InícioSaúdeMandetta quem pode obedece quem tem juízo. Novo ministro da saúde foi...

Mandetta quem pode obedece quem tem juízo. Novo ministro da saúde foi empossado

Ele defendeu um amplo programa de testagem para a covid-19 e ressaltou que está completamente alinhado ao presidente Jair Bolsonaro

- continua após a publicidade -

Saiba quem é Nelson Teich, o novo ministro da Saúde

O oncologista Nelson Teich será o novo ministro da Saúde. Ele vai substituir Luiz Henrique Mandetta, demitido nesta 5ª feira (16.abr.2020) pelo presidente Jair Bolsonaro.

O chefe do Executivo federal teve reunião na manhã desta 5ª feira (16.abr.2020) com Teich, o oncologista agradou muito a todos os presentes na reunião. Além de Bolsonaro, 8 ministros estavam na sala. Todos gostaram da conversa.

Bolsonaro refletiu durante a hora do almoço e resolveu decidir de uma vez, sem falar com os demais candidatos ao cargo de ministro da Saúde. A ideia era ficar prospectando mais alguns dias.

Bolsonaro ressaltou que é preciso combinar o combate à doença com a recuperação econômica e garantia de empregos, e defendeu uma descontinuidade gradativa do isolamento social em vigor em todo o país. 

foto ebc

“O que eu conversei com o doutor Nelson é que gradativamente nós temos que abrir o emprego no Brasil. Essa grande massa de humildes não tem como ficar presa dentro de casa, e o que é pior, quando voltar, não ter emprego. E o governo não tem como manter esse auxílio emergencial e outras ações por muito tempo”, afirmou. 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

De acordo com Bolsonaro, houve um “divórcio consensual” entre ele e Mandetta, e destacou que o ex-ministro “se prontificou a participar de uma transição a mais tranquila possível, com a maior riqueza de detalhes que se possa oferecer”. 

foto divulgação

Em seu discurso após o presidente, Nelson Teich disse que não haverá uma definição “brusca ou radical” sobre a questão das diretrizes para o isolamento social, mas enfatizou que a pasta deve tomar decisões com base em informações mais detalhadas sobre o avanço da pandemia no país.

Nesse contexto, ele defendeu um amplo programa de testagem para a covid-19 e ressaltou que está completamente alinhado ao presidente Jair Bolsonaro, na perspectiva de retomar a normalidade do país o mais breve possível.  

“Existe um alinhamento completo aqui, entre mim e o presidente, e todo o grupo do ministério, e que realmente o que a gente está aqui fazendo é trabalhar para que a sociedade retome cada vez mais rápido uma vida normal”, disse. 

foto ebc

Perfil 

O novo ministro da Saúde é médico oncologista e empresário do setor.

Formou-se em medicina na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e se especializou em oncologia no Instituto Nacional de Câncer (Inca). É doutor em Economia da Saúde pela Universidade de Iorque, no Reino Unido.

Fundou o Grupo Clínicas Oncológicas Integradas (COI), em 1990, e foi seu presidente até 2018 — em 2015, a empresa foi comprada pela UHG/Amil.

Em 2009, fundou o COI Instituto de Gestão, Educação e Pesquisa — Organização não governamental —, da qual é presidente pro bono, com o objetivo de realizar pesquisas clínicas e projetos, execução de programas de treinamento e educação em diversas áreas ligadas ao cuidado com o câncer.

Entre 2010 e 2011, prestou consultoria ao Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo.

É sócio da Teich Health Care, uma consultoria de serviços médicos.

Entre setembro de 2019 e janeiro de 2020, atuou como assessor do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério, Denizar Vianna, de quem foi sócio na empresa MDI Instituto de Educação e Pesquisa — que funcionou entre março de 2009 e fevereiro de 2019.

Foto EBC

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎓📚 Região de Ribeirão Preto conta com 1.030 vagas para cursos gratuitos no Vestibulinho 📚🎓

Estão abertas as inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) até 9 de maio, com prova marcada para 9 de junho.

📚🎶 9ª Semana Senac de Leitura traz música, literatura e inclusão artística às unidades da região 🎵📚

As atividades incluem feira de troca de livros e gibis, rodas de conversa, palestras e workshops, com destaque para uma atividade especial sobre literatura surda em Ribeirão Preto.

🤠🎶 SEXTOU: Rodeio, Festival de Bandas Cover e Comédia: O que Fazer no Final de Semana na Região de Ribeirão Preto 🎸🤠

Para os amantes de rodeio, música e diversão, o final de semana na região de Ribeirão Preto está repleto de opções.

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.

🏫💼 Investimentos em Educação: 29 Obras em Escolas Estaduais para Ribeirão Preto e Região

Nos últimos 15 meses, o Governo de São Paulo realizou um feito notável na área da educação, entregando uma média de duas obras por dia em escolas estaduais.
- PUBLICIDADE -