InícioSaúdeProjeto em Forma cria conteúdos para incentivar a qualidade de vida na...

Projeto em Forma cria conteúdos para incentivar a qualidade de vida na quarentena

O projeto foi criado para proporcionar bem-estar biopsicossocial e qualidade de vida com vídeos motivacionais e recreativos

- continua após a publicidade -

Com objetivo de ajudar a população a manter a qualidade de vida e os exercícios físicos ativos, a Universidade de Franca (Unifran), instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, por meio do PUF – Projeto Unifran em Forma, desenvolve vídeos motivacionais e recreativos para nutrir a mente e corpo durante a quarentena.

Os conteúdos possuem treinos de ritmos como a zumba, condicionamento físico com exercícios funcionais que podem ser feitos em casa, além de orientações instrutivas sobre a questão do isolamento social e dicas importantes de boa postura para home office e relaxamento corporal.

O material é elaborado pela equipe de professores do projeto e compartilhado com os alunos.

Um vídeo por exemplo, do professor do projeto Jhonatan Rodrigues Marques, traz exercícios simples para os idosos realizarem em casa, com alongamentos e desenvolvimentos das atividades, com o tempo de duração para cada etapa.

Outra docente, a professora Kaelyn Carrijo Almeida, mostra um treino intermediário dos membros inferiores para os adultos. Ela explica como fazer o agachamento utilizando uma cadeira de apoio, em seguida indica um outro exercício chamado “cadeira chinesa”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Neste você se apoia com as costas na parede para contrair o abdômen e por último, um deslocamento lateral para trabalhar a respiração.

Em outro conteúdo o guarda-vida do projeto, o Thulio Lennon Leite, reforça a importância do uso de máscaras protetoras e um alerta sobre o álcool em gel.

foto arquivo

Às vezes o álcool pode deixar algum resíduo na mão e as pessoas podem acabar tendo queimaduras. Vamos ficar atentos com estes equipamentos e lavar bem as mãos, para evitar queimaduras, para que assim possamos utilizar os produtos de forma segura”.

A coordenadora responsável do projeto, a professora Rita de Cassia Albano, explica mais sobre a iniciativa.

A prática regular de atividade física é extremamente importante para a saúde e do bem-estar biopsicossocial das pessoas, além de combater o sedentarismo. Neste momento de distanciamento social devemos manter os níveis satisfatórios de atividades físicas diárias, alimentação saudável e o consumo diário de água para preservarmos a saúde física e mental das pessoas”.

O projeto foi criado para proporcionar bem-estar biopsicossocial e qualidade de vida através de modalidades esportivas como natação, hidroginástica, musculação, treinamento funcional, ginástica artística e zumba.

As modalidades esportivas são ministradas por instrutores esportivos formados e egressos da Educação Física, com metodologias que garantem a excelência do trabalho presando as relações sociais com atenção e afetividade.

As atividades do projeto contam também com o trabalho de guardas vidas para supervisão, apoio e prevenção de possíveis ações de socorros de urgências.

O PUF – Projeto Unifran em Forma contribui para formação acadêmica de profissionais de Educação Física e oferece para alunos estágios nestas modalidades citadas, com supervisão dos professores e coordenadores do projeto. 

divulgação

###

Sobre a UNIFRAN – Com 50 anos de tradição em ensino superior no interior de São Paulo, a UNIFRAN recebe em seus 253 mil metros quadrados mais de 50 mil alunos, entre cursos de graduação, presenciais e a distância, especializações, mestrados e doutorados, que abrangem todas as áreas do conhecimento. A Universidade, considerada a melhor instituição particular do Brasil, segundo o Latin America University Rankings 2019, da revista inglesa Times Higher Education (THE), integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unifran.edu.br

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Funcionário é Morto a Tiros e Tem Cabeça Decepada no IJF, em Fortaleza 😱

Um funcionário do Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (23), dentro da unidade de saúde, e teve sua cabeça decepada. O crime chocou funcionários e pacientes do hospital

🎤 AMESLARI Retorna aos Palcos com Novo Álbum “The Void”! 🎤

O cantor e compositor AMESLARI, uma das jovens revelações do pop rock, está de volta aos palcos! Após o lançamento do seu segundo álbum, "The Void", ele se apresentará no Bar Dom Pedro, em Ribeirão Preto

🎵 O Show do Ano no Ribeirão Rodeo Music – Estrutura Surpreendente! 🎵

O Ribeirão Rodeo Music impressionou o público neste ano com sua infraestrutura diferenciada, tanto dentro quanto fora da arena.

📡 Ribeirão Preto vai sediar encontro regional de Smart Cities! 🏙️

O Fórum Regional Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis acontece nesta sexta-feira, 26 de abril, no Dabi Business Park em Ribeirão Preto.

🌎 Feira de Intercâmbio no Iguatemi Ribeirão Preto! ✈️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto...
- PUBLICIDADE -