InícioSaúdeNesta Sexta-feira RP registra pior qualidade do ar do estado de São...

Nesta Sexta-feira RP registra pior qualidade do ar do estado de São Paulo

De acordo com indicador, a cidade é a única com a qualificação muito ruim.

- continua após a publicidade -

Ribeirão tem a pior qualidade do estado de São Paulo, nesta sexta-feira (27), segundo o boletim diário da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

De acordo com indicador, a cidade é a única com a qualificação muito ruim.

Isso porque, o índice que mede a condição atmosférica está em 125. Para que a caracterização fosse boa, era necessário estar entre zero e 40. 

Sendo assim, os ribeirão-pretanos respiram um ar muito ruim.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Poluentes no ar

Segundo o dado, são partículas suspensas como poeira e fuligem de queimadas.

Como consequência disso, a população pode apresentar agravamento nos sintomas característicos de doenças respiratórias. Tosse seca, cansaço, falta de ar e respiração ofegante são exemplos.

arquivo

Cuidados

Outro índice que preocupa é a umidade relativa do ar. De acordo com plataforma Clima Tempo, o indicador atingirá, em Ribeirão, os 15% durante à tarde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que fique entre 50% a 80% para seres humanos.

De acordo com o Hospital do Coração (HCor), o baixo volume de água na atmosfera faz com que a concentração de poluentes no ar aumente, provocando uma maior irritação no pulmão.

Isso faz com que se aumente ainda mais os riscos de ataque cardíaco, já que para manter a pressão arterial os vasos precisam ficar dilatados e o coração trabalha e bate mais intensamente. Sendo assim, com o pulmão já em estresse, alguns mecanismos de passagem do ar se fecham fazendo o mesmo com as vias sanguíneas.

Portanto, é importante beber muita água; utilizar umidificadores de ar; evitar aglomerações; evitar carpetes e tapetes que acumulem poeiras; manter a casa higienizada; arejada e ensolarada; evitar exercícios físicos entre às 10h até às 17h.

Mas não é só, os riscos de incêndio também se elevam, por isso, a Defesa Civil ainda reforça para que não jogue bitucas e brasas onde há vegetação.

Com informações de thathi.com.br

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

SP distribui mais de 215 mil garrafas de água para amenizar efeitos das queimadas em municípios

Em Ribeirão Ação do Fundo Social de São Paulo atua em cidades com estado de emergência decretado e visa garantir hidratação para famílias vulneráveis O...

Cineasta Marcos Jorge participa de roda de conversa naMostra Literária em Ribeirão Preto neste sábado (21)

Após exibição do longa “Estômago”, premiado internacionalmente e considerado um dos melhores filmes brasileiros pela Abraccine, o diretor Marcos Jorge conversa com o público...

Empresário Maurílio Biagi Filho é o convidado do próximo Mentoring de Ribeirão Preto

Encontro exclusivo para filiados está marcado para o dia 19 de setembro, na Casa da Memória Italiana Formar uma nova geração de empreendedores, que esteja...

Projeto Saci Pererê Cultural dá início à entrega de materiais e uniformes

Oficinas culturais são gratuitas e acontecem nos Centros Culturais Campos Elíseos, Palace, Embaixadores, e na Sala Clara Cauchick; projeto atende cerca de 250 alunos Alunos...

Projeto Água Vida visita Ribeirão Preto para plantar árvores após incêndio florestal

Iniciativa do ambientalista e fotógrafo Mário Barila ajudará na instalação de viveiro na APAE com a doação de mudas de árvore frutífera e insumos O Projeto...
- PUBLICIDADE -