Prefeitura inicia vacinação dos funcionários da saúde

A auxiliar de enfermagem Maria Aparecida recebeu a primeira dose da vacina nesta quinta-feira, dia 21 e representou os profissionais da saúde que se dedicaram ao enfrentamento da pandemia em Ribeirão Preto

0
800

A prefeitura de Ribeirão Preto iniciou na manhã desta quinta-feira, dia 21 de janeiro, o Plano Municipal de Imunização contra a pandemia do coronavírus na UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) do Jardim Castelo Branco – Dr. Ítalo Baruffi, com a vacinação dos profissionais da saúde da linha de frente de combate a pandemia e todas as pessoas que estão em instituições de longa permanência de idosos.

A auxiliar de enfermagem Maria Aparecida Correa da Costa, mais conhecida como Cidinha, foi a primeira funcionária da saúde a receber a vacina, seguida pelo motorista do SAMU Benedito Roberto Gonçalves de Carvalho, pela enfermeira responsável pelo Polo Covid de Ribeirão Preto, Alessandra Medeiros, e do técnico de enfermagem Armindo Lucio Alves Ferreira.

“Esses profissionais foram escolhidos pelas características deles: dedicação total, mesmo nos momentos mais complexos e no ápice da pandemia, nesse momento difícil para todos nós. Eles representam o conjunto de servidores da saúde da nossa cidade”, disse Duarte Nogueira.

Serão 12.360 profissionais da saúde e idosos que receberão a primeira dose da CoronaVac, desenvolvida através de parceria entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa Sinovac.

O fornecimento do segundo lote de vacinas está garantido pelo Governo do Estado de São Paulo, permitindo que a Secretaria de Saúde realize a segunda aplicação.

Maria Aparecida, a primeira escolhida para tomar a vacina, ficou emocionada por poder representar os profissionais da saúde neste momento importante.

“Fiquei assustada, pois não estava esperando, mas ao mesmo tempo é muito gratificante fazer parte do início da vacinação. Estou com muita esperança que vai dar tudo certo, pois estamos vivendo um período muito difícil”, afirma.

As 24.720 doses se juntam com as 6.520 mil doses enviadas no início desta semana ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, totalizando 31.240 doses, o que permite imunizar 15.620 profissionais da saúde e idosos nos próximos dias.

“Com o início da vacinação, vamos começar a imunização dos profissionais da saúde que estão na ponta da linha de combate da doença, por isso que eles são os primeiros a serem vacinados, uma decisão técnica do Ministério da Saúde, além de todos os institucionalizados da nossa cidade, que são os idosos das instituições de longa permanência e através do sistema de atendimento domiciliar da Secretaria de Saúde, vacinar os acamados atendidos pelo SAD [Serviço de Atenção Domiciliar]”, esclarece o Prefeito.

Profissionais da cidade
Os profissionais da saúde serão vacinados nos hospitais ou unidades de saúde em que trabalham, os demais profissionais da saúde que não estão nos hospitais serão vacinados nas salas de vacinação da rede pública de Saúde.
Serão mobilizados 606 profissionais da saúde para a execução do Plano de Imunização, dos quais 42 enfermeiros, 282 auxiliares de enfermagem e 282 agentes comunitários de saúde.

O custo desses recursos humanos, incluindo as horas extras, será da ordem de R$ 991 mil, além de cerca de R$ 300 mil em insumos complementares, conforme estimado pela Secretaria da Saúde, que são aquisições de câmaras de vacinas, freezers, caixas térmicas, bobinas de gelo, termômetros e outros insumos necessários à vacinação da população.

A prefeitura conta hoje com cerca de 126 mil seringas e 150 mil agulhas, em estoque e utilizadas nas rotinas de atendimentos aos munícipes, mas já reservou um espaço na Central de Vacinas para receber as 760 mil seringas e agulhas que serão enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde.

CoronaVac - Sincovac - Vacina do Dória
CoronaVac, a vacina chinesa do João Dória.