InícioSaúdePacientes assintomáticos não contribuem para a propagação do vírus, alerta OMS

Pacientes assintomáticos não contribuem para a propagação do vírus, alerta OMS

OMS cada dia prova mais que nada sabe. A partir dos dados que temos, é raro que uma pessoa assintomática realmente transmita (o vírus) para um outro indivíduo

- continua após a publicidade -

Pacientes infectados com a Covid-19, que não apresentam sintomas, não estão a contribuir para a propagação do vírus.

O alerta foi dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), esta segunda-feira, lançando dúvidas sobre as preocupações de alguns investigadores, de que o vírus possa ser difícil de conter devido a casos assintomáticos, avança a ‘CNBC’.

«A partir dos dados que temos, é raro que uma pessoa assintomática realmente transmita (o vírus) para um outro indivíduo», disse Maria Van Kerkhove, directora do programa de emergências sanitárias da OMS, em entrevista à Organização das Nações Unidas (ONU).

Van Kerkhove reconheceu ainda que existem alguns estudos que deram conta de uma propagação assintomática em lares de idosos e em ambientes residenciais.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Contudo, considera que é necessário investigar mais para recolher mais dados e conseguir «responder verdadeiramente» a essa questão.

«Vimos vários relatórios de países que estão a realizar um processo de rastreio de contatos muito detalhado», disse a especialista, acrescentando: «(Esses países) estão acompanhando casos assintomáticos e os respectivos contatos, mas não encontram evidências de transmissão secundária. É muito raro», afirma.

As respostas dos governos devem focar-se agora na detecção e no isolamento de pessoas infectadas com sintomas, bem como no rastreio de qualquer pessoa que possa ter entrado em contacto com elas, segundo a especialista.

«Aquilo em que realmente temos de nos focar é no acompanhamento dos casos sintomáticos», disse Van Kerkhove. «Se conseguíssemos acompanhar todos os casos sintomáticos, isolá-los, seguir os seus contactos e colocá-los em quarentena, reduziríamos drasticamente» o foco de contágio do surto viral, disse a especialista da OMS.

01/06 Sede da OMS em Genebra – Sem Mascara – Sem distanciamento

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Organização IYF e empresas parceiras adotam como missão o desenvolvimento social e econômico do país

A essência da responsabilidade social está em adotar atitudes benéficas e proativas para a sociedade e o meio ambiente.

Cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19

Dados são Vigilância Epidemiológica, que conclama a população a procurar os postos de vacinação e manter o controle da doença

“Concertos Internacionais” apresenta homenagem a Astor Piazzolla

Concerto será transmitido no dia 23 de outubro, às 19h, como parte das comemorações de 91 anos do Theatro Pedro II

Nogueira quer que você receba agua do Rio Pardo nas torneiras

Hoje a agua do DAERP é do aquífero guarani, uma agua mineral será substituída por aguas do Rio Pardo. Você aprova esta mudança?

Atenção: Alerta para tentativa de golpe contra aposentados

Instituto de Previdência orienta beneficiários a não informar dados pessoais ou bancários
- PUBLICIDADE -