InícioSaúdeMinistro da Saúde quer encerrar uso da CoronaVac no país

Ministro da Saúde quer encerrar uso da CoronaVac no país

Marcelo Queiroga afirma que há muitos casos de pessoas que tomaram o imunizante e foram infectadas, mesmo após as duas doses.

- continua após a publicidade -

Está em andamento no Ministério da Saúde a criação de um plano de ação para vetar o uso da Coronavac no Brasil, segundo informa o jornal Correio Braziliense.

O ministro Marcelo Queiroga acredita que o imunizante tem eficácia baixa e alega a interlocutores que existem muitos casos de pessoas que tomaram o imunizante e foram infectados mesmo após as duas doses.

De acordo com fontes no governo, Queiroga pretende encerrar contratos de compra da vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

A intenção seria adquirir apenas as doses que já foram contratadas, e reforçar aquisições das vacinas da Astrazeneca e da Pfizer. No entanto, o governo esbarra na dificuldade em adquirir mais doses. Outra solução pode ser a Butanvac, imunizante brasileiro que está sendo testado e pode ser aprovada no segundo semestre, também no Butantan.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
João Dória - Vacina Corona Vírus
João Dória apresenta a CoronaVac / Foto: Divulgação

EFICÁCIA

Os estudos durante a fase de testes da Coronavac apontaram eficácia global de 50,38%, que pode chegar a 100% para evitar internações e mortes. O que incomoda Queiroga é a baixa proteção em idosos. Um estudo denominado Vaccine Effectiveness in Brazil Against Covid-19 apontou que a eficácia geral para quem tem mais de 80 anos está em torno de 28%.

Durante a semana, o ministro colocou em dúvida a segurança das vacinas para agradar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ele disse que o presidente tem razão quando fala que “não se tem ainda todas as evidências científicas” dos imunizantes. No entanto, todos os imunizantes em aplicação no Brasil passaram por testes e foram aprovados.

A Coronavac também está no centro de uma disputa política entre Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O chefe do executivo paulista é o responsável por apoiar o desenvolvimento da vacina, as pesquisas e pela comunicação com a China para o fornecimento de insumos, o que desagrada os planos eleitorais do presidente.

Foto:: Montagem

CONTRAPONTO

Levantamento sobre a eficácia das vacinas contra a Covid-19 aponta que a vacina Coronavac é o imunizante que mais protege contra casos graves da doença, prevenindo até 97% das mortes de pessoas infectadas, segundo noticiou o portal UOL.

Os números foram levantados pelo ex-secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e atual secretário de Serviços Integrados de Saúde do STF (Supremo Tribunal Federal), Wanderson de Oliveira, por meio do sistema OpenDataSus, do Ministério da Saúde.

O secretário chama atenção para o fato da vacina, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech, ter a taxa mais alta de prevenção contra mortes. O estudo também analisou as taxas de eficácia contra casos graves das outras vacinas como da Astrazeneca (90%), Pfizer (80%), Janssen (85%) e Sputnik V (85%).

“A vacina está cumprindo o papel dela: evitar gravidade de casos críticos. Baseado nesses dados, nas informações do sistema oficial do Ministério da Saúde, a vacina se prova mais uma vez eficaz”, disse o epidemiologista ao UOL.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Grandes redes fecham em março, mais de 800 lojas e quebradeira afeta pequenos e médio provocando milhares de desempregados

Não só lojas de comercio como lojas Bahia, dia, Carrefour, Marisa, OI, mas dezenas de agencias bancarias e industrias como Ford, JBS, Usiminas, Braskem, Coteminas fechando milhares postos de trabalho.

🦠🍑 “Vírus Comedor de Ânus” Assusta o Japão: Entenda a Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS) 🍑🦠

Uma doença que se espalhou no Japão, causando preocupação e até risos devido ao seu nome peculiar, na verdade, trata-se da Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS), causada pela bactéria Streptocococcys pyogenes.

🍔🎉 Novo McDonald’s na Zona Sul de Ribeirão Preto! 🎉🍟

A cidade de Ribeirão Preto recebe mais um motivo para comemorar com a inauguração do 13º restaurante McDonald's no município.

🎬 Sessão Especial “Kung Fu Panda 4” para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo na UCI RibeirãoShopping! 🐼

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a UCI em parceria com o RibeirãoShopping prepara uma sessão especial para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou hipersensibilidade sensorial.

🏡 CASACOR Ribeirão Preto retorna em cenário histórico! 🎉

Na 6ª edição da CASACOR Ribeirão Preto acontecerá em uma das primeiras casas modernistas da cidade, localizada na Avenida Costábile Romano
- PUBLICIDADE -