InícioSaúdePandemia provoca queda de cerca de 20% nas doações de sangue

Pandemia provoca queda de cerca de 20% nas doações de sangue

Quem pode doar:pessoas com idade entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50Kg podem ser doadoras de sangue.

- continua após a publicidade -

Rede São Camilo SP adere à campanha Junho Vermelho com objetivo de conscientizar a população sobre importância de doar sangue

A necessidade de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue é constante, porém o debate nunca foi tão atual quanto agora, em meio à pandemia da Covid-19. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2020, foi registrada queda de aproximadamente 20% nas doações em todo o país.

Dr. Eliseo Sekiya, hematologista e hemoterapeuta da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, explica que o aumento de casos de Covid-19 causou impacto sobre a saúde de maneira geral, refletindo negativamente nos estoques de sangue em todo o país, por isso é fundamental estimular a doação voluntária.

“A reposição do sangue nos bancos é fundamental para o suprimento em casos de cirurgias de emergência, acidentes envolvendo hemorragias, tratamentos de câncer e outras doenças que não podem esperar”, destaca.

O médico alega que o número de coletas vem sofrendo queda significativa nos últimos cinco anos e que, embora os bancos não tenham ficado desabastecidos, a quantidade de sangue não é suficiente para atender a constante demanda da população.

“Os bancos de sangue necessitam ampliar o estoque de todos os tipos sanguíneos, no entanto, os mais críticos costumam ser os O- e O+. O primeiro por ser compatível com os tipos positivos ou negativos; e o segundo, por ser o mais comum e, portanto, o mais demandado”, cita.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

No intuito de ampliar o debate e conscientizar a população sobre o tema, o Hospital São Camilo SP aderiu à campanha Junho Vermelho, iluminando as fachadas de suas unidades durante todo o mês.

Também será possível conferir informações atualizadas sobre doação de sangue através das postagens da instituição nas redes sociais, que trarão dicas de especialistas e orientações para quem deseja se tornar um doador. Os conteúdos poderão ser conferidos nos canais do hospital no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

Protocolos de segurança

O especialista, que coordena o centro de coleta de sangue da unidade Mooca do Hospital São Camilo, frisa que o espaço e os profissionais estão preparados para receber doadores voluntários em segurança.

“A coleta é feita seguindo todos os protocolos para evitar a contaminação cruzada da Covid-19, tudo isso para que, tanto aqueles que já faziam doações regulares quanto os que desejam começar, possam realizar o ato sem riscos à sua saúde”, reforça o médico.

Quem pode doar

Dr. Eliseo orienta que todas as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50Kg podem ser doadoras de sangue. O voluntário que estiver com sintomas de gripe, febre ou diarreia deve aguardar a melhora do quadro para fazer a doação.

“Uma pessoa saudável pode doar sangue de três a quatro vezes no ano, sempre respeitando um intervalo mínimo de dois a três meses entre uma doação e outra”.


SERVIÇO:

Doações de sangue poderão ser feitas no Hospital São Camilo Unidade Mooca: Av. Alcântara Machado, 2576, a partir do dia 05 de julho. Entre os dias 31/05 e 04/07, a unidade estará em reforma para ativar o novo Posto de Coleta, e durante este período é possíveel realizar suas doações em uma das unidades:

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Chile avalia a necessidade de terceira dose de Coronavac

Especialistas analisam estudos científicos para tomar decisão

Banco de Sangue de Ribeirão Preto alerta para falta de sangue O e A negativos

Unidade conquistou selo Covid Free de Excelência, que é concedido às instituições que mantêm boas práticas preventivas para o enfrentamento da doença

Vacinação: Agendamento para pessoas com 43 a 59 anos será aberto nesta quarta-feira (23)

Serão disponibilizadas 21 mil vagas; vacinação acontecerá na sexta-feira, sábado e segunda-feira, dias 25, 26 e 28 de junho

Receitas de sopas e caldos para fortalecer a imunidade nesse inverno

Gripe, asma, bronquite, sinusite e até pneumonia costumam ser mais comuns nessa época do ano - além de ainda estarmos em pandemia, sempre com o risco de contaminação do vírus da Covid-19.

Brasil antecipou mais de 16 milhões de doses de vacinas

Tem governador de calça colada, fazendo campanha dizendo que esta adiantando a vacinação, só não conta que isso é possível por conta do governo federal
- PUBLICIDADE -