG, já disponível no site da Prefeitura de Ribeirão Preto. Ao adotar o ESG, o município pode alavancar títulos verdes para financiar projetos municipais de sustentabilidade, buscando soluções para um melhor planejamento urbano.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Além do ESG, a pasta trabalhou na Revisão do Código do Meio Ambiente e a na finalização do Inventário Amostral Arbóreo.

A Secretaria promoveu a assinatura do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, documento que reforça o empenho, compromisso e tratamento relativo às mudanças do clima, e a assinatura do Termo com SBAU (Sociedade Brasileira de Arborização), que estabelece assistência mútua entre Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Sociedade Brasileira de Arborização Urbana.

Com o objetivo de aumentar a cobertura arbórea da cidade, a pasta incentivou os plantios voluntários, realizando o plantio de mais de 22 mil mudas. De acordo com a secretária da SMMA, Catherine D’Andrea, o trabalho consiste em doar as mudas e orientar a forma correta e o local onde plantar. “Para isso criamos a Cartilha de Plantio Voluntário e disponibilizamos no site da prefeitura, para que os voluntários sigam as orientações recomendadas”, ressaltou.

Em 2022 a SMMA também intermediou a assinatura do Prefeito no protocolo de intenções de cooperação mútua com a fundação florestal e associações de bairro no plano de prevenção e combate a incêndios florestais.

Durante a Semana do Meio Ambiente a equipe da pasta realizou mais de 40 atividades, entre elas a Feira de orgânicos; doação de mudas, entrega de cartilhas de plantio voluntário; visitas ao zoológico e feira das abelhas, em diferentes pontos da cidade.

A Secretaria também participou da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, com atividades de doação de mudas, moda sustentável, oficina de reciclagem de papel, feira das abelhas, palestra sobre poda adequada, oficina de compostagem, entre outras atividades.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Valor bloqueado de manifestantes sobe para R$ 18,5 milhões

A Justiça Federal autorizou hoje (21) novos bloqueios de bens de suspeitos de financiar os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes...

José Dirceu propõe reestruturar papel dos militares no Brasil

Militares precisam voltar para os quartéis e sair de órgãos do governo, sugere. José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil de Lula,...

Lula quer endurecer penas para crimes ‘contra a democracia’

O Ministério da Justiça e Segurança Pública trabalha em uma proposta para endurecer as punições para crimes “contra a democracia”. O projeto, ainda a...

Lula nomeia novo comandante do Exército; Saiba quem é o General Tomás

O governo federal anunciou na tarde deste sábado (21) que o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva é novo comandante do Exército. O ex-comandante Militar...

General demitido por Lula reúne Alto Comando do Exército

Objetivo é anunciar a decisão do presidente de demiti-lo
- PUBLICIDADE -