Início Saúde Outubro Rosa: câncer de mama corresponde a 32% dos diagnósticos de tumores...

Outubro Rosa: câncer de mama corresponde a 32% dos diagnósticos de tumores em mulheres no Estado de São Paulo

- continua após a publicidade -

Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, a doença que atingirá 59,7 mil mulheres brasileiras em 2018, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente no Estado de São Paulo, este tipo de tumor, que é o mais comum na população feminina, é responsável por 32,3% dos casos – com exceção ao câncer de pele não melanoma -, somando 16,3 mil diagnósticos este ano.

“O câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais neste órgão, formando o tumor. Há diversos tipos e estádios da doença que determinarão, inclusive, o tratamento mais indicado para combatê-lo”, afirma Dr. Diocésio Andrade, oncologista e diretor técnico do InORP/Grupo Oncoclínicas.

Prevenção

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O especialista aponta que a mamografia é a principal medida de prevenção e diagnóstico precoce do tumor, sendo necessária a realização a partir dos 40 anos de idade. “Quando detectado no início, a neoplasia tem alto índice de cura. É fundamental o acompanhamento com um especialista”, completa.

Outras medidas de qualidade de vida também auxiliam a prevenir o câncer de mama como prática regular de atividade física, alimentação saudável e bons hábitos – como não fumar e ingerir bebida alcoólica moderadamente.

Avanços no tratamento

Além do diagnóstico inicial da doença, a queda de cabelo temporária induzida pela quimioterapia é um dos efeitos colaterais mais comuns e emocionalmente angustiantes para o paciente oncológico. “Por ser o sinal mais visível do câncer, a condição impacta diretamente no tratamento, causando desistência e sentimentos como ansiedade e tristeza”, comenta o oncologista Diocésio Andrade.

A nova tecnologia Crioterapia Capilar, no entanto, reduz a queda de cabelo em até 60% durante a quimioterapia – através do resfriamento do couro cabeludo – proporcionando mais qualidade de vida ao paciente. O InORP/Grupo Oncoclínicas é o único na região de Ribeirão Preto a disponibilizar a terapia aos pacientes oncológicos.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

5ª Corrida Outubro Rosa

Para atingir o maior número de pessoas possível sobre a conscientização do câncer de mama, o InORP/Grupo Oncoclínicas realiza a 5ª Corrida Outubro Rosa, em Ribeirão Preto. O evento, que acontecerá no dia 21 de outubro, terá largada no estacionamento do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. As inscrições podem ser realizadas pelo site outubrorosa.net.br.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

#Fiqueemcasa: 42% dos brasileiros estão com menos dinheiro no bolso

E a narrativa voltara logo após as eleições, enquanto políticos, funcionários públicos tem o salário garantido, mesmo sem trabalhar.

Não falta quase nada para 2020. Fãs fazem episódio com final para ‘Caverna do Dragão’

2020 não é um ano qualquer, até isso rolou. Fãs do desenho animado adaptaram um final para trama e agora o mundo passa a ter um sentido.

Novo: “Quem não tomar vacina não deve frequentar espaços públicos”

João Amoedo, fundador do partido NOVO, defende obrigatoriedade de vacina ou impedimento de frequentar hospitais, ruas. NOVO só no nome.

O disco rígido de Hunter Biden revelou ‘Obsessões por menores’ e drogas

Grave: No Brasil muitos políticos estão presos aos chineses que através destes governam estados e cidades. Esta semana o mundo estremecera com informações vindo dos EU

Globo cancela humorísticos ‘Zorra’, ‘Fora de Hora’ e ‘Escolinha’

Com o fim dos programas, cerca de 180 funcionários deverão ser demitidos, a maioria das áreas de cenografia e equipe técnica