InícioSaúdeOutubro Rosa: câncer de mama corresponde a 32% dos diagnósticos de tumores...

Outubro Rosa: câncer de mama corresponde a 32% dos diagnósticos de tumores em mulheres no Estado de São Paulo

- continua após a publicidade -

Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, a doença que atingirá 59,7 mil mulheres brasileiras em 2018, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente no Estado de São Paulo, este tipo de tumor, que é o mais comum na população feminina, é responsável por 32,3% dos casos – com exceção ao câncer de pele não melanoma -, somando 16,3 mil diagnósticos este ano.

“O câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais neste órgão, formando o tumor. Há diversos tipos e estádios da doença que determinarão, inclusive, o tratamento mais indicado para combatê-lo”, afirma Dr. Diocésio Andrade, oncologista e diretor técnico do InORP/Grupo Oncoclínicas.

Prevenção

O especialista aponta que a mamografia é a principal medida de prevenção e diagnóstico precoce do tumor, sendo necessária a realização a partir dos 40 anos de idade. “Quando detectado no início, a neoplasia tem alto índice de cura. É fundamental o acompanhamento com um especialista”, completa.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Outras medidas de qualidade de vida também auxiliam a prevenir o câncer de mama como prática regular de atividade física, alimentação saudável e bons hábitos – como não fumar e ingerir bebida alcoólica moderadamente.

Avanços no tratamento

Além do diagnóstico inicial da doença, a queda de cabelo temporária induzida pela quimioterapia é um dos efeitos colaterais mais comuns e emocionalmente angustiantes para o paciente oncológico. “Por ser o sinal mais visível do câncer, a condição impacta diretamente no tratamento, causando desistência e sentimentos como ansiedade e tristeza”, comenta o oncologista Diocésio Andrade.

A nova tecnologia Crioterapia Capilar, no entanto, reduz a queda de cabelo em até 60% durante a quimioterapia – através do resfriamento do couro cabeludo – proporcionando mais qualidade de vida ao paciente. O InORP/Grupo Oncoclínicas é o único na região de Ribeirão Preto a disponibilizar a terapia aos pacientes oncológicos.

5ª Corrida Outubro Rosa

Para atingir o maior número de pessoas possível sobre a conscientização do câncer de mama, o InORP/Grupo Oncoclínicas realiza a 5ª Corrida Outubro Rosa, em Ribeirão Preto. O evento, que acontecerá no dia 21 de outubro, terá largada no estacionamento do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. As inscrições podem ser realizadas pelo site outubrorosa.net.br.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19

Dados são Vigilância Epidemiológica, que conclama a população a procurar os postos de vacinação e manter o controle da doença

“Concertos Internacionais” apresenta homenagem a Astor Piazzolla

Concerto será transmitido no dia 23 de outubro, às 19h, como parte das comemorações de 91 anos do Theatro Pedro II

Nogueira quer que você receba agua do Rio Pardo nas torneiras

Hoje a agua do DAERP é do aquífero guarani, uma agua mineral será substituída por aguas do Rio Pardo. Você aprova esta mudança?

Atenção: Alerta para tentativa de golpe contra aposentados

Instituto de Previdência orienta beneficiários a não informar dados pessoais ou bancários

Ditador Moraes manda prender e extraditar Allan dos Santos

Se não estamos vivendo em uma ditadura do judiciário, o que se compara com atitudes destes loucos? Maduro, Chaves, Alexandre de Moraes...
- PUBLICIDADE -