InícioSaúdePandemia reduz em 60% diagnósticos de câncer de próstata, rim e bexiga...

Pandemia reduz em 60% diagnósticos de câncer de próstata, rim e bexiga em Ribeirão Preto

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) registrou uma redução média de 26% nas instituições do Estado de São Paulo responsáveis pelo atendimento de pacientes pelo SUS

- continua após a publicidade -

Os reflexos da pandemia da Covid-19 estão impactando nos exames preventivos e nos diagnósticos dos casos de câncer de próstata, rim e bexiga.

De acordo com os registros do Painel de Oncologia do DataSUS, entre os pacientes residentes em Ribeirão Preto atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu uma redução média de 60% no diagnóstico comparando os anos de 2019, quando ocorreram 284 casos, e 2020, com 113 identificações das doenças.

Os dados apontam que o maior índice está relacionado ao diagnóstico de câncer de próstata, que apresentou uma redução de 64% caindo de 215 casos, em 2019, para 78, em 2020.

arquivo

A identificação de pacientes com câncer na bexiga sofreu uma queda de 53% passando de 47 diagnósticos, em 2019, para 22, em 2020. Já o registro de pacientes com câncer nos rins passou de 22, em 2019, para 13, em 2020.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A tendência de queda no volume de diagnóstico em decorrência da pandemia da Covid-19 também foi verificada por um levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBU-SP), que identificou uma redução média de 26%, entre 2019 e 2020, em instituições de saúde paulistas responsáveis pelo atendimento de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O médico oncologista do InORP Oncoclínicas, Carlos Fruet, afirma que a situação é um reflexo dos receios provocados pela pandemia.

arquivo

“Com certeza as pessoas estão com receio de fazer exames por causa da pandemia. No entanto, existem protocolos de segurança que estão sendo seguidos com muita rigidez e esses exames são de extrema importância para o tratamento e prevenção das doenças”, afirma Fruet.

Ele ressalta ainda que o quadro é preocupante e que os pacientes que possuem histórico familiar ou estão nas faixas etárias de maior risco devem procurar os médicos para a realização dos exames preventivos.

“É importante a conscientização das pessoas e dos familiares sobre a importância dos cuidados com a saúde, principalmente, em relação a prevenção dos casos de câncer, que podem se agravar e diminuir a chance de cura, se atrasar o diagnóstico”, comenta Fruet.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Secretaria de Esportes abre mais 400 vagas para seis modalidades esportivas

Vagas são para o complexo esportivo Estação Cidadania-Esporte, no bairro Alexandre Balbo

Bonfim Paulista recebe “Cultura em Todo Lugar” neste sábado, 30

População poderá aproveitar várias atividades gratuitas entre 9h e 12h na Praça Barão do Rio Branco

Páscoa chegou: delicie-se com o Chef’s Cookie para uma explosão de muito chocolate e crocância

A sobremesa é uma opção irresistível para saborear na data compartilhando bons momentos

Cardápio de Páscoa: Coco Bambu, Santa Therezinha e outros restaurantes de Ribeirão Preto anunciam pratos especiais para a data

Exclusivos na região e localizados no shopping Iguatemi Ribeirão Preto, restaurantes receberão reservas até esta quinta-feira, 28/03; confira os pratos que serão destaque na data

Workshop com Especialista do Google AdSense em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto sediará a 2ª edição do "Expert em Google AdSense" nos dias 19 e 20 de abril (sexta-feira e sábado). O evento, organizado pela Join Ads, empresa especializada em sistemas de monetização e gestão de anúncios
- PUBLICIDADE -