InícioSaúdeMaus hábitos podem gerar casos de surdez

Maus hábitos podem gerar casos de surdez

A perda auditiva, que pode ter origem em função de genética, idade, traumas acústicos e acidentes, também pode ser provocada por maus hábitos como excesso de volume alto ou uso de cotonetes

- continua após a publicidade -

O descuido em relação a ações simples como evitar ficar exposto por tempo excessivo a ambientes com volume alto ou com fones de ouvido e a utilização de cotonetes ou outros objetos para limpeza dos ouvidos representam situações de risco para a audição e podem, inclusive, provocar casos de surdez.

De acordo com a médica Aline Orsi Branco, otorrinolaringologista do Grupo São Francisco, que faz parte do Sistema Hapvida, a perda auditiva tem diversas causas como genética, idade, otites, trauma acústico, perfurações de membrana timpânica, entre outras. No entanto, é importante ter atitudes e hábitos saudáveis como forma de prevenção.

“O cuidado adequado com os ouvidos faz parte da prevenção da perda auditiva. É importante não utilizar cotonetes, não abusar do tempo e volume dos fones de ouvido, procurar avaliação com otorrino em caso de qualquer sintoma e fazer acompanhamento com otorrino no caso de história familiar de perda auditiva”, recomenda a médica.

A otorrinolaringologista ressalta ainda que, apesar dos principais fatores estarem relacionados a idade, genética e infecções crônicas no ouvido, é importante ficar atento a evidências ou sinais que podem indicar perda de audição.

“A perda auditiva pode se manifestar, em casos iniciais, apenas com a percepção de zumbido. Pode haver necessidade de aumentar o volume da televisão ou do rádio. Com frequência, os familiares relatam que o paciente pede que repita o que foi falado diversas vezes ou queixam-se de que está falando muito alto”, orienta.

O tratamento para surdez ou perda da audição, de acordo com ela, depende do nível de complexidade de cada caso e dos motivos que provocaram a deficiência auditiva no paciente, mas que em alguns casos é possível a recuperação.

“O tratamento é indicado de acordo com tipo, grau e causa da perda auditiva. Ele é baseado em medicações, em aparelhos auditivos ou em cirurgias, é indicado individualmente, após avaliação e diagnóstico”, explica Aline.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Confira as dúvidas mais comuns sobre surdez ou problemas de audição.

Se uma pessoa gritar no meu ouvido, posso ter surdez súbita?

R.: Barulhos altos como estouro de bomba e caixa de som podem causar traumas acústicos que provocam a surdez súbita, mas é meio improvável que um grito possa ter a frequência para causar esse tipo de dano. O trauma acústico é uma das causas de perda auditiva e pode ocorrer de maneira súbita. A surdez súbita que ocorre, de repente, sem nenhum fator externo associado é, muitas vezes, idiopática (sem causa conhecida), embora possa ser por causa autoimune, genética ou infecciosa e deve ser analisada por um médico.

Muitos casos de zumbido no ouvido podem estar relacionados com a surdez?

R.: A perda auditiva ou surdez é uma das principais causas de zumbido no ouvido, mas cada caso é um caso. O ideal é que a pessoa que sofre com o tinido procure um otorrinolaringologista.

Falar alto pode estar relacionado com a surdez?

R.: Falar alto e aumentar o volume são alguns dos primeiros sinais de perda auditiva, mas cada caso é um caso. O ideal é que a pessoa procure um otorrinolaringologista.

O uso de hastes flexíveis pode provocar algum dano auditivo?

R.: O uso de hastes flexíveis parece inofensivos, mas podem ser perigosos e, em casos específicos, podem provocar desde tímpanos perfurados à cera superimpactada. Além disso, podem machucar a pele do canal do ouvido, promovendo inflamações locais, que podem, inclusive, complicar com infecções como a otite externa aguda.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Copa do Mundo e Liga dos Campeões – o que você precisa saber sobre as próximas edições das duas competições

Algumas das maiores competições do futebol mundial vão passar por modificações ao longo de suas próximas edições. Neste texto vamos falar sobre a Liga dos Campeões e a Copa do Mundo.

Secretaria de Esportes abre mais 400 vagas para seis modalidades esportivas

Vagas são para o complexo esportivo Estação Cidadania-Esporte, no bairro Alexandre Balbo

Bonfim Paulista recebe “Cultura em Todo Lugar” neste sábado, 30

População poderá aproveitar várias atividades gratuitas entre 9h e 12h na Praça Barão do Rio Branco

Páscoa chegou: delicie-se com o Chef’s Cookie para uma explosão de muito chocolate e crocância

A sobremesa é uma opção irresistível para saborear na data compartilhando bons momentos

Cardápio de Páscoa: Coco Bambu, Santa Therezinha e outros restaurantes de Ribeirão Preto anunciam pratos especiais para a data

Exclusivos na região e localizados no shopping Iguatemi Ribeirão Preto, restaurantes receberão reservas até esta quinta-feira, 28/03; confira os pratos que serão destaque na data
- PUBLICIDADE -