InícioSaúdeMisterio, chama padre Quevedo ou bispo Macedo: Casos de dengue têm queda...

Misterio, chama padre Quevedo ou bispo Macedo: Casos de dengue têm queda desde abril

Em Ribeirão Preto os casos sumiram misteriosamente dos boletins da secretaria da saúde. Em novembro, foi confirmado apenas um caso.

- continua após a publicidade -

O departamento de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, divulgou nesta quarta-feira (2) o Boletim Epidemiológico da dengue, com apenas um caso confirmado na cidade no mês de novembro.

Em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 101 casos da doença, houve uma redução de 99% de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti. Desde abril, os casos de dengue em Ribeirão Preto estão em queda.
 
Já em 2020, considerando os meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho e julho, agosto, setembro, outubro e novembro, os números concentram 17.556 casos. O índice é 20,9% maior que em 2019, quando foram registrados 14.520 casos no mesmo período.

foto arquivo

“Oitenta por cento dos casos estão nas casas das pessoas e, por isso, a conscientização da população é fundamental. Cada morador deve cuidar do seu quintal, eliminando focos de água parada para que o mosquito não se desenvolva. Portanto, além das nossas atividades, precisamos muito da participação da população limpando sua própria residência”, orienta o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, alerta para a temporada das chuvas e conclama a população para vistoriar as residências semanalmente, eliminando qualquer foco de água parada.

foto arquivo

“A conscientização e ajuda da população são fundamentais para o controle da doença. Portanto, solicitamos aos moradores da cidade que eliminem os criadouros do mosquito, limpando seus quintais semanalmente e eliminando água parada, ambiente ideal para o Aedes crescer. Somente assim conseguiremos vencer essa batalha na cidade”, alerta a diretora.

 
Chikungunya, zika vírus, microcefalia, febre amarela, gripe H1N1 e Sarampo

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

No caso da chikungunya, não houve nenhuma confirmação da doença em novembro de 2020.
 
Quanto à microcefalia ou outras alterações neurológicas possivelmente relacionadas à infecção pelo zika vírus, também não foi registrado nenhum caso suspeito em novembro. No ano, foram 51 notificações, nenhuma confirmada.
 
De acordo com o Boletim Epidemiológico, não houve registro de febre amarela no mês de julho deste ano.  Desde 2016, não há registro de casos da doença em Ribeirão Preto.
 
Em relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave (gripe causada pelo vírus Influenza), não foi confirmado nenhum caso no mês.

Há um caso de sarampo em investigação.
 
O Boletim Epidemiológico está disponível no site da Prefeitura.

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Grupo Teatral de Ribeirão Preto Apresenta Espetáculo Selecionado para Festival no Chile

O grupo Gitirana Produções apresenta neste sábado, 27 de abril, às 19 horas, no Teatro Santarosa, o espetáculo "Lesados". Esta peça foi selecionada para o 17º FINTDAZ (Festival Internacional de Teatro y Danza) em Iquique

Ser Gentil no Dia a Dia Favorece a Saúde Mental

Um abraço caloroso, um sorriso sincero ou um simples "bom dia" têm o poder de transformar o dia de alguém.

Agrishow vem com tecnologia e novos equipamentos

As mais novas tecnologias serão apresentadas na Agrishow 2024, progame-se

Motorola Edge 50 Pro é Lançado no Brasil com Oferta Especial para o Dia das Mães

O Motorola Edge 50 Pro, conhecido pelo design premium, funcionalidades de primeira linha e recursos avançados de IA, já está disponível para compra no Brasil na Loja Online da Motorola

Agrishow 2024: Informações sobre Mudanças no Anel Viário

Durante a 29ª edição da Agrishow, que acontece entre 29 de abril e 3 de maio, o trânsito no Anel Viário de Ribeirão Preto sofrerá alterações significativas devido ao aumento do fluxo de veículos.
- PUBLICIDADE -