Na manhã desta sexta-feira, dia 19, o prefeito de Ribeirão Preto e membro da Comissão da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Duarte Nogueira, reuniu-se com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para tratar sobre questões voltadas à imunização da população contra a COVID-19.
“Nosso município suspendeu a vacinação dos trabalhadores da saúde desde o dia 5 de fevereiro, devido à falta de vacinas para as primeiras doses. Ribeirão Preto, importante polo em saúde, abriga hoje cerca de 32 mil profissionais da saúde, porém, até agora, recebemos 22.040 doses. Ou seja, há um déficit de 10 mil doses para completar esse grupo prioritário”, disse o chefe do Executivo, durante a reunião.
Já em relação à vacinação de idosos de 85 anos ou mais, Nogueira informou que a vacinação está em andamento.
“A partir da próxima semana, teremos um pequeno quantitativo para seguir com a vacinação dos idosos que ainda não compareceram e os acamados”, informou.
A primeira reunião da Comissão de Vacinação da FNP é resultado da reunião de mais de 130 prefeitos com o ministro, no dia 14 de janeiro, e está debatendo o cronograma nacional detalhado de imunização contra a COVID-19, associando, mês a mês, a expectativa de entrega de vacinas nas cidades e quais grupos da população seriam imunizados a cada período.
Outra solicitação dos prefeitos é sobre a priorização de professores na estratégia de imunização, além de repasse federal aos municípios para ampliação de leitos de UTI para COVID-19.
Composição da comissão da FNP:
Presidente da FNP, Jonas Donizette
Vice-presidente da FNP, prefeito de Aracaju/SE, Edvaldo Nogueira
Região Sudeste: Prefeito do Rio de Janeiro/RJ, Eduardo Paes; Prefeito de Ribeirão Preto/SP, Duarte Nogueira
Região Sul: Prefeito de Curitiba/PR, Rafael Greca; Prefeito de Porto Alegre/RS, Sebastião Melo
Região Nordeste: Prefeito de Salvador/BA, Bruno Reis; Prefeito de Petrolina/PE, Miguel Coelho
Região Norte: Prefeito de Manaus/AM, David Almeida; Prefeito de Belém/PA, Edmilson Rodrigues
Centro-oeste: Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; Prefeito de Cuiabá/MT, Emanuel Pinheiro