InícioSaúdeMais de 900 Carteiras de Identificação da Pessoa com Autismo (CipTEA) emitidas...

Mais de 900 Carteiras de Identificação da Pessoa com Autismo (CipTEA) emitidas em Ribeirão Preto

Em todo o estado, já são 57.300 emissões, demonstrando um importante passo na facilitação do acesso aos direitos garantidos por lei às pessoas com autismo. Lançada há pouco mais de um ano, a CipTEA simplifica a identificação de indivíduos autistas em serviços públicos e privados em todo o estado

- continua após a publicidade -

Mais de 900 pessoas com transtorno do espectro autista na região de Ribeirão Preto já possuem a CipTEA.

Nesta data tão importante, o Dia Internacional do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, o Governo de São Paulo comemora um marco significativo: a emissão de mais de 900 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) nos 25 municípios que compõem a região de Ribeirão Preto até a primeira quinzena de junho.

Um avanço para a inclusão:

Em todo o estado, já são 57.300 emissões, demonstrando um importante passo na facilitação do acesso aos direitos garantidos por lei às pessoas com autismo. Lançada há pouco mais de um ano, a CipTEA simplifica a identificação de indivíduos autistas em serviços públicos e privados em todo o estado, promovendo o acesso a direitos como atendimento e filas preferenciais.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Um compromisso com a cidadania:

O sucesso da iniciativa, tanto no estado quanto na região de Ribeirão Preto, supera as expectativas iniciais e reforça o compromisso do Governo do Estado com a inclusão das pessoas com autismo. “O sucesso na emissão da CipTEA reflete a efetividade de nossas políticas públicas direcionadas às pessoas com deficiência. Além de ser um meio de identificação, é uma ferramenta essencial de cidadania, garantindo o reconhecimento e o respeito às necessidades e individualidades das pessoas com TEA”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Alinhada com o PEIPTEA:

A implementação da Carteira da Pessoa Autista está alinhada às diretrizes do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA), em vigor desde abril de 2023 pelo decreto estadual nº 67.634, que integra uma gama de ações do governo estadual voltadas para a inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência.

Como obter a CipTEA:

A CipTEA pode ser obtida de forma online ou presencial.

Online:

  1. Acesse o site https://ciptea.sp.gov.br/ com o login GOV.BR e clique em “cadastrar novo beneficiário”;
  2. Preencha os dados pessoais e endereço da pessoa diagnosticada com TEA;
  3. Preencha as informações do CID, nome e CRM do médico, data do documento e anexe o arquivo do relatório médico em png ou jpg;
  4. Preencha os dados do cuidador/responsável;
  5. Leia e dê ciência ao Termo de Aceite;
  6. Aguarde a análise e aprovação da CipTEA (até 20 dias úteis).

Presencialmente:

  1. Consulte a disponibilidade de postos do Poupatempo em sua região;
  2. Tenha em mãos os documentos pessoais e relatório médico;
  3. O atendente irá validar os dados, com a impressão e entrega imediata do documento.

Juntos por uma sociedade mais inclusiva!

A CipTEA é um importante instrumento para garantir os direitos das pessoas com transtorno do espectro autista. Através da emissão da carteira, o Governo de São Paulo reforça seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

A Vergonha da Negligência com Nossos Idosos

Este é um grito de revolta contra a administração de um prefeito insensível e seus vereadores, que preferem fechar os olhos para a realidade dura e cruel que atinge os cidadãos que ajudaram a construir esta cidade.

🌟 Estudante de Odontologia Coroa a Festa do Peão de Barretos 2024 🌟

🎉 Veja como Rebecca Almeida conquistou o título de rainha em grande estilo! 🎉

Cabeça de Ozempic: o remédio pode deixar a cabeça maior? Entenda

O termo "cabeça de Ozempic" viralizou nas redes sociais após diversas celebridades aparecerem mais magras, mas com a cabeça desproporcionalmente maior em relação ao corpo.

Mitos e verdades sobre o consumo de bebidas alcoólicas e o desenvolvimento de câncer

Segundo relatório da American Association for Cancer Research (AACR), o consumo de bebida alcoólica ocupa a terceira posição nas causas de tumores, perdendo apenas para o tabagismo e o excesso de massa corporal.

Brasil pode ter o maior IVA do mundo com apoio de Ricardo Silva e Baleia Rossi

Reforma Tributária aprovada, Imposto sobre Valor Agregado (IVA) torna os impostos o maior do planeta com apoio dos deputados
- PUBLICIDADE -