InícioSaúdePacientes assintomáticos não contribuem para a propagação do vírus, alerta OMS

Pacientes assintomáticos não contribuem para a propagação do vírus, alerta OMS

OMS cada dia prova mais que nada sabe. A partir dos dados que temos, é raro que uma pessoa assintomática realmente transmita (o vírus) para um outro indivíduo

- continua após a publicidade -

Pacientes infectados com a Covid-19, que não apresentam sintomas, não estão a contribuir para a propagação do vírus.

O alerta foi dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), esta segunda-feira, lançando dúvidas sobre as preocupações de alguns investigadores, de que o vírus possa ser difícil de conter devido a casos assintomáticos, avança a ‘CNBC’.

«A partir dos dados que temos, é raro que uma pessoa assintomática realmente transmita (o vírus) para um outro indivíduo», disse Maria Van Kerkhove, directora do programa de emergências sanitárias da OMS, em entrevista à Organização das Nações Unidas (ONU).

Van Kerkhove reconheceu ainda que existem alguns estudos que deram conta de uma propagação assintomática em lares de idosos e em ambientes residenciais.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Contudo, considera que é necessário investigar mais para recolher mais dados e conseguir «responder verdadeiramente» a essa questão.

«Vimos vários relatórios de países que estão a realizar um processo de rastreio de contatos muito detalhado», disse a especialista, acrescentando: «(Esses países) estão acompanhando casos assintomáticos e os respectivos contatos, mas não encontram evidências de transmissão secundária. É muito raro», afirma.

As respostas dos governos devem focar-se agora na detecção e no isolamento de pessoas infectadas com sintomas, bem como no rastreio de qualquer pessoa que possa ter entrado em contacto com elas, segundo a especialista.

«Aquilo em que realmente temos de nos focar é no acompanhamento dos casos sintomáticos», disse Van Kerkhove. «Se conseguíssemos acompanhar todos os casos sintomáticos, isolá-los, seguir os seus contactos e colocá-los em quarentena, reduziríamos drasticamente» o foco de contágio do surto viral, disse a especialista da OMS.

01/06 Sede da OMS em Genebra – Sem Mascara – Sem distanciamento

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Adiada, Festa do Peão de Barretos terá edição especial virtual com rodeios e shows em agosto

De 25 a 29 de agosto, através do seu canal no Youtube, evento confirma provas, rodeio e shows

Em Ribeirão transmite Virada Cultural Solidária de RP

24 horas de apresentações ao vivo em prol da solidariedade neste fim de semana, com transmissão pelo Facebook em Ribeirão a partir das 20 horas. Participe e compartilhe.

Olimpíada de Tóquio tem abertura oficial nesta sexta-feira

Após o adiamento de um ano por causa da pandemia da covid-19 e ameaças de cancelamento, a 32ª edição da Olimpíada de verão ter á a abertura oficial

Coronavirus: Metade da população de Ribeirão Preto já tomou a 1ª dose

Segundo o Vacinômetro do governo estadual, 362.517 moradores já receberam a primeira aplicação do imunizante, equivalente a 50,92%.

As obras da campanha pararam e não tem data para reiniciarem

O "corredor" rescinde contrato de viadutos, túnel e corredores de ônibus,e deixa comerciantes em pânico
- PUBLICIDADE -