InícioSaúdeMutirão da Diabetes entra no calendário oficial de Ribeirão Preto

Mutirão da Diabetes entra no calendário oficial de Ribeirão Preto

Projeto de lei foi aprovado na Câmara de Vereadores da cidade; evento acontece neste sábado (9) na esplanada do Theatro Pedro II

- continua após a publicidade -

No dia 5 de novembro, a Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto aprovou o projeto de lei do vereador Marinho Sampaio (MDB), que anuncia a entrada do Mutirão da Diabetes no calendário oficial da cidade. A 7º edição do evento acontece neste sábado, dia 9 de novembro, na esplanada do Theatro Pedro II na Rua Álvares Cabral, n° 370. A ação tem como principal objetivo levar orientação e realizar procedimentos médicos especializados gratuitamente para a população.

A campanha é destinada, principalmente, para pessoas com diagnóstico de diabetes, especialmente as mais carentes, com o objetivo de prevenir as complicações causadas pelo diabetes (cegueira, amputação, insuficiência renal, entre outras). Além da conscientização, serão realizados procedimentos médicos especializados, como avaliação do fundo do olho, exame do pé diabético, avaliação renal e da pressão arterial e cuidados paliativos. Este ano, além do diabetes, o mutirão também terá atendimentos focados em nefrologia, endocrinologia, vascular e saúde da mulher.

Os casos graves que necessitam de laser ou cirurgia serão encaminhados diretamente para a rede pública de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde estará presente no evento fazendo o encaminhamento e agendamento desses casos diretamente. “É um serviço gratuito de educação e orientação para o diagnóstico de diabetes e suas possíveis complicações. Esse ano nossa previsão é atender cerca de 2.000 pessoas”, afirma a coordenadora do evento, doutora Francyne Veiga Reis Cyrino.

Ao fim da triagem, todos as pessoas que passarem pelo Mutirão do Olho Diabético e do Diabetes vão receber uma cartilha com orientações sobre retinopatia diabética, cuidados gerais da diabetes e orientações de seguimento. “As senhas para atendimento serão distribuídas das 8 às 12 horas. E uma novidade é que teremos outras especialidades como cardiovascular e endócrino”, conta.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O Senador Jorge Kajuru, que estará presente no evento, faz um convite à população. “Eu amo Ribeirão Preto desde os 10 anos de idade. Eu estarei presente no mutirão e venho fazer um convite para que todos participem deste evento, que é um evento para o bem e do bem. É um evento coordenado de forma voluntária e sem fins lucrativos pela Dra Francyne Veiga Reis que é especialista em retina, retina. Eu por exemplo, tive deslocamento da retina do olho direito e o perdi totalmente devido ao diabetes. É um trabalho que visa atender a população de forma totalmente gratuita e convido todos a aproveitar essa oportunidade de se examinarem para prevenir as complicações causadas pelo diabetes”.

O mutirão foi criado em 2012 e já atendeu mais de 3 mil pessoas de toda região metropolitana de Ribeirão. Com a presença de 20 médicos especialistas e, aproximadamente, 50 estudantes de medicina e enfermagem, a meta é atender 2 mil pessoas esse ano para fazer a triagem de retinopatia diabética. No ano passado, 1.330 pessoas realizaram testes de glicemia e pressão e 330 diabéticas passaram pelo Circuito com consultas, exames e orientações.

Quais exames posso fazer no Mutirão?

– Exame de pré-diabetes (triagem)

– Teste de glicemia

– Aferir a pressão arterial

– Exame de fundo de olho

– Exame de pé diabético

– Avaliações em nefrologia e nutrição

– Orientações farmacêuticas, físicas e de cuidados paliativos

– Saúde da mulher

Todos os resultados dos exames realizados no mutirão serão entregues na hora pelos especialistas. Mais informações sobre o mutirão podem ser obtidas através da página: https://www.facebook.com/mutiraododiabetesrp/.

arquivo

Serviço

Mutirão do Diabetes

Quando: No dia 9 de novembro (sábado), das 8h às 12 horas

Onde: Esplanada do Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, n° 370

Atendimento gratuito

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Funcionário é Morto a Tiros e Tem Cabeça Decepada no IJF, em Fortaleza 😱

Um funcionário do Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (23), dentro da unidade de saúde, e teve sua cabeça decepada. O crime chocou funcionários e pacientes do hospital

🎤 AMESLARI Retorna aos Palcos com Novo Álbum “The Void”! 🎤

O cantor e compositor AMESLARI, uma das jovens revelações do pop rock, está de volta aos palcos! Após o lançamento do seu segundo álbum, "The Void", ele se apresentará no Bar Dom Pedro, em Ribeirão Preto

🎵 O Show do Ano no Ribeirão Rodeo Music – Estrutura Surpreendente! 🎵

O Ribeirão Rodeo Music impressionou o público neste ano com sua infraestrutura diferenciada, tanto dentro quanto fora da arena.

📡 Ribeirão Preto vai sediar encontro regional de Smart Cities! 🏙️

O Fórum Regional Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis acontece nesta sexta-feira, 26 de abril, no Dabi Business Park em Ribeirão Preto.

🌎 Feira de Intercâmbio no Iguatemi Ribeirão Preto! ✈️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto...
- PUBLICIDADE -