InícioSaúdePacientes renais se apaixonam após o transplante

Pacientes renais se apaixonam após o transplante

- continua após a publicidade -

“Meu nome é Luciane Martins, tenho 37 anos e aos 21 fui diagnosticada com insuficiência renal crônica. Esta condição deixou a minha vida de ponta cabeça e abalou muitos sonhos, inclusive o término do meu namoro”. Este é o depoimento de uma paciente da Fundação Pró-Rim, referência nacional em tratamento e transplantes renais. A partir desse episódio, Luciane ficou 10 anos em hemodiálise até ser transplantada. A esperança virou desencanto. “A minha alegria durou pouco. Doze dias depois do transplante, o rim doado sofreu rejeição e então voltei para a máquina de hemodiálise”, lembra.

Mesmo com toda a tristeza, Luciane nunca deixou de acreditar que as coisas um dia pudessem melhorar. Algum tempo depois, recebeu uma nova oportunidade: um novo transplante e desta vez com sucesso. A condição física, a qualidade de vida e a auto-estima melhoraram significativamente.

“Mesmo assim, embora jovem, tomei a decisão de deixar de lado a vida sentimental, não criar expectativas e dedicar-me principalmente aos cuidados com a saúde”.

Durante uma avaliação pós-transplante, na Fundação Pró-Rim, Luciane conheceu Leandro de Lázaro, também paciente renal. “Ele havia sido transplantado um ano antes de mim e estava no ambulatório pelo mesmo motivo que eu, ou seja, fazer os exames de manutenção. Já havia visto o Leandro algumas vezes na Pró-Rim, mas nunca tinha conversado com ele”, conta.

Luciane percebeu que algo incomodava o Leandro naquele dia. Ele queixou-se que estava com dor de cabeça.

“Então, abri a bolsa, lhe ofereci um analgésico e passamos a conversar. A sua história era um pouco parecida com a minha. Revelou que entre outras decepções, a doença também provocou o fim do seu casamento”.

Por conta da insuficiência renal crônica, Leandro estava aposentado e morava em Joaçaba (SC) com a irmã. Ele havia trabalhado boa parte da vida em um grande frigorífico da região. Já Luciane residia com os pais em Itaiópolis, no Norte do Estado.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Encontros nas consultas e unidos no mesmo tratamento
Luciane recorda que a doença os aproximou ainda mais e a afinidade entre eles aumentou, mas o relacionamento permaneceu apenas no campo da amizade. “Certo dia, Leandro se ofereceu para me dar uma carona até Joinville, na consulta seguinte, que aconteceria nos próximos dias. Aceitei, pois a minha casa ficava no caminho para a Fundação Pró-Rim. No entanto, não acreditei muito porque ele nem perguntou o meu endereço. Então, tirou um pedaço de papel do bolso e mostrou o número do meu telefone que ele copiou da minha ficha, que estava no balcão de atendimento”.

No dia marcado, segundo Luciane, o telefone tocou e em poucos minutos o rapaz chegou em sua casa. Surpreendentemente, logo foi pedindo permissão aos seus pais para viajarem juntos.

“Confesso que pela primeira vez prestei atenção no cavalheirismo dele e na maneira carinhosa como me tratava. Conversamos o dia inteiro e me senti muito bem ao seu lado. Descobri uma pessoa alegre, generosa e com muita vontade de viver”, lembra Luciane.

“A gente nem havia começado a namorar, quando ele me surpreendeu com um estojo e mostrou um par de alianças, me pedindo em noivado, na presença dos meus pais. Perguntei se ele não precisaria de mais tempo para decidir sobre isso. A resposta foi: ‘tempo é a única coisa que eu não tenho na vida’. Na semana seguinte, alugamos uma casa em Itaiópolis e fomos morar juntos”.

Como Luciane mesmo diz, a sua história com Leandro não teve o glamour de amor à primeira vista e nem pode ser definida como um mar de rosas. Mas ela garante que essa história foi construída a partir do dia a dia, da força para viver, das descobertas e dos momentos simples que marcaram a união de duas pessoas diferentes, mas ao mesmo tempo tão semelhantes.

“O que sinto pelo Leandro é algo maior que amor. Reúne também cumplicidade, companheirismo, carinho e uma vontade imensurável de viver. Estamos juntos há cinco anos e tenho a impressão que sempre o conheci. Ele vive para me fazer feliz e eu também sinto necessidade de retribuir tanto amor”.

Para o futuro, Luciane afirma que o casal não tem grandes ambições na vida.

“Apenas buscamos o complemento da nossa felicidade. Para 2018 queremos nos casar oficialmente e fazer uma festa bonita para a família e amigos. O mais importante de tudo, porém, é a possibilidade de eu engravidar. Quem me convenceu disso foi o Dr. José Aluísio, fundador da Pró-Rim”, conta emocionada.

O médico diz que muitas pacientes foram mães depois de transplantadas e que Luciane e Leandro podem acreditar nisso. “Temos muita fé que ainda vai acontecer”, finaliza. Hoje, Luciane mantém uma rotina ativa e muito produtiva. “Criei uma pequena empresa que prepara alimentos para eventos e o Leandro me ajuda muito”.

Luciane tem um grande sentimento de gratidão a toda equipe da Fundação Pró-Rim.

“Agradeço à família Pró-Rim por tudo o que fez por mim e pelo Leandro. Além do suporte médico, a Pró-Rim também foi o grande cupido na nossa história de amor. Salvou a nossa vida e ainda colocou a felicidade no nosso caminho”.

Com a chegada do Dia dos Namorados, declara seu amor a Leandro e lhe agradece pelo sentido que deu à sua vida.

“Mesmo diante das dificuldades que passei me considero feliz com a vida conquistada. Somos um casal como qualquer outro, com seus problemas e alegrias. O que nos faz diferentes é a necessidade que temos de um cuidar do outro, o tempo inteiro, incondicionalmente” destaca.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.
- PUBLICIDADE -