InícioSaúdeNesta Sexta-feira RP registra pior qualidade do ar do estado de São...

Nesta Sexta-feira RP registra pior qualidade do ar do estado de São Paulo

De acordo com indicador, a cidade é a única com a qualificação muito ruim.

- continua após a publicidade -

Ribeirão tem a pior qualidade do estado de São Paulo, nesta sexta-feira (27), segundo o boletim diário da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

De acordo com indicador, a cidade é a única com a qualificação muito ruim.

Isso porque, o índice que mede a condição atmosférica está em 125. Para que a caracterização fosse boa, era necessário estar entre zero e 40. 

Sendo assim, os ribeirão-pretanos respiram um ar muito ruim.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Poluentes no ar

Segundo o dado, são partículas suspensas como poeira e fuligem de queimadas.

Como consequência disso, a população pode apresentar agravamento nos sintomas característicos de doenças respiratórias. Tosse seca, cansaço, falta de ar e respiração ofegante são exemplos.

arquivo

Cuidados

Outro índice que preocupa é a umidade relativa do ar. De acordo com plataforma Clima Tempo, o indicador atingirá, em Ribeirão, os 15% durante à tarde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que fique entre 50% a 80% para seres humanos.

De acordo com o Hospital do Coração (HCor), o baixo volume de água na atmosfera faz com que a concentração de poluentes no ar aumente, provocando uma maior irritação no pulmão.

Isso faz com que se aumente ainda mais os riscos de ataque cardíaco, já que para manter a pressão arterial os vasos precisam ficar dilatados e o coração trabalha e bate mais intensamente. Sendo assim, com o pulmão já em estresse, alguns mecanismos de passagem do ar se fecham fazendo o mesmo com as vias sanguíneas.

Portanto, é importante beber muita água; utilizar umidificadores de ar; evitar aglomerações; evitar carpetes e tapetes que acumulem poeiras; manter a casa higienizada; arejada e ensolarada; evitar exercícios físicos entre às 10h até às 17h.

Mas não é só, os riscos de incêndio também se elevam, por isso, a Defesa Civil ainda reforça para que não jogue bitucas e brasas onde há vegetação.

Com informações de thathi.com.br

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

5 depredações da esquerda contra o patrimônio público

“Nunca vocês leram alguma notícia sobre um movimento ou partido de esquerda invadir o Congresso Nacional, a Suprema Corte ou o Palácio do Planalto”,...

Valor bloqueado de manifestantes sobe para R$ 18,5 milhões

A Justiça Federal autorizou hoje (21) novos bloqueios de bens de suspeitos de financiar os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes...

José Dirceu propõe reestruturar papel dos militares no Brasil

Militares precisam voltar para os quartéis e sair de órgãos do governo, sugere. José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil de Lula,...

Lula quer endurecer penas para crimes ‘contra a democracia’

O Ministério da Justiça e Segurança Pública trabalha em uma proposta para endurecer as punições para crimes “contra a democracia”. O projeto, ainda a...

Lula nomeia novo comandante do Exército; Saiba quem é o General Tomás

O governo federal anunciou na tarde deste sábado (21) que o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva é novo comandante do Exército. O ex-comandante Militar...
- PUBLICIDADE -