InícioSaúdeLei Municipal coloca 'sommelier de vacina da Covid' no fim da fila...

Lei Municipal coloca ‘sommelier de vacina da Covid’ no fim da fila em Ribeirão Preto

A vacina do Doria não é aceita em qualquer pais da Europa ou Estados Unidos, existe diferença na segurança e cobertura, e existe contraindicação medica para alguns pacientes. Mas você pode escolher um remedio para dor de cabeça e não pode decidir um imunizante.

- continua após a publicidade -

Quem escolher marca do imunizante no momento da aplicação precisa esperar a campanha terminar em adultos sem comorbidades para receber a dose. Caso ainda recuse a vacina, o morador pode responder legalmente, diz documento.

Da redação: A vacina do Doria não é aceita em qualquer pais da Europa ou Estados Unidos, existe diferença na segurança e cobertura, e existe contraindicação medica para alguns pacientes. Mas você pode escolher um remedio para dor de cabeça e não pode decidir um imunizante.

A Lei Municipal 14.590, sancionada pelo prefeito de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira (PSDB), no Diário Oficial desta quinta-feira (5) coloca no fim da fila de vacinação quem escolher a marca do imunizante contra a Covid. São os chamados ‘sommelier de vacina’.

O texto, de autoria do vereador Franco (PRTB), havia sido aprovado na Câmara Municipal no início de julho.

“O comparecimento ao local de vacinação e a recusa quanto à imunização em razão da marca da vacina configurará renúncia à ordem cronológica de vacinação”, diz o artigo 2º da Lei.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

De acordo com o documento, o morador precisa assinar um termo com duas testemunhas confirmando que está perdendo o direito à vacinação por não aceitar a marca oferecida no dia.

Com isso, ele só poderá ser vacinado quando terminar a campanha em todos os maiores de 18 anos, sem comorbidades. A campanha em Ribeirão Preto já vacina moradores com 25 anos ou mais.

“Por ocasião da vacinação do público remanescente, se ainda assim persistir a recusa em razão da marca do imunizante, o Município se reservará o direito de comunicar às autoridades sanitárias para as medidas legais eventualmente incidentes”, diz outro trecho da Lei.

Até o início da noite desta quinta-feira, Ribeirão Preto já vacinou 401.052 pessoas com uma dose, 158.065 com duas e 16.191 com dose única.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Valor bloqueado de manifestantes sobe para R$ 18,5 milhões

A Justiça Federal autorizou hoje (21) novos bloqueios de bens de suspeitos de financiar os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes...

José Dirceu propõe reestruturar papel dos militares no Brasil

Militares precisam voltar para os quartéis e sair de órgãos do governo, sugere. José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil de Lula,...

Lula quer endurecer penas para crimes ‘contra a democracia’

O Ministério da Justiça e Segurança Pública trabalha em uma proposta para endurecer as punições para crimes “contra a democracia”. O projeto, ainda a...

Lula nomeia novo comandante do Exército; Saiba quem é o General Tomás

O governo federal anunciou na tarde deste sábado (21) que o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva é novo comandante do Exército. O ex-comandante Militar...

General demitido por Lula reúne Alto Comando do Exército

Objetivo é anunciar a decisão do presidente de demiti-lo
- PUBLICIDADE -