InícioSaúdeRastreamento e tratamento do câncer de mama caem 75% na pandemia

Rastreamento e tratamento do câncer de mama caem 75% na pandemia

Para estimular a retomada dos cuidados, a Doctoralia, em parceria com laboratórios, promove ação e oferece mamografias com descontos ao longo deste mês

- continua após a publicidade -

Celebrado há mais de 20 anos, o Outubro Rosa de 2020 tem um significado especial e um peso ainda maior diante da pandemia de Covid-19, que aflige a humanidade nos quatro cantos do planeta.

A prevenção ao câncer de mama e o diagnóstico precoce da doença, principais bandeiras da época, se depararam com um inimigo invisível que manteve milhões de pessoas trancadas em suas casas com medo, principalmente, de ir ao médico.

A importância da ida anual ao ginecologista é algo que praticamente todas as mulheres ouvem desde a adolescência, porém, um estudo feito em 2019 pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) em parceria com o Datafolha, mostrou que cerca de 5,6 milhões de mulheres não seguem esta rotina.

Durante a pandemia, esse acompanhamento foi ainda mais negligenciado. Segundo um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) em centros hospitalares que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) houve uma queda de 75% nos atendimentos a mulheres em rastreamento ou tratamento de câncer de mama entre março e abril, em comparação ao mesmo período de 2019.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A ginecologista membro da plataforma Doctoralia (http://www.doctoralia.com.br/), Helena Proni Fonseca Saú (http://www.doctoralia.com.br/helena-proni-fonseca-sau/ginecologista/sao-jose-dos-campos), explica que não se pode descuidar da saúde em momento algum, mas mulheres acima dos 40 anos tem que redobrar a atenção.

“Nessa idade, algumas doenças são mais comuns, como o câncer de mama, câncer de colo de útero e as doenças cardiovasculares. O câncer de mama, por exemplo, quando diagnosticado nos estágios iniciais, tem uma taxa de sobrevida em 5 anos entre 80 e 99%. Nos estágios mais avançados, essa porcentagem cai para 30%”.

arquivo pessoal

Telemedicina

A tecnologia continua sendo uma grande aliada nos cuidados com a saúde, durante a pandemia de Covid-19. Para evitar o deslocamento até o consultório, é possível realizar a consulta à distância.

“Além de ser possível pegar um encaminhamento para exames, também conseguimos utilizar a ferramenta para discutir e orientar certos problemas que dispensem o exame físico”, conta Helena.

Exames a preços populares

Pensando na importância de promover o cuidado da mulher, a Doctoralia, maior plataforma de agendamento médico do mundo, convidou os laboratórios parceiros do Doctoralia Lab, seu sistema de agendamento online de exames, a oferecerem mamografias* com descontos ao longo de todo o mês de outubro.

Até o momento, as instituições que aderiram à campanha são: Hermes Pardini, GIMI Diagnóstica, ZDI Diagnóstico por Imagem, Pró Imagem Diagnósticos, Scopp Diagnósticos, NASA Laboratório, Pró Exame e Sua Imagem, em São Paulo; RDI – Radioclinica, Cedip e X – LEME Diagnóstico por Imagem, em Curitiba e Centro de Medicina Nuclear da Guanabara, no Rio de Janeiro. O preço e a disponibilidade de horários podem ser conferidos nos perfis das instituições no site: http://lab.doctoralia.com.br/mamografia/mamografia-1 .

*Para realizar o agendamento laboratorial, é necessária a apresentação do encaminhamento médico.

foto – arquivo pessoal

Sobre a Doctoralia

A Doctoralia é uma empresa do Grupo DocPlanner , presente em 15 países, responsável por atender 30 milhões de pacientes e processar mais de 3 milhões de agendamentos de consultas por mês. Atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 3 milhões de avaliações de pacientes. A companhia foi fundada em 2012 na Polônia e agora possui uma equipe de mais de 1.300 funcionários nos escritórios de Varsóvia, Barcelona, Istambul, Roma, Bolonha, Cidade do México e Curitiba.

Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, fornece sem custo agendamentos e avaliações de consultas médicas através de seu marketplace. Por meio da telemedicina, promove a realização de consultas online e prescrição eletrônica de medicamentos. Além disso, oferece aos médicos e clínicas uma ferramenta SaaS (Software as a Service) usada para otimizar a gestão e o fluxo de pacientes. Todos os profissionais recebem suporte da equipe de assessores responsável por guiá-los na transformação digital de suas práticas.

Por meio da marca TuoTempo , a empresa oferece um CRM com um conjunto mais sofisticado de produtos de otimização para grandes instituições de saúde, como hospitais e clínicas de grande porte. Já o Doctoralia Lab é o marketplace para agendamento de exames que visa oferecer uma assistência de saúde completa aos pacientes dando continuidade ao atendimento médico.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Tenda Árabe: Um Sabor da Tradição Oriental no Mercadão Municipal

No coração do Mercadão Municipal, em meio ao burburinho das compras e aromas irresistíveis, a Tenda Árabe convida você a embarcar em uma jornada gastronômica pelos sabores autênticos do Oriente Médio.

AGRISHOW: São muitas novidades a começar pelo acesso e Inteligencia Artificial

A feira ocorrerá no Km 321 da Rodovia Prefeito Antonio Duarte Nogueira, em Ribeirão Preto. Programe-se, lei as informações

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras
- PUBLICIDADE -