InícioSaúdeNOVA TÉCNICA DE MICROCIRURGIA LINFÁTICA TRAZ SENSÍVEL MELHORA NA QUALIDADE DE VIDA...

NOVA TÉCNICA DE MICROCIRURGIA LINFÁTICA TRAZ SENSÍVEL MELHORA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES

- continua após a publicidade -

Uma nova técnica cirúrgica, disponível no Brasil há menos de dois anos, vem trazendo significativa melhora na qualidade de vida de pacientes que passam pelo esvaziamento de gânglios e ficam assim expostos ao linfedema, o indesejável e incômodo inchaço de braços e pernas. A microcirurgia dos linfáticos, normalmente realizada de maneira profilática simultaneamente ao procedimento de retirada do tumor e esvaziamento dos gânglios, já é uma realidade no Hospital Especializado de Ribeirão Preto, um dos dois centros médicos do país que dominam e utilizam a técnica.

Os linfáticos são pequenos vasos que possuem a função de transportar linfa pelos gânglios ou linfonodos. O sistema filtra proteínas, líquidos e substâncias do sangue para dentro dos vasos linfáticos, assim como ajuda o organismo a se defender contra infecções. A pessoa com doença linfática tem uma menor circulação da linfa pelo corpo, que fica acumulada debaixo da pele causando o linfedema. As principais causas são de origem congênita, infecciosa e cancerígena, sendo esta última em número crescente em razão principalmente do envelhecimento da população.

No caso do câncer de mama, o mais comum entre as mulheres, a reconstrução linfática permite o transplante microcirúrgico de retalhos de área das regiões inguinal ou do pescoço contendo veia, artéria e gânglios ou vasos linfáticos para a região da axila.

“O procedimento reestabelece as conexões e o funcionamento do sistema linfático interrompido com o esvaziamento terapêutico realizado durante a extração parcial ou total da mama”, afirma Daniel Lazo, microcirurgião e diretor do Hospital Especializado.

Essa cirurgia, com duração média de 3 a 5 horas, é realizada com equipes multidisciplinares incluindo o cirurgião oncologista e o microcirurgião responsável pela reconstrução dos linfáticos. Desta maneira, o paciente que desenvolveria o linfedema com 100% de certeza se previne dos inchaços e ganha a possibilidade de recuperar-se com o seu sistema linfático funcionando, mesmo após a retirada dos gânglios suspeitos de conterem células cancerígenas.

“Trata-se de mais um importante avanço da medicina em benefício do paciente no tratamento de doenças que ainda vão afetar a humanidade nas próximas décadas”, conclui Daniel Lazo.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Fundado em 2004, o Hospital Especializado (www.hospitalespecializado.com.br) e sua equipe multidisciplinar de cirurgiões plásticos, ortopedistas, cirurgiões da mão, microcirurgiões e cirurgiões de câncer, têm trabalhado em conjunto atingindo resultados significativos do ponto de vista funcional e estético. Transformou-se rapidamente num dos poucos centros médicos do país a atuar em áreas de alta complexidade, consolidando-se também como referência em toda a região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo e do Brasil.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉🚗 Rede de Postos de Combustíveis de Ribeirão Preto Celebra 33 Anos e Planeja Expansão pela Região 🚗🎉

Neste mês de abril, a Rede Sewal, fundada em Ribeirão Preto, comemora 33 anos de história e anuncia um ambicioso projeto de expansão, visando alcançar a marca de 50 unidades até o final de 2024 @redesewal

🎬🧩 Iguatemi Ribeirão Preto promove ações em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 🧩🎬

Em celebração ao Blue Day, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Iguatemi Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a inclusão e promove iniciativas em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Bloqueio de WhatsApp e Telegram

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, está atualmente avaliando um caso que poderia resultar na suspensão de aplicativos de mensagens populares, incluindo WhatsApp e Telegram, no país.

🏎️🔥 Treino de Classificação do GP da China de F1 2024: Horários e Onde Assistir 🔥🏎️

Após uma ausência de cinco anos, o Circuito de Xangai recebe neste fim de semana o tão aguardado Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Confira abaixo os horários e onde assistir a essa emocionante etapa!

🌟 Oração para Santo Expedito: como rezar para o santo das causas urgentes 🌟

Expedito era conhecido por ser muito disciplinado e tinha a sua vida rodeada de luxúrias e prazeres como todos os romanos de altos cargos daquele período.
- PUBLICIDADE -