InícioSaúdeRegras da fase laranja começam a valer nesta segunda (18) em Ribeirão...

Regras da fase laranja começam a valer nesta segunda (18) em Ribeirão Preto.

Confira as regras que começam a vigorar em Ribeirão Preto e região. Bares e Pubs estão proibidos de atender presencialmente.

- continua após a publicidade -

A partir desta segunda-feira, 18 de janeiro, Ribeirão Preto deverá se adequar a fase laranja do Plano SP, conforme indicação do Governo do Estado. Para apresentar as novas diretrizes de contenção ao novo coronavírus e as restrições impostas pela fase, a prefeitura realizou uma coletiva de imprensa na tarde da última sexta-feira, 15.

Participaram da coletiva, o secretário de Governo, Antônio Daas Abboud, representando o prefeito Duarte Nogueira, que testou positivo para o Covid-19, o secretário da Casa Civil, Ricardo Aguiar e o Chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Daniel Cardoso de Almeida e Araújo.

“Desde os últimos dez dias aproximadamente, nós temos acompanhado o recrudescimento dos índices de internação. A prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde se movimentou para aumentar o número de leitos que foram gradativamente aumentados. Tivemos novos leitos incluídos através do hospital Santa Lydia e também pela Hospital das Clínicas, portanto todos os nossos esforços foram feitos, mas infelizmente, por um valor decimal, ao invés de 70, atingimos o índice de 70.9, nos colocando na fase laranja”, informou o Abboud.

O que funciona na fase laranja?

Durante a fase laranja os serviços essenciais como supermercados, farmácias podem funcionar sem limite de horário, mas devem respeitar a ocupação de 60% da capacidade de ocupação. Os setores de comércio, shoppings e serviços devem seguir a capacidade de 40% e horário de oito horas de funcionamento com abertura após às seis horas e fechamento antes das 20 horas. Para as lojas de conveniência, será permitida a venda de bebidas alcoólicas até às 20h.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Em relação aos restaurantes e lanchonetes a fase laranja permite que os estabelecimentos funcionem com 40% da capacidade de ocupação e por oito horas, sendo a abertura após as seis horas e fechamento às 20 horas. O consumo no local e atendimento deve ser exclusivo para clientes sentados.

É importante ressaltar que a fase laranja não permite o funcionamento presencial de bares e pubs. Esses serviços podem funcionar no sistema drive thru.

Em relação ao funcionamento de salões de beleza e academias, esses serviços ficam instituídos como atividades essenciais e podem funcionar atendendo aos protocolos estabelecidos abaixo:

Salões de beleza e barbearias:

  • Capacidade 40% limitada
  • Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h

Academias:

  • Capacidade 40% limitada
  • Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h
  • Agendamento prévio e hora marcada
  • Permissão apenas de aulas e práticas individuais, suspensas as aulas e práticas em grupo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Cabeça de Ozempic: o remédio pode deixar a cabeça maior? Entenda

O termo "cabeça de Ozempic" viralizou nas redes sociais após diversas celebridades aparecerem mais magras, mas com a cabeça desproporcionalmente maior em relação ao corpo.

Mitos e verdades sobre o consumo de bebidas alcoólicas e o desenvolvimento de câncer

Segundo relatório da American Association for Cancer Research (AACR), o consumo de bebida alcoólica ocupa a terceira posição nas causas de tumores, perdendo apenas para o tabagismo e o excesso de massa corporal.

Brasil pode ter o maior IVA do mundo com apoio de Ricardo Silva e Baleia Rossi

Reforma Tributária aprovada, Imposto sobre Valor Agregado (IVA) torna os impostos o maior do planeta com apoio dos deputados

Franca Shopping promove eventos de lazer gratuitos no fim de semana

Prepare-se para um fim de semana cheio de animação e diversão no Franca Shopping. Nos dias 13 e 14 de julho, o shopping será palco de dois eventos incríveis e gratuitos, especialmente pensados para toda a família.

Para a população aumento de impostos para os partidos politicos anistia de todas as dividas

O sistema político brasileiro tornou-se ainda mais fechado e autossuficiente, com partidos tradicionais e novos movimentos antissistema perpetuando práticas corruptas.
- PUBLICIDADE -