Início Saúde O Vivaleite e o combate à extrema pobreza

O Vivaleite e o combate à extrema pobreza

- continua após a publicidade -

No Estado mais rico da Federação, com um dos mais altos índices de Desenvolvimento Humano (IDH), a extrema pobreza ainda persiste na realidade de mais de 1,1 milhão de pessoas.

Para reverter este quadro, o governo do Estado de São Paulo tem lançado mão de diferentes estratégias e programas sociais que atendam efetivamente esta parcela mais carente da população. Um deles é o Vivaleite, o maior programa de distribuição gratuita de leite do Brasil.

Criado como parte do Programa Estadual de Alimentação e Nutrição para populações em situação de vulnerabilidade social, visando a segurança alimentar de nossas crianças, o Vivaleite entrou em vigor em 22 de dezembro de 1999, ainda na gestão do nosso saudoso governador Mário Covas.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Nesses 18 anos de existência, distribuímos mais de 2,1 bilhões de litros de leite em todo o Estado para mais de 143 milhões de beneficiários, incluindo idosos carentes na região metropolitana de São Paulo. Atualmente, no município de Ribeirão Preto, 1.615 crianças recebem 24.225 litros/mês de leite.

O Programa estabeleceu convênios com 606 municípios; beneficiando 217.247 crianças. Ao todo, no Estado, há 421.447 beneficiários, que consomem, aproximadamente, 6.321.705 litros/mês. Somente na capital e na Grande São Paulo, este trabalho é realizado em parceria com 1.500 entidades credenciadas. É a maior rede de entidades sociais do Brasil.

Em 2017, investimos R$ 186.739.911,75 na distribuição de leite para crianças de até seis anos e idosos no Estado. O principal objetivo do Vivaleite é oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo aos que vivem em condição de risco nutricional, sobretudo famílias com renda mensal de até ¼ de salários mínimo per capita.

O Programa distribui gratuitamente leite fluido pasteurizado enriquecido com Ferro, Vitamina A e Vitamina D, auxiliando na prevenção de anemia ferropriva e das deficiências vitamínicas citadas.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A presença do Vivaleite em regiões de vulnerabilidade social fortalece a atuação do Estado e incentiva o desenvolvimento de outras ações públicas e assistenciais na região por meio das entidades parceiras ou Prefeituras conveniadas, além de auxiliar o escoamento da produção leiteira, gerando, assim, novos empregos no campo.

Desde 2015, estamos empenhados em regularizar as entidades cadastradas, por meio de parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), além de fomentar que os beneficiários estejam no Cadúnico, condição necessária para acessar programas sociais.

Sob o comando do governador Geraldo Alckmin, temos empreendido esforços na tentativa de oferecer uma vida cada vez mais digna para a população paulista, principalmente para a parcela mais vulnerável, que precisa ser assistida de perto, com o desafio de transformar a realidade social de São Paulo.

Devemos alinhar nossos olhares, para juntos, chegarmos à erradicação da extrema pobreza no Estado mais rico da federação. A intersetorialidade é fundamental para alcançarmos uma sociedade mais humana e igualitária, e o programa Vivaleite é um complemento de outras políticas públicas, com o foco em garantir direitos para aqueles que mais precisam.

Portanto, a mobilização em torno de uma coalizão no combate à extrema pobreza e em defesa da vida, principalmente de crianças e idosos que se apresentam mais suscetíveis às vulnerabilidades, é um compromisso que deve ser assumido por todos: família, sociedade e governo.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

PT apresenta projeto para obrigar vacinação contra a covid-19

PT em sintonia com o PSDB em sintonia, querem as propinas que um grande negocio como este pode gerar ou bem estar da população?

Alça de acesso a Bonfim Paulista pelo Anel Viário Sul será interditada

Fechamento é temporário para a execução de serviços de pavimentação

Hospital de Câncer de Ribeirão Preto receberá doação de equipamento para limpeza nesta quinta-feira (22/10)

Em tempos de pandemia lavadora e secadora de piso ofertada pela Empresa Kärcher otimizará o tempo de higienização da instituição

Restaurantes abrem novos postos de trabalho em Ribeirão Preto

No Shopping Iguatemi Ribeirão Preto as novas unidades do Outback Steakhouse e Paris 6 e ainda Coco Bambu - já instalado no empreendimento - estão com processos seletivos abertos

Em meio à pandemia, startup de Ribeirão Preto ganha mercado na América Latina

Plataforma de gestão de despesas corporativas VExpenses cresceu 50% entre os meses de abril e setembro; a estimativa é que o faturamento cresça mais 30% até dezembro