InícioSaúdeProjeto em Forma cria conteúdos para incentivar a qualidade de vida na...

Projeto em Forma cria conteúdos para incentivar a qualidade de vida na quarentena

O projeto foi criado para proporcionar bem-estar biopsicossocial e qualidade de vida com vídeos motivacionais e recreativos

- continua após a publicidade -

Com objetivo de ajudar a população a manter a qualidade de vida e os exercícios físicos ativos, a Universidade de Franca (Unifran), instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, por meio do PUF – Projeto Unifran em Forma, desenvolve vídeos motivacionais e recreativos para nutrir a mente e corpo durante a quarentena.

Os conteúdos possuem treinos de ritmos como a zumba, condicionamento físico com exercícios funcionais que podem ser feitos em casa, além de orientações instrutivas sobre a questão do isolamento social e dicas importantes de boa postura para home office e relaxamento corporal.

O material é elaborado pela equipe de professores do projeto e compartilhado com os alunos.

Um vídeo por exemplo, do professor do projeto Jhonatan Rodrigues Marques, traz exercícios simples para os idosos realizarem em casa, com alongamentos e desenvolvimentos das atividades, com o tempo de duração para cada etapa.

Outra docente, a professora Kaelyn Carrijo Almeida, mostra um treino intermediário dos membros inferiores para os adultos. Ela explica como fazer o agachamento utilizando uma cadeira de apoio, em seguida indica um outro exercício chamado “cadeira chinesa”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Neste você se apoia com as costas na parede para contrair o abdômen e por último, um deslocamento lateral para trabalhar a respiração.

Em outro conteúdo o guarda-vida do projeto, o Thulio Lennon Leite, reforça a importância do uso de máscaras protetoras e um alerta sobre o álcool em gel.

foto arquivo

Às vezes o álcool pode deixar algum resíduo na mão e as pessoas podem acabar tendo queimaduras. Vamos ficar atentos com estes equipamentos e lavar bem as mãos, para evitar queimaduras, para que assim possamos utilizar os produtos de forma segura”.

A coordenadora responsável do projeto, a professora Rita de Cassia Albano, explica mais sobre a iniciativa.

A prática regular de atividade física é extremamente importante para a saúde e do bem-estar biopsicossocial das pessoas, além de combater o sedentarismo. Neste momento de distanciamento social devemos manter os níveis satisfatórios de atividades físicas diárias, alimentação saudável e o consumo diário de água para preservarmos a saúde física e mental das pessoas”.

O projeto foi criado para proporcionar bem-estar biopsicossocial e qualidade de vida através de modalidades esportivas como natação, hidroginástica, musculação, treinamento funcional, ginástica artística e zumba.

As modalidades esportivas são ministradas por instrutores esportivos formados e egressos da Educação Física, com metodologias que garantem a excelência do trabalho presando as relações sociais com atenção e afetividade.

As atividades do projeto contam também com o trabalho de guardas vidas para supervisão, apoio e prevenção de possíveis ações de socorros de urgências.

O PUF – Projeto Unifran em Forma contribui para formação acadêmica de profissionais de Educação Física e oferece para alunos estágios nestas modalidades citadas, com supervisão dos professores e coordenadores do projeto. 

divulgação

###

Sobre a UNIFRAN – Com 50 anos de tradição em ensino superior no interior de São Paulo, a UNIFRAN recebe em seus 253 mil metros quadrados mais de 50 mil alunos, entre cursos de graduação, presenciais e a distância, especializações, mestrados e doutorados, que abrangem todas as áreas do conhecimento. A Universidade, considerada a melhor instituição particular do Brasil, segundo o Latin America University Rankings 2019, da revista inglesa Times Higher Education (THE), integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unifran.edu.br

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

STF julga liberação de crininosas para prender manifestantes de 8 de janeiro

Vão soltar criminosas para sobrar lugar para prender senhoras que se manifestavam dentro da constituição e acreditaram em um capitão e alguns generais

As críticas do New York Times a Moraes

O jornal norte-americano New York Times voltou a falar sobre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Uma reportagem publicada neste domingo, 22,...

5 depredações da esquerda contra o patrimônio público

“Nunca vocês leram alguma notícia sobre um movimento ou partido de esquerda invadir o Congresso Nacional, a Suprema Corte ou o Palácio do Planalto”,...

Valor bloqueado de manifestantes sobe para R$ 18,5 milhões

A Justiça Federal autorizou hoje (21) novos bloqueios de bens de suspeitos de financiar os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes...

José Dirceu propõe reestruturar papel dos militares no Brasil

Militares precisam voltar para os quartéis e sair de órgãos do governo, sugere. José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil de Lula,...
- PUBLICIDADE -