InícioSaúdeProfissionais de Enfermagem têm se destacado como importantes protagonistas no combate ao...

Profissionais de Enfermagem têm se destacado como importantes protagonistas no combate ao coronavírus

Com mais de 2 milhões de profissionais em todo o Brasil, 578.078 deles no estado de São Paulo, os desafios, habilidades

- continua após a publicidade -

Com o início da pandemia de Covid-19, vários serviços foram considerados essenciais à sociedade, aqueles que não podem ser paralisados durante a quarentena. Neste cenário, algumas áreas de atuação também consideradas essenciais têm fortalecido cada vez mais o seu papel na sociedade.

É o caso do profissional de enfermagem, que tem rompido barreiras e se arriscado para cumprir a missão de atender os pacientes e suas famílias. Considerados importantes protagonistas no combate ao novo coronavírus, esta semana todos nós temos mais um motivo para reconhecer a importância destes trabalhadores: o Dia Mundial da Enfermagem e do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio.

Somente no Brasil, são quase 2,3 milhões profissionais da área, de acordo com o Conselho Federal de Enfermagem .

Entre eles, estão enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, responsáveis por lidar com pacientes de básica, média e alta complexidade, tanto na rede pública quanto na privada, com uma pluralidade de funções e atividades.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

No estado de São Paulo, este número é de 578.078 profissionais.

“Além de atuar nas unidades hospitalares e de terapia intensiva, cuidando de pacientes entubados, em estados graves e nas unidades básicas de saúde, o enfermeiro também têm papel importante nas pesquisas científicas, entre elas os estudos contra o novo coronavírus. Por exemplo, profissionais da saúde brasileiros integram um consórcio internacional com mais de 26 países e estão contribuindo com pesquisas acerca do impacto psicológico que a pandemia causa na população e nesses trabalhadores”, afirma Claudia Furlan, coordenadora de Enfermagem da Anhanguera Ribeirão Preto.

A especialista explica que mesmo na área hospitalar, a atuação profissional é mais ampla do que muita gente pensa. “Enfermeiros atendem os pacientes em todas as suas necessidades, desde curativos, banho e higiene, encaminhamento para exames, procedimentos, cuidados com a medicação, monitorização e vigilância do estado de saúde.

arquivo

Se houver qualquer mudança, ele faz a ponte com o médico de plantão e também com outros especialistas caso seja necessário, como por exemplo o assistente social. Além de fazer a gestão de sua equipe, o profissional pode ocupar diversos cargos e, ainda na graduação, desenvolverá habilidades necessárias para atuar em diferentes áreas, principalmente aquelas de maior complexidade técnica, que estão bastante exigidas durante a pandemia que estamos vivendo”, completa.

Nos últimos meses, considerando o cenário da saúde no Brasil, os enfermeiros têm se destacado principalmente pela prestação de assistência aos pacientes em estado grave em setores como UTIs (unidades de terapia intensiva) e UPAs (unidades de pronto atendimento).

São esses especialistas que acompanham os pacientes durante todo o tempo, colaborando na detecção e avaliação dos casos suspeitos, ao decorrer de todo o tratamento e recuperação.

Por lidar em sua maioria com equipes multidisciplinares, o enfermeiro precisa desenvolver uma série de habilidades. “É fundamental ter pensamento organizado, crítico e reflexivo para analisar, planejar e atuar em cada situação.

Também desenvolvemos rapidamente um olhar muito humano, pois estamos presentes desde antes do nascimento do indivíduo, realizando o pré-natal, auxiliando no parto e atuando em todas as fases da vida. Nosso trabalho é focado na gestão do cuidado das pessoas, crianças, adultos e idosos”, reforça Claudia. Na Anhanguera Ribeirão Preto, a graduação é voltada para a formação integral dos estudantes, por meio de conteúdos na sala de aula e estágios obrigatórios, supervisionado por professores, que apoiam a construção de uma ampla visão da realidade social brasileira e formam os profissionais para que eles possam, assim, contribuir para a ampliação do acesso da população à saúde.

arquivo

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.anhanguera.com

arquivo

Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Grandes redes fecham em março, mais de 800 lojas e quebradeira afeta pequenos e médio provocando milhares de desempregados

Não só lojas de comercio como lojas Bahia, dia, Carrefour, Marisa, OI, mas dezenas de agencias bancarias e industrias como Ford, JBS, Usiminas, Braskem, Coteminas fechando milhares postos de trabalho.

🦠🍑 “Vírus Comedor de Ânus” Assusta o Japão: Entenda a Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS) 🍑🦠

Uma doença que se espalhou no Japão, causando preocupação e até risos devido ao seu nome peculiar, na verdade, trata-se da Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS), causada pela bactéria Streptocococcys pyogenes.

🍔🎉 Novo McDonald’s na Zona Sul de Ribeirão Preto! 🎉🍟

A cidade de Ribeirão Preto recebe mais um motivo para comemorar com a inauguração do 13º restaurante McDonald's no município.

🎬 Sessão Especial “Kung Fu Panda 4” para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo na UCI RibeirãoShopping! 🐼

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a UCI em parceria com o RibeirãoShopping prepara uma sessão especial para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou hipersensibilidade sensorial.

🏡 CASACOR Ribeirão Preto retorna em cenário histórico! 🎉

Na 6ª edição da CASACOR Ribeirão Preto acontecerá em uma das primeiras casas modernistas da cidade, localizada na Avenida Costábile Romano
- PUBLICIDADE -