Início Saúde O que compromete a eficácia da pílula anticoncepcional?

O que compromete a eficácia da pílula anticoncepcional?

- continua após a publicidade -

Um dos métodos mais seguros para prevenir uma gravidez indesejada, a pílula anticoncepcional passou a ser usada por milhões de mulheres no mundo todo. No Brasil, ela também é bastante popular e vem sendo cada vez mais aceita.

Mas o que poucas mulheres sabem é que algumas alterações comuns do organismo e a ingestão de outras medicações podem alterar a absorção dos hormônios anticoncepcionais e comprometer a efetividade da pílula. Na lista dos remédios que exercem influência sobre a eficácia do método contraceptivo, estão alguns antibióticos, anticonvulsivantes, antidepressivos e antirretrovirais – por isso, é tão importante buscar orientação médica antes de fazer uso de qualquer medicamento.

Algumas doenças inflamatórias do trato gastrointestinal – como retocolite ou a Doença de Crohn – também podem alterar a absorção dos componentes das pílulas anticoncepcionais pelo organismo. Felizmente, elas são raras, e nesses casos, as pacientes podem fazer uma mudança de estratégia e optar, por exemplo, pelo Dispositivo Intra-Uterino, o DIU.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

É importante ressaltar que nem a pílula nem outros métodos são totalmente seguros. O que nós, médicos, costumamos fazer é escolher a opção mais indicada para cada paciente, pensando em oferecer o melhor benefício com a menor possibilidade de risco. Todavia, cada organismo tem características próprias e diferentes necessidades.

Se você tem dúvida quanto ao uso dos anticoncepcionais, o ginecologista é o melhor profissional para te orientar. Não deixe de consultá-lo para que, juntos, encontrem o tratamento mais adequado para você.

*Dr. Gilberto Nagahama é ginecologista e coordenador do Pronto Socorro Ginecológico do Hospital San Paolo, centro hospitalar localizado na Zona Norte de São Paulo.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Novembro Azul alerta para diagnóstico e tratamento do câncer durante a pandemia

Ações on-line vão chamar a atenção dos homens para a saúde, já que 50 mil brasileiros deixaram de receber o diagnóstico de câncer na pandemia

Caso Marcius Melhem: De humorista sem graça a assédiador sexual

Estranho é ver os lacradores, que falam em respeito, mas não conseguem o mínimo do que vomitam pelos quatro cantos

Semana ‘Lixo Zero’ em Ribeirão Preto acontece até o dia 1º de novembro

Evento nacional traz atrações gratuitas e inteiramente virtuais

240 mil vagas em cursos gratuitos no primeiro Mutirão de Qualificação profissional de São Paulo

São mais de 30 opções de cursos em áreas como varejo, gestão, tecnologia e economia criativa; oportunidades são voltadas para a qualificação profissional para o mercado de trabalho, a jovens e a quem quer empreender

A magia está no ar! Halloween com Lua Cheia

A segunda Lua Cheia que acontece no Dia das Bruxas será no signo de Touro onde o planeta Urano também se encontra e como é um planeta revolucionário e ligado a inovação social e tecnologia