InícioSaúdeNo Verão UPAs continuam lotadas de pacientes com sintomas de gripe

No Verão UPAs continuam lotadas de pacientes com sintomas de gripe

Gripe se espalha durante a Verão e surpreende pesquisadores, mas a imprensa continua calada quanto aos motivos deste misterioso surto.

- continua após a publicidade -

Gripe se espalha durante a Verão e surpreende pesquisadores, mas a imprensa continua calada quanto aos motivos deste misterioso surto.

O aumento do número de casos de gripe é um fenômeno após o outono e o inverno de cada hemisfério, mas, em 2021, especialistas foram surpreendidos por uma epidemia que começou no Rio de Janeiro em plena primavera e mesmo durante o verão chegou a outros estados.

Coordenador do grupo que monitora os dados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e publica o Boletim InfoGripe na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marcelo Gomes explica que as causas da epidemia são múltiplas e estão relacionadas à pandemia de covid-19.

arquivo

O que a CIENCIA, de muitos não conta é que a vacina que esta sendo aplicada, diminui a imunidade da população, levando a casos de gripe fora de época.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Além de ser atípica, a epidemia é causada por uma cepa nova do vírus Influenza A Subtipo H3N2, chamada de cepa Darwin, por ter sido descoberta em uma cidade australiana que tem esse nome. A cepa Darwin ganhou força no último inverno do Hemisfério Norte, e o fato de os surtos no Brasil terem começado no Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021 pode ter relação com fluxo de viajantes internacionais, considera Gomes.

Outro fato que este surto mostra o que todos já sabíamos, a saúde nunca foi prioridade de prefeitos, mas durante a pandemia a culpa foi transferida para o governo federal.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Anvisa alerta sobre risco de miocardite e pericardite pós-vacinação

A Anvisa informa que os Estados Unidos (EUA) relataram a ocorrência de casos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e de pericardite (inflamação do tecido que envolve o coração) após a vacinação

Campeonato Esportivo movimenta mais de mil alunos das escolas municipais

Cirem será realizado até a 2a quinzena de dezembro

Assistência Social realizará “V Caminhada Mulher Maravilha” neste domingo

Evento promovido pelo NAEM acontece em referência aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Projeto Guri está com inscrições abertas

Crianças e adolescentes de seis a 18 anos podem aprender a tocar um instrumento musical, sem a necessidade de conhecimento prévio

Fogos de artifício: veterinário explica como proteger os animais durante as comemorações

Especialista explica as possíveis reações dos pets e o que pode ser feito para amenizar o pânico e transtornos causados pelas explosões
- PUBLICIDADE -